o que preciso para criar um servidor em casa?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

o que preciso para criar um servidor em casa?

Mensagempor amy » Terça Fev 10, 2009 16:13

Boas, tenho um PC, pentium4, disco 80 GB, 512 ram encostado e gostaria de o transformar em servidor.
O que me aconselham para
a) so
b) protecção e segurança
c) como o coloca como servidor (consiguração de IP)

estou a pensar comprar um dominio. tenho de pedir um ip fixo para o meu servidor??
amy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 21, 2005 15:34

Re: o que preciso para criar um servidor em casa?

Mensagempor Onyros » Terça Fev 10, 2009 16:40

amy Escreveu:Boas, tenho um PC, pentium4, disco 80 GB, 512 ram encostado e gostaria de o transformar em servidor.
O que me aconselham para
a) so
b) protecção e segurança
c) como o coloca como servidor (consiguração de IP)

estou a pensar comprar um dominio. tenho de pedir um ip fixo para o meu servidor??
Antes de mais, só uma nota: um Pentium IV para servidor não é a melhor escolha logo à partida: aquecem bastante e gastam bastante energia.

No entanto, e já que está parado e lhe queres dar algum uso, para servidor, eu aconselho:

a) FreeNAS - um sistema operativo FreeBSD cuja configuração é toda efectuada através de um frontend web;
b) FreeBSD são, à partida, os sistemas mais seguros que podes montar. Basta configurar algumas regras de acesso, para que não te bloqueie o acesso na rede ou mesmo remoto - se realmente precisares dele - e, tirando algum erro humano tens um servidor à prova de bala, sem necessidade de manutenção por aí além;
c) FreeNAS = FreeBSD Network Attached Storage. Todos os serviços - SAMBA, FTP, Torrent, etc - são geridos através do frontend web. O router - que suponho que já tenhas - atribui-lhe um IP, ou caso tenhas IP manual deves atribuir-lhe tu um IP, acedes ao frontend através desse IP e configuras os serviços que queres.

Também há distros Linux com maior apetência (e estabilidade) para servidor - Debian, CentOS, etc - mas aí terias que instalar e configurar os serviços todos manualmente. FreeNAS facilita-te bastante essa configuração, e pode correr de um CD sem sequer ser instalado.

O ISO ocupa só 60MB se não estou enganado, e podes encontrá-lo aqui.

Este mini-tutorial é impecável, para mostrar o funcionamento da coisa.

Sobre o domínio, não é necessário comprar o que quer que seja. Para uso pessoal, podes perfeitamente utilizar um serviço de DNS dinâmico como o NoIP ou o DynDNS.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor amy » Terça Fev 10, 2009 16:48

obrigada pela excelente info. :D

Tenho um modem da sapo adsl.Suponho que não é router.

Como se chama aquele programa semelhante ao Cpanel, mas que é gratuito? qualquer coisa começado por W.

Já agora, no momento da instalação terei de introduzir algum dado de IP, certo? terei de ler 1º o manual enviado para não colocar perguntas supérfluas.
amy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Terça Fev 10, 2009 17:24

Quando arrancas com o CD do FreeNAS, deves depois instalar num disco físico (no meu para o SO usei um cartão CF com adaptador a IDE :D) depois de instalado num disco físico, fazer reebot arrancado desta vez pelo disco, a partir daqui é que te podes começar a preocupar com as configurações, a primeira é dar-lhe um endereço IP depois sentas-te confortavelmente aos comandos do teu PC, metes o IP que atribuis-te ao FreeNAS no browser e pimba, começa a ler e a explorar tudo o que ele te oferece.

PS: Supondo que tenhas um outro PC em rede com o FreeNAS, e trata de arranjar um router que isso de modems USB é 100% chatice.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Onyros » Terça Fev 10, 2009 17:25

amy Escreveu:obrigada pela excelente info. :D

Como se chama aquele programa semelhante ao Cpanel, mas que é gratuito? qualquer coisa começado por W.

Já agora, no momento da instalação terei de introduzir algum dado de IP, certo? terei de ler 1º o manual enviado para não colocar perguntas supérfluas.
Webmin? O frontend do FreeNAS é relativamente parecido com Webmin, por acaso.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor LuisFilipe » Terça Fev 10, 2009 19:17

amy Escreveu:obrigada pela excelente info. :D

Se tens o modem da sapo então é porque tens sapo certo (brilhante não sou ...)

Então se é que ainda dá telefona para os tipos da assistência (ou podes tentar por mail) e dizes que tens o vista e que não consegues instalar o teu modem USB que eles enviam gratuitamente um modem Thomson Speedtouch 5xx (5 e qualquer coisa) não é o 516 mas é parecido tem ethernet só uma porta mas não tem USB e tem DHCP, tens que enviar após receberes o novo modem o antigo para remessa livre sem selo sem nada basta embrulhar, escrever a morada e enviar. Tens que confirmar se não requerem fidelização extra.

Claro que assim tens definitivamente que comprar um switch, eu tenho para aqui um baratucho mas de x em quando ao ligar fica marado e tens que desligar e voltar a ligar e como (para poupar) não tem botão tem que ser no fio do tansformador.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor amy » Terça Fev 10, 2009 22:29

vivam
o meu speedtouch é o
Informações do sistema
Nome do Produto: ST5x6v6
Número de série: CP0731DTQT8
Versão do software: 6.1.0.5
Variação do software: CN
Versão do carregador de inicialização: 1.0.6
Código do Produto: 3594263A
Nome da placa: BANT-V

Só tem 1 porta de saida rj, não tem usb. Não sei o uqe querem dizer com o usb :? ...

Bom o meu PC é tão velhote que só tem placa de rede rj11, e não rj45.. :oops:

Quando arranquei pelo cd apareceu um menu em ambinete Dos, com várias opções 1. ambinete interface qquer coisa. 2) configurar IP qquer coisa...
ainda não estou muito por dentro destas opções. Seja como for, ainda tenho de arranjar 1º a placa de rede.

:x
amy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor amy » Terça Fev 10, 2009 22:53

tenho um adúvida ao ler o manual:

o que querem dizer estas instruções?
The default configuration of FreeNAS is to use the first detected NIC (Network Interface Card) with the IP address set to 192.168.1.250.
· Select 1 and enter the name of your Ethernet Interface (fxp0 in my case, yours may be different)
· Press <Return> at the Optional 1 Interface prompt, select ‘y’ and reboot the PC. (This reboot step is an m0n0wall heritage; it should be possible to skip it).
· Once the computer has rebooted and the menu is up again, select 2 and choose to use or not to use the DHCP client. If not, enter your IP Address settings (192.168.8.128 and /24 in my example).
· Once the menu is up, select 5 and ping another device on the subnet and ensure network connectivity is OK (remember that it is not possible to ping a computer protected by a personal firewall). Disable the firewall first.

´

onde posso saber o meu Ethernet interface?
e qual o IP adress?
Por acaso já acedi ao no-ip e criei um host para o IP do meu PC (do portátil), mas ainda não sei bem como usar essa info. É neste IP adress que posso colocar o host criado no no-ip ?
amy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Onyros » Quarta Fev 11, 2009 1:57

amy Escreveu:tenho um adúvida ao ler o manual:

o que querem dizer estas instruções?
The default configuration of FreeNAS is to use the first detected NIC (Network Interface Card) with the IP address set to 192.168.1.250.
· Select 1 and enter the name of your Ethernet Interface (fxp0 in my case, yours may be different)
· Press <Return> at the Optional 1 Interface prompt, select ‘y’ and reboot the PC. (This reboot step is an m0n0wall heritage; it should be possible to skip it).
· Once the computer has rebooted and the menu is up again, select 2 and choose to use or not to use the DHCP client. If not, enter your IP Address settings (192.168.8.128 and /24 in my example).
· Once the menu is up, select 5 and ping another device on the subnet and ensure network connectivity is OK (remember that it is not possible to ping a computer protected by a personal firewall). Disable the firewall first.

´

onde posso saber o meu Ethernet interface?
e qual o IP adress?
Por acaso já acedi ao no-ip e criei um host para o IP do meu PC (do portátil), mas ainda não sei bem como usar essa info. É neste IP adress que posso colocar o host criado no no-ip ?
É muito simples, depois de fazeres boot, e ainda enquanto está a correr de LiveCD (eu aconselho a começares por aí, depois dá para instalar se quiseres, MAS não é necessário), ele vai detectar-te automaticamente a placa de rede, a não ser que tenhas uma bastante exótica.

Aquela menção tem a ver com o facto de poder existir mais do que uma placa de rede, e teres que seleccionar uma.

Por omissão, FreeNAS vai seleccionar-te a primeira que encontrar. Depois podes ter que definir um IP a utilizar na rede, mas experimenta clicar na opção 2 (Set LAN IP address) e tentar o polling por DHCP.

Ele depois diz-te qual foi o IP que lhe atribuiu. Se tudo correr bem, a partir daí, podes começar a utilizar o frontend web no IP que o configurador te indicar.

E não tens mesmo que instalar, até podes guardar as configurações numa pen, num cartão CF, num disco rígido qualquer.

Sobre o NoIP, não tem nada a ver com esse IP que estás a configurar. Esse IP é o teu IP de rede, apenas isso. Para configurares FreeNAS para utilizar o NoIP há uma opção no frontend web --> Services --> Dynamic DNS.

Fazes enable, seleccionas o noip na lista, e preenches os dados. Ou seja, aquilo que em qualquer distro Linux ou mesmo em FreeBSD é feito num ficheiro de texto (no-ip.conf), podes configurar logo ali, sem grandes problemas, sem sujar muito as mãos.

A partir daí é questão de explorares, e saberes exactamente quais são os serviços que queres a correr - webserver, FTP, bittorrent, SAMBA (para partilha de ficheiros), etc.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor alr_tech » Quarta Fev 11, 2009 10:02

boas

Onyros por aquilo que entendi, ele não tem placa de rede...

ou seja ele primeiro tem de comprar uma, quaisquer 10€ chegam para isso...
outra, desmonta o modem analógico...
só te vai complicar as coisas...
guarda muito bém guardado, só para alguma eventualidade...

Vtech hum..
compraste um adaptador desses?
aonde?
manda PM...
há já algum tempo que ando atrás de um...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Onyros » Quarta Fev 11, 2009 18:44

alr_tech Escreveu:boas

Onyros por aquilo que entendi, ele não tem placa de rede...

ou seja ele primeiro tem de comprar uma, quaisquer 10€ chegam para isso...
outra, desmonta o modem analógico...
só te vai complicar as coisas...
guarda muito bém guardado, só para alguma eventualidade...

Vtech hum..
compraste um adaptador desses?
aonde?
manda PM...
há já algum tempo que ando atrás de um...

cumps
Heish... passei esse post à frente. Um Pentium IV sem placa de rede é quase inacreditável... Eu tenho um Pentium II cá por casa e tem placa de rede de origem, por isso acho muito, muito estranho.

Mas sim, compra-se uma por 10 aérius e fica o caso resolvido. Já agora, os adaptadores IDE para CF arranjam-se ao preço da chuva no eBay, que é de onde já mandei vir uns poucos.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor amy » Quarta Fev 11, 2009 19:17

placa de rede tem... mas é para fichas rj11 :(
Quando o comprei há 8 anos, não tinha net em casa, e quando coloquei net em casa, já tinha um pc novo... por isso...

Fui a várias lojas aqui em faro e não encontrei placa de rede, muito menos de 1Gb... é tudo wireless, wireless, wireless... :x

Tenho de ocmprar por net. Vou aproveitar e encomendar um router... algum conselho?

PS: convém o router ter uma velocidade de lan de 1000, ou um router de 10/100 é suficiente? A minha rede é cat6 e o switch também tem portas 1Gb
amy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Quarta Fev 11, 2009 19:38

O router pode ser 10/100 desde que a rede continue no teu actual switch, caso vás usar o Switch do router e esquecer o switch ai já dava jeito ser gigabit, mas já tendo um não se justifica o investimento extra, os router pela lógica até só devia ter uma porta para a LAN o que acontece é que os fabricantes tentam juntar extras e dar uma solução all-in-one.

Já em relação à dificuldade de encontrares uma placa de rede (NIC) até se compreende a falta de stock, pois todas as motherboards actuais e de à uns anos para cá tem a dita e até já gigabit, mas se encomendares na loja quase de certeza que te a arranjam não precisas de comprar online pois acabas por pagar mais pelos portes.

Essa "placa de rede" RJ11 na realidade é um modem analógico, que se usava para ligações de 56Kbs, para o caso podes usar para fazer de FAX ou meter no ecocentro também é uma boa finalidade.

EDIT: Pelo que dizes mais acima:

amy Escreveu:Nome do Produto: ST5x6v6
.
.
.
Só tem 1 porta de saida rj, não tem usb. Não sei o uqe querem dizer com o usb :? ...

Parece que um router já tens, um Speedtouch da Thomson.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor amy » Sábado Mar 21, 2009 17:50

Ora vivam, já estou a tentar por o meu server a funcoinar com o frebsd.

usei o cd para instalar e optei pela opção full instalation, com swap onde defini o tamanho do slice para o OS e para o swap (que deixei no valor por defeito).

depois paarece um menu Console setup como o da figura. Se usar a opção 2) obtenho
escolhi DHACP e não para o IPv6.

após a instalação o sistema respodne para tirar o cd e reboot, mas ao fazer isso, só vou parar ao Console Setup da foto. Não consigo ver o sysinstall, nem a escolha de País (como indica num dos tutoriais) nem consigo ver os menus que vão aparecendo no tutorial.

alguém me pode dar um empurrãozinho?
como posso aceder ao sysinstall?Imagem
amy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Sábado Mar 21, 2009 18:00

A partir dai tens de usar outro PC que esteja em rede e colocar o IP que ficou definido no FreeNAS no teu browser.

EDIT:PS: Não aconselho a deixares o IP por DHCP mais tarde pode variar, o melhor será definir à mão qual a usar.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes