razor2 Escreveu:
Meu amigo se ha assunto que me interessa e esta na minha ordem do dia é religiao ja li muitos livros sobre isso conheço mt bem as bases que nelas se assentam.
Pois. Este parece na minha opinião ser o teu primeiro problema em relação à tua visão das religiões. Sabes que só ler livros não funciona... Nem tudo o que vem nos livros é verdade. Há que falar com as pessoas certas, discutir as ideias, tentar compreender tudo o que está por detrás das religiões e da ciência. Ter uma mente aberta.
razor2 Escreveu:Teorias de Darwin meu amigo estao provadas nos descendemos dos macacos
Eu trabalho nas artes e na ciência. E na ciência, acredita que muito pouco é dogmático, provado a 100%. Já disse e volto a repetir, este é o grande problema das religiões. Com a teoria de Darwin é a mesma coisa. A única constatação (prova cabal) das teorias de Darwin é a capacidade de os seres vivos se adaptarem ao meio em que vivem, evoluindo. A evolução do Homem a partir do macaco ja não é a mesma que aprendi na escola. Só a título de exemplo dizia-se que o Homem de Neandertal precedia o Homo-Sapiens. Hoje sabe-se que não. Quem te garante que amanhã não aparece um novo esqueleto que indica que afinal o antepassado não era bem um macaco tendo havido uma ramificação inicial de uma especie de hominideo para o macaco e um homem primitivo qualquer? Estás a ver a ideia?
O Big-Bang é uma teoria, assim como existem ainda outras teorias científicas para a origem do universo.
razor2 Escreveu:Ya, mas é que a religiao propoe uma realidade e uma existencia de deus baseada em que? Fé? Preces? Isso nunca ajudou ninguem e ate hoje nunca foi provado nenhum milagre nem mesmo a existencia de jesus cristo
Dois pesos, duas medidas. A ciência propõe a existência do universo baseado em algo que também não consegue provar, nem sequer vêr!!! A religião também. Agora cada um é livre para escolher o caminho em que mais acredita, por aquele em que se tem um palpite que não consegue explicar. A isso chama-se fé. Fé não é uma palavra religiosa.
Se queres que te diga também não acredito em milagres, mas também se eles fossem provados deixariam de o ser não é? Quanto a Jesus Cristo, Roma até era arrumadinha e fazia registos do pessoal na altura, mesmo nos locais ocupados. Está mais do que provado que Jesus Cristo existiu. Não existem é provas da sua divindade.
razor2 Escreveu:ja foram mais pessoas mortas em nome da religiao do que outra causa qualquer
Existe a causa maior responsável pela morte de pessoas:
por nada... Isto sim é grave. A religião é o pretexto. Se não existisse religião haveria qualquer outra coisa. Até porque para cúmulo dos cúmulos, as religiões que eu conheço pretendem transmitir o contrário da violência!
razor2 Escreveu:Eu sou assim porque decidi ser assim fui construindo as minhas ideias a medida que fui crescendo os meus pais nunca me obrigaram a ir a igreja nem nada, eles proprios nao ligam a ao tema, nunca me tentaram impingir nada como é comum hoje em dia os pais fazerem, e digo, nao existem crianças catolicas nem crianças muçulmanas nem de qualquer religiao, existem pais catolicos etc...que educam os seus filhos cegamente e incutem-lhes coisas que as crianças nao sao capazes de compreender dizendo-lhes que se nao forem bons meninos vao para o inferno, como é obvio as crianças vao ter medo e vao aceitar uma coisa nao pela compreensao da mesma mas sim por medo, depois mais tarde quando chegam a fase em que ja poderiam "escolher" em que queriam acreditar a maior parte nao consegue porque ja lhes foi tao enraizada a religiao do que quer que seja nao sendo capazes ja de ver o lado racional da questao.
Uma criança não consegue perceber o abstracto. Daí que essa informação sobre a vida e a morte, deus, etc, vão muito para além da sua compreensão. Se é por medo, acredita que é por medo de levarem uma palmada no rabo se não rezarem antes da refeição, ou por fazer algo contra a religião. Já não vivemos na idade média, a idade das trevas.
Agora o que é fundamental é termos sempre alguém que nos guie na nossa formação e nos ensine a perceber e procurar, nos esclareça. Porque não nascemos ensinados. E não é uma questão de impingir, é cultural. Também podia dizer: os meus pais impingiram-me o português mas o que eu queria era ter aprendido logo inlgês.
razor2 Escreveu:Mas nao vamos aqui entrar em polémicas porque vamos ficar aqui a vida toda a discutir isto e eu sei que os fan boys da religiao nao vao querer saber de nada do que estou a dzr é como falar para paredes. Isto tudo para dizer que tenho orgulho em ser Ateu e tenho ideias fundamentadas nao é apenas porque sim...
Não é polémico discutir. É precisamente isto que se deve fazer para nos entendermos sobre tudo. A religião, ou ausência dela, é uma das discussões.
Das muitas que já tive chega-se sempre à mesma conclusão: a dúvida.
E chega de paleio.
Cumps