M@Like Escreveu:Só desculpas, as peças vêm quase todas dos mesmos fabricantes ou estou a dizer alguma barbaridade?! Discos, LCD's, Memórias, CPU's, etc.
Pelo que me foi dito por alguém que importa material directamente dos fabricantes, e pegando por exemplo nas memórias, o fabricante XPTO faz 5milhões de blocos de 512mb DDR2 de RAM. Esses 5milhoes estão divididos em "pequenos" lotes (por exemplo, de 100mil memórias). algumas memórias dos lotes são sujeitas a um X número de testes, e avalia-se a qualidade do lote segundo uma escala que eles lá têm. Uma dessas escalas (e creio que é usada nas memórias) vai de A a E (ou F, não me recordo), sendo que as memórias de qualidade A são as que tiveram melhor avaliação no controlo de qualidade.
Consequência: as memórias com indíce de qualidade A são mais caras que as com indíce E, apesar de serem "iguais" e virem do mesmo fabricante.
Depois as marcas que vendem os portáteis (no caso deste tópico, a Acer, HP, etc etc) lá sabem que memórias usam de forma a tornarem os seus portáteis ou mais baratos ou (teoricamente, pelo menos, já que só algumas memórias do lote são testadas) com mais qualidade.