Moderadores: Administradores, Moderadores

Antes de mais, só uma nota: um Pentium IV para servidor não é a melhor escolha logo à partida: aquecem bastante e gastam bastante energia.amy Escreveu:Boas, tenho um PC, pentium4, disco 80 GB, 512 ram encostado e gostaria de o transformar em servidor.
O que me aconselham para
a) so
b) protecção e segurança
c) como o coloca como servidor (consiguração de IP)
estou a pensar comprar um dominio. tenho de pedir um ip fixo para o meu servidor??

Webmin? O frontend do FreeNAS é relativamente parecido com Webmin, por acaso.amy Escreveu:obrigada pela excelente info.![]()
Tenho um modem da sapo adsl.Suponho que não é router.
Como se chama aquele programa semelhante ao Cpanel, mas que é gratuito? qualquer coisa começado por W.
Já agora, no momento da instalação terei de introduzir algum dado de IP, certo? terei de ler 1º o manual enviado para não colocar perguntas supérfluas.

Se tens o modem da sapo então é porque tens sapo certo (brilhante não sou ...)amy Escreveu:obrigada pela excelente info.![]()
Tenho um modem da sapo adsl.Suponho que não é router.
Como se chama aquele programa semelhante ao Cpanel, mas que é gratuito? qualquer coisa começado por W.
Já agora, no momento da instalação terei de introduzir algum dado de IP, certo? terei de ler 1º o manual enviado para não colocar perguntas supérfluas.

É muito simples, depois de fazeres boot, e ainda enquanto está a correr de LiveCD (eu aconselho a começares por aí, depois dá para instalar se quiseres, MAS não é necessário), ele vai detectar-te automaticamente a placa de rede, a não ser que tenhas uma bastante exótica.amy Escreveu:tenho um adúvida ao ler o manual:
o que querem dizer estas instruções?
The default configuration of FreeNAS is to use the first detected NIC (Network Interface Card) with the IP address set to 192.168.1.250.
· Select 1 and enter the name of your Ethernet Interface (fxp0 in my case, yours may be different)
· Press <Return> at the Optional 1 Interface prompt, select ‘y’ and reboot the PC. (This reboot step is an m0n0wall heritage; it should be possible to skip it).
· Once the computer has rebooted and the menu is up again, select 2 and choose to use or not to use the DHCP client. If not, enter your IP Address settings (192.168.8.128 and /24 in my example).
· Once the menu is up, select 5 and ping another device on the subnet and ensure network connectivity is OK (remember that it is not possible to ping a computer protected by a personal firewall). Disable the firewall first.
´
onde posso saber o meu Ethernet interface?
e qual o IP adress?
Por acaso já acedi ao no-ip e criei um host para o IP do meu PC (do portátil), mas ainda não sei bem como usar essa info. É neste IP adress que posso colocar o host criado no no-ip ?

Heish... passei esse post à frente. Um Pentium IV sem placa de rede é quase inacreditável... Eu tenho um Pentium II cá por casa e tem placa de rede de origem, por isso acho muito, muito estranho.alr_tech Escreveu:boas
Onyros por aquilo que entendi, ele não tem placa de rede...
ou seja ele primeiro tem de comprar uma, quaisquer 10€ chegam para isso...
outra, desmonta o modem analógico...
só te vai complicar as coisas...
guarda muito bém guardado, só para alguma eventualidade...
Vtech hum..
compraste um adaptador desses?
aonde?
manda PM...
há já algum tempo que ando atrás de um...
cumps

amy Escreveu:Nome do Produto: ST5x6v6
.
.
.
Só tem 1 porta de saida rj, não tem usb. Não sei o uqe querem dizer com o usb...

Voltar para Sistemas Operativos
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes