Upgrade gráfica ou outra peça?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Upgrade gráfica ou outra peça?

Mensagempor Roma » Segunda Dez 29, 2008 5:29

Boas!

Eu estava a pensar fazer um upgrade na minha gráfica e (talvez + 1gb de memória) mas como não percebo muito bem disto, resolvi pedir conselhos.

Minha rosca antiga:

* Processador: Intel Pentium 4 , 2.40GHZ

* Memória: 1GB PC3200 DDR SDRAM + 256mb PC2100 DDR SDRAM

* Placa gráfica: ATI Radeon 9250 128 mb

* Motherboard: DFI NB71-BC (5 PCI, 1 AGP, 2 DIMM, Audio)

Quanto ao orçamento, menos de 110...100 € (ou sugiram alguma com preços perto destes -superiores- sp se pode fazer um esforço)

Não sei se precisam de + alguma informação.

Obrigado
Editado pela última vez por Roma em Segunda Dez 29, 2008 17:07, num total de 3 vezes.
Roma
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 29, 2008 4:37

Mensagempor CryptorX » Segunda Dez 29, 2008 7:21

Bem para começar devo dizer que esse módulo de 256MB que tens instalado em vez de te tornar o PC ligeiramente mais rápido está-te a torna-lo mais lento e isto porque ao pores esse módulo de PC2100 (266Mhz) vais fazer com que a bios adapte o teu módulo de 1GB PC3200 que corre a 400MHz para correr a 266Mhz por isso em vez de teres 1GB a 400Mhz tens neste momento 1270Mb a 266Mhz o que é bem pior.

No que toca á gráfica e aconselho-te uma destas...

Imagem
POWERCOLOR HD3850 512MB DDR3 PCS AGP ---> 116,40€

Passa um pouco dos 100€ mas penso que valera apena embora duvide que esse CPU te deixe tirar partido a 100% dela.

Mas antes de tirares conclusões espera por mais coments porque a tendência ultimamente tém sido aparecer sempre alguém com uma sugestão melhor que a minha, ou duas ou... uma esquece lá isso... e diz também qual é a tua fonte para depois não chegares a casa todo contente e cheio de entusiasmo com a gráfica e quando fores a ligar o PC já com a gráfica ele nem mexer uma ventoinha como já me aconteceu :| é que se a tua fonte for tão velha como a tua gráfica vai ser complicado, dai eu também não adiantar mais nada...

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Roma » Segunda Dez 29, 2008 14:01

Desculpa a minha ignorância CryptorX, mas como vejo que fonte de alimentação eu tenho?! :X
Roma
Novato
Novato

Mensagempor jotoa » Segunda Dez 29, 2008 14:04

Abres a caixa do computador e na fonte de alimentação deverás lá ter colado um autocolante que diz tudo.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor H-RA-MA-ki » Segunda Dez 29, 2008 14:16

Provavelmente será uma de 260/300w
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
Q9550 @ 3.6Ghz Megahalems + Noctua
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Gygabite HD4850 GDDR3 1024Mb @ 730Mhz | 1125Mhz
Seagate 500GB Sata II 32MB
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 20, 2008 16:43

Mensagempor Roma » Segunda Dez 29, 2008 14:33

Model: LPE2 - 420 W
penso k seja isto que querem saber.

levou uma á pouco tempo, porque a original pifou. ;)
Roma
Novato
Novato

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Dez 29, 2008 15:59

nesse pc eu metia 1gb de ram e uma hd3650 agp. acima disso julgo que não vale a pena com um pentium 4 desses.

1gb de ram são uns 25€ e a gráfica cerca de 75€. se quiseres esticar podes ir para uma hd3850, mas aí iria para a versão normal da sapphire por 100€.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Roma » Segunda Dez 29, 2008 17:05

Obrigado Bad_Cop.

Se vocês tivessem o meu pc, e um orçamento limitado, que mudariam primeiro para ficar com uma boa base para num futuro próximo, puder adicionar outras peças?
Roma
Novato
Novato

Mensagempor jotoa » Segunda Dez 29, 2008 18:06

Vou ser sincero, para começar com esse pc para base, acho que não dá para grande coisa, pois o socket do cpu já é antigo, o que não permitiria estares a arranjar soluções mistas.

O máximo que se poderia fazer no caso de quereres manter a tua gráfica actual e as memórias era comprar uma motherboard skt775 com DDR1+2 e AGP+PCIe e ires aguentando, mas como o caso até é para comprar gráfica nova, a única coisa que poderias aproveitar do pc antigo seriam as memórias, mas ao preço que hoje em dia se arranjam 2GB dos bons(~25€), acho que não vale a pena.
O meu conselho agora para não estares a gastar muito seria o que já te dei no outro tópico.
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Roma » Segunda Dez 29, 2008 18:29

jotoa Escreveu:Vou ser sincero, para começar com esse pc para base, acho que não dá para grande coisa, pois o socket do cpu já é antigo, o que não permitiria estares a arranjar soluções mistas.

O máximo que se poderia fazer no caso de quereres manter a tua gráfica actual e as memórias era comprar uma motherboard skt775 com DDR1+2 e AGP+PCIe e ires aguentando, mas como o caso até é para comprar gráfica nova, a única coisa que poderias aproveitar do pc antigo seriam as memórias, mas ao preço que hoje em dia se arranjam 2GB dos bons(~25€), acho que não vale a pena.
O meu conselho agora para não estares a gastar muito seria o que já te dei no outro tópico.

Muito obrigado jotoa.
Vale a pena expor aqui os nossos problemas, tão sempre dispostos ajudar e a dar-nos conselhos ;) Para pessoas como eu que não estão muito por dentro do assunto, é uma ajuda muito boa.
Roma
Novato
Novato

Mensagempor Roma » Segunda Dez 29, 2008 19:01

Tava a pensar nesta gráfica...

SAPPHIRE TECHNOLOGY Radeon HD 4650 1G Hyper Memory - 512 MB DDR2 - PCI-Express 2.0

E trocar a memória de 256mb que tenho (tal como explicaram num dos meus topicos, não andava a tirar o proveito dela, e prejudicava-me a outra..), por esta....

KINGSTON ValueRAM 1 GB DDR2-SDRAM PC2-5300 CL5 (KVR667D2N5/1G)

Segundo o que vi em vários sites, são duas escolhas baratas e para o pc que tenho... acho que serve não?

Depois passados alguns meses puderia pensar em mudar o processador e fonte. Que acham?

(tou tipo a ver preços e comparar com o que me disseram + ou menos... nem sei se isso é algo de jeito..)
Roma
Novato
Novato

Mensagempor Nightwolf » Segunda Dez 29, 2008 19:28

Roma Escreveu:Tava a pensar nesta gráfica...

SAPPHIRE TECHNOLOGY Radeon HD 4650 1G Hyper Memory - 512 MB DDR2 - PCI-Express 2.0

E trocar a memória de 256mb que tenho (tal como explicaram num dos meus topicos, não andava a tirar o proveito dela, e prejudicava-me a outra..), por esta....

KINGSTON ValueRAM 1 GB DDR2-SDRAM PC2-5300 CL5 (KVR667D2N5/1G)

Segundo o que vi em vários sites, são duas escolhas baratas e para o pc que tenho... acho que serve não?

Depois passados alguns meses puderia pensar em mudar o processador e fonte. Que acham?

(tou tipo a ver preços e comparar com o que me disseram + ou menos... nem sei se isso é algo de jeito..)

Exacto,é uma escolha acertada...
o passo seguinte seria trocar a fonte, e depois board e processador (estes se possivel em conjunto,para poderes escolher uma coisa a contar com a outra...)
Nightwolf
Novato
Novato

Registado: Domingo Nov 13, 2005 17:53

Mensagempor rui_martins14 » Segunda Dez 29, 2008 20:29

Roma, não podes usar esses dois componentes pois a tua board não suporta PCI-express nem DDR2 nas memórias...podes sim é optar pela gafica que ja te foi aconselhada (AGP) nas respostas anteriores...mas se tambem estas a pensar comprar board que suporte esses dois componentes, retiro o que disse.

NightWolf, poderia ser uma escolha acertada se a board suportasse tanto a memoria como a grafica ;)
rui_martins14
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 20, 2006 15:26

Mensagempor Roma » Segunda Dez 29, 2008 20:54

Eu queria começar com algo (que continuasse a trabalhar com o PC até não por mais peças) como base para depois adicionar outras peças num futuro próximo.

Pelo que vejo, seria começar por uma board nova? E conforme a board já tinha que ter em atenção uma fonte de alimentação certo?

Assim sendo, que board me aconselhavam? Já me falaram aqui no topic da "skt 775 c/ DDR1+2 e AGP+PCI"
Roma
Novato
Novato

Mensagempor jotoa » Segunda Dez 29, 2008 21:11

Para poderes começar com CPU novo mas manter as memórias antigas seria por exemplo uma ASRock 4CoreDual-SATA2.
A tal skt 775 c/ DDR1+2 e AGP+PCIe.

Aqui poderias usar um novo CPU de sokcet 775, com as memórias DDR que tens.
Mas a gráfica já compensava comprares PCIe, pois esta já o suporta.

Como eu tava a dizer, já se arranjam 2GB DDR2 decentes por 25€.
Ora, se é apenas isso que te prenderia a uma motherboard destas, penso que valeria a pena o esforço apra os 25€ e em vez de comprar uma motherboard destas, já comprarias uma "normal", com 775,PCIe e DDR2. Digo isto pois estas "combos" cotumam ter um chipset mais fraco do que as que se arranjam mais ou menos pelo mesmo preço. Dando-te o exemplo, quase pelo mesmo preço compras uma Gigabyte EP31-DS3L, que já tem o chipset P31 e é melhor que essa.

E a fonte convinha comprares uma nova, vendo essa que tens actualmente e pensando no upgrade.
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes