Windows XP x64 Vs Windows Vista x64

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Windows XP x64 Vs Windows Vista x64

Mensagempor Rykärdo » Sábado Jan 17, 2009 12:53

Boas,
estou aqui num grande dilema, estou prestes a fazer um grande upgrade na minha maquina e nao sei que sistema operactivo eide instalar, vou precisar de uma versao 64bits de sistema operativo dado que vou precisar de uma secção alargada de memoria ram, estou a pensar comprar um

Intel Core2 Quad Q9550 2.83Ghz 12Mb FSB1333,

e 2 packs de memoria
2x 2048Mb DDR2 Corsair XMS2 Dominator PC2-8500 (1066) Dual Channel,

no total 8Gb de memoria, que é bem necessario no meu caso dado que o PC esta aplicado na area de produção musical onde preciso de utilizar varias aplicaçoes ligadas ao mesmo tempo e a trabalharem em conjunto para ter uma exelente qualidade, variedade, edição de audio, etc...
estou indeciso entre qual sistema operactivo devo instalar para este fim, e as opções neste momento estariam entre as versoes de 64bits do XP ou o Vista.

Aguardo atentamente opinioes...

Comprimentos.
Rykärdo
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 27, 2007 15:37

Mensagempor Fresh_fruit » Sábado Jan 17, 2009 13:29

Eu recomendo o Vista 64 ... em termos de estabilidade está bem melhor que o XP64 ...

Usei muito tempo o XP , e mesmo nao sendo um grande apreciador do Vista , fui forçado a trocar pois é bastante melhor.
Mesmo a nivel de compatibilidades , driver's etc ... é muito superior ao XP64
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor cmrosado » Sábado Jan 17, 2009 14:07

Não sei até que ponto compensa ir para as 1066. Alguns testes a jogos sugerem que ddr2-800 com baixas latências (CL4) performam melhor que 1066 (CL5). Mas não sei se isso tambem se aplica a essas aplicações que usas.
Mais uma vez em jogos, ter 800 ou 1066, é praticamente a mesma coisa.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor Rykärdo » Sábado Jan 17, 2009 14:44

cmrosado Escreveu:Não sei até que ponto compensa ir para as 1066. Alguns testes a jogos sugerem que ddr2-800 com baixas latências (CL4) performam melhor que 1066 (CL5). Mas não sei se isso tambem se aplica a essas aplicações que usas.
Mais uma vez em jogos, ter 800 ou 1066, é praticamente a mesma coisa.

por acaso nao tinha pensado nessa hipotese, estas aplicaçoes em conjunto conseguem ser bastante pesadas para o sistema, neste momento com apenhas um pograma e alguns vst's chego aos 1.7gb de memoria usada :P, por isso estou mesmo a precisar de um upgrade :)
Rykärdo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Rykärdo » Domingo Jan 18, 2009 14:05

Fresh_fruit Escreveu:Eu recomendo o Vista 64 ... em termos de estabilidade está bem melhor que o XP64 ...

Usei muito tempo o XP , e mesmo nao sendo um grande apreciador do Vista , fui forçado a trocar pois é bastante melhor.

e a nivel de compatibilidades de programas? ja tivest alguma dificuldade em instalar e funcionar com algum programa especifico com o vista x64?
Rykärdo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Jan 19, 2009 9:27

Rykärdo Escreveu:
Fresh_fruit Escreveu:Eu recomendo o Vista 64 ... em termos de estabilidade está bem melhor que o XP64 ...

e a nivel de compatibilidades de programas? ja tivest alguma dificuldade em instalar e funcionar com algum programa especifico com o vista x64?

Nop até ao momento ainda nao tive qualquer problema com nenhuma aplicação ... uso essencialmente o Revit e Solid ... trabalha 5* .
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Rykärdo » Segunda Jan 19, 2009 14:43

Fresh_fruit Escreveu:
Rykärdo Escreveu:

Nop até ao momento ainda nao tive qualquer problema com nenhuma aplicação ... uso essencialmente o Revit e Solid ... trabalha 5* .

tive a investigar melhor na forma como a kestao dos 64bits funciona quando se trata de aplicaçoes de 32bits a correr no 64bits e tanto o XP como o vista x64, usam um metodo chamado WOW64 k diferencia cada aplicaçao sendo de 32 ou de 64 assim evitando crashes do sistema, e parece k no caso das aplicaçoes de 32bis a correrem no 64bits nao faz grande diferença a nao ser o facto de poderes usufruir dos 4gb de memoria para essas aplicaçoes, ou seja, tanto faz ter 4gb ou 8gb, em aplicaçoes de 32bits nao vai poder usar mais k isso o que no final de contas é uma grande treta :p, xto foi o k li no site da microsoft referente ao WOW64 no XP64, dado que o vista tmb usa esse sistema presumo k seja o mesmo:
"Executando aplicações de 32 bits

As aplicações de 32 bits executadas no subsistema WOW64 fornecem um ambiente altamente compatível e de alto desempenho para milhares de aplicações existentes de 32 bits, sendo que elas são instaladas em estrutura de diretório de Arquivos de Programas (x86) e possuem grupos separados no registry para evitar problemas.

As aplicações executadas no sistema WOW64, no Windows XP Professional x64 Edition, têm cada uma 4 GB completos de espaço de memória. As aplicações compiladas, para ter vantagem sobre os 3GB, terão 4 GB, sem obstruir o sistema operacional, desde que estejam sendo executadas nos 8 terabytes de espaço de endereço virtual que o Windows XP Professional x64 Edition possui para os processos do sistema. Isso pode gerar um impacto substancial nas aplicações obstruídas pela memória, como computer-aided design (CAD) e computer-aided manufacturing (CAM), mesmo antes de uma versão de 64 bits do programa estar disponível."

http://www.microsoft.com/brasil/windows ... ngx64.mspx

essa é a fonte da informação,
as aplicaçoes eu uso infelizmente ainda sao 32bits e pelo k dá a entender é k nao me adianta ter 8gb em aplicaçoes de 32bits pk so serao usados 4gb :P, será que é mesmo assim?
Rykärdo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Agassi ABIT AI7 » Sábado Jan 31, 2009 4:17

boas.....

Eu ja usei o xp 64 bits....sp2 e até posso dizer que é bastante estável........houve uma altura que que discuti isso muito e até aki no forum fooi discutido.......

O que posso dizer é que ao usar o xp 64bits tenho os 4 gb de memoria em x de 3,25.

O wow64 serve apenas para poderes correr aplicaçoes de 32 bits num sistema de 64 bits.
Até podes meter memoria com força que n vais notar muita diferença de 32 para 64 pk esses programas que usas nao vao tirar proveito dos 64bits.

É cm se tivesses um camiao que pode com 50 toneladas mas nao consegues meter la mais do 10. Isto é nao tiras proveito do sistema que tens.
Já ha alguns jogos e programas a tirar proveito dos 64 bits mas sao muito poucos.

existe um investimento ao longo de decadas nos 32 bits e que de certa forma servem de travao aos 64 bits.

cumps
Core 2 Duo E6400 @ 2.40 Ghz
Abit AW9D-MAX
3Gb DDR2 800mhz Kingston
XFX GeForce 7900gt 256 MB ddr3
LC Power 600 watts
Asus Xonar DX
Super Flower SF-561T2-S
Agassi ABIT AI7
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 20, 2006 0:07

Mensagempor Rykärdo » Sábado Jan 31, 2009 17:43

Agassi ABIT AI7 Escreveu:boas.....

Eu ja usei o xp 64 bits....sp2 e até posso dizer que é bastante estável........houve uma altura que que discuti isso muito e até aki no forum fooi discutido.......

O que posso dizer é que ao usar o xp 64bits tenho os 4 gb de memoria em x de 3,25.

O wow64 serve apenas para poderes correr aplicaçoes de 32 bits num sistema de 64 bits.
Até podes meter memoria com força que n vais notar muita diferença de 32 para 64 pk esses programas que usas nao vao tirar proveito dos 64bits.

É cm se tivesses um camiao que pode com 50 toneladas mas nao consegues meter la mais do 10. Isto é nao tiras proveito do sistema que tens.
Já ha alguns jogos e programas a tirar proveito dos 64 bits mas sao muito poucos.

existe um investimento ao longo de decadas nos 32 bits e que de certa forma servem de travao aos 64 bits.

cumps

tens razao, acabei por perceber isso mais tarde... por isso investi apenas num novo processador, Intel Core 2 Quad Q9550, e 4gb de memoria da corsair 1066Mhz, acabei por instalar o XP 32bits pk percebi k alguns dos programas k uso nao funcionam mto bem no x64 bem como a nao existencia de drivers para alguns dispositivos k uso, fico apenas com 3.5gb de memoria para utilizar (pelo menos é a informaçao k tenho nas informaçoes de sistema), mas penso k seja suficiente :), brigado pela resposta, abraço...
Rykärdo
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes