boas
por aquilo que li...
a ideia dos diversos fabricantes, AMD, Intel, Motorola, Samsung, è de diminuírem a potência pedida pelos componentes...
segundo o que li... a necessidade é diminuir a potencia necessária para colocar em funcionamento uma maquina de grande poder de cálculo...
existem diversas medidas, como paralelismo, ligar/desligar partes do CPU/GPU em função das necessidades de cálculo... etc..
diminuir através da integração de diversos componentes num único CI
ex.: CPU,GPU, controladora de memória, Buses tudo dentro do mesmo encapsulamento...
viva a Green power....
lembrem-se que os CPUs que estamos habituados a usar irão desaparecer para o comum dos mortais...
a ideia é criar 3 tipos de maquinas:
1 - mobos genéricas onde os principais componentes estão agregados num único CI (multi CPU/GPU) de baixo consumo.. muda-se a unidade em função das necessidades..
2 - Sistemas dedicados a servidores/workstations onde a unidade de cálculo, pode ser 1 ou mais, incorporam todas as características de multiparalelismo/nucleos, permitem coexistir unidades rápidas e lentas...
3 - Maquinas especificas para aficionados, onde existirá uma unidade de computação, mas, permitirá o uso de uma outra dedicada mas mais simples...
(as Bios tal como conhecemos, tb irão ser simplificadas... apenas o caso 3 terá uma bios mais configurável..)
as memórias irão ser mais pequenas e maior capacidade, tecnologia muito diferente das DDR que conhecemos
por aquilo que sei a AMD e a Intel já tem protótipos e acordos com alguns dos principais fabricantes de hardware...
qual o objectivo, dentro de 5 a 10 anos a potência necessária não passe dos 250W, para um poder de cálculo muito superior ao actual...
eu sei, temos vindo a assistir a uma diminuição da potência consumida por um CPU e visto aumentar a dos GPUs..
como tal temos visto um equilíbrio, por isso ainda muitos de nós tem fontes abaixo do 700W... (penso que a maioria deve ter PSUs entre os 450 e os 600W)
embora eu já esperasse, pelo anuncio de um novo socket tanto pela AMD como pela intel...
mas, o novo da intel ainda só suporta CPUs...
coisas da crise...
cumps