Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor LMX » Sábado Jan 31, 2009 23:06

boas..
na altura do natal perdi a cabeça e resolvi comprar uma placa de tv e radio para o meu Ubuntu, funciona obviamente em windows, mas eu queria pola a funcionar no meu sistema.
Por acaso comprei uma placa extremamente cara cerca de 10 euros...lol, na wrtn, ainda nem me lembrei de ir pesquisar no hardware4linux, se era suportada pelo linux, mas pronto compreia.
Abro a tower e coloco-a la, reenicio a maquina e faço
lspci|more na consola para ver os dispositivos pci instalados e reconhecidos pela maquina. recebo logo um:

01:01.0 Multimedia video controller: Conexant Systems, Inc. CX23880/1/2/3 PCI Vi
deo and Audio Decoder (rev 05)
fiquei logo em pulgas depois de pesquisar sobre o controlador CX23880/1/2/3, apercebi-me que era suportado pelo linux e nao consegui suster a alegria.

puxei da net o GNOME RADIO dos repositorios e comecei logo a ouvir radio sem nessecitar de instalar drivers nem nada.
em seguida puxo o TVTIME, e começo a ver tv, foi sempre a curtir , e tudo por o monstruoso montante de ...10 euros heheheh :lol:

edit:boas..esqueci me de mensionar a placalol, na caixa de papelão da tanga diz Placa PC-TV Analógica NPG PCI, na placa acho que dizia NPG PCI TV GO

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor ecrã_azul » Segunda Fev 02, 2009 15:12

LMX Escreveu:boas..!!
ja tentas-te fazer : "sudo apt-get update"?
deves ter um problema qualquer com os ficheiros que contem informação acerca das soucer do linux, ou seja versoes de pacotes instalados e que tipos de pacotes, sem o sistema saber o que esta instalado e versões ele nao vai conseguir instalar, ou actualizar nada

Cumprimentos

Fiz o comando que referes, mas o malandro dizia-me que era impossível aceder aos pacotes.

Resolvi o assunto (infelizmente) da forma que não queria: reinstalei o sistema novamente.

Falta-me apenas instalar o Compiz e já está.
No entanto estou a pensar no seguinte:
Têm-me aparecido uma indicação para utilizar um driver da placa de vídeo (NVidia) que ainda não está reconhecido pela comunidade Ubuntu, e ao contrário do que fiz na minha anterior instalação, desta vez não actualizei o driver.
Bem não é bem actualizar o driver, pois não sei se vos acontece, é me disponibilizada uma listagem de três drivers (um é recomendado) e posso escolher entre escolher entre os mesmos.

Será que aquela problema que tive esteva relacionado com esse driver?
Depois de instalar o compiz é que poderei adiantar mais qualquer coisa.

Nota positiva para a comunidade Portuguesa Ubuntu que me apoiou e deu algumas dicas, assim como o pessoal deste fórum.

LMX Escreveu:boas..
na altura do natal perdi a cabeça e resolvi comprar uma placa de tv e radio para o meu Ubuntu, funciona obviamente em windows, mas eu queria pola a funcionar no meu sistema.
Por acaso comprei uma placa extremamente cara cerca de 10 euros...lol, na wrtn, ainda nem me lembrei de ir pesquisar no hardware4linux, se era suportada pelo linux, mas pronto compreia.
Abro a tower e coloco-a la, reenicio a maquina e faço
lspci|more na consola para ver os dispositivos pci instalados e reconhecidos pela maquina. recebo logo um:

01:01.0 Multimedia video controller: Conexant Systems, Inc. CX23880/1/2/3 PCI Vi
deo and Audio Decoder (rev 05)
fiquei logo em pulgas depois de pesquisar sobre o controlador CX23880/1/2/3, apercebi-me que era suportado pelo linux e nao consegui suster a alegria.

puxei da net o GNOME RADIO dos repositorios e comecei logo a ouvir radio sem nessecitar de instalar drivers nem nada.
em seguida puxo o TVTIME, e começo a ver tv, foi sempre a curtir , e tudo por o monstruoso montante de ...10 euros heheheh :lol:

edit:boas..esqueci me de mensionar a placalol, na caixa de papelão da tanga diz Placa PC-TV Analógica NPG PCI, na placa acho que dizia NPG PCI TV GO

Cumprimentos

Também estou contentíssimo.
Para acabar com os problemas de ligar telemóveis a PC, resolvi adquirir um Bluetooth por USB e dei 12 € por aquilo na w***n.
Instalei aquilo no XP e depois de andar às voltas com o CD de instalação que acompanha o equipamento, lá tive que ir ao site do fabricante e fazer o download da actualização, mas foi um pouco manhoso.

Para tirar as teimas reiniciei o PC no Unbutu e pimbas!!! Nem foi preciso instalar nada, a máquina reconheceu logo o aparelhometro e já tinha o telelé a comunicar-se com o PC.

Tenho uma placa de TV para instalar no PC e tenho andado a considerar uma de rádio, se calhar vou optar por essa, porque afinal funciona com Ubuntu.

De facto e apesar dos contratempos que tenho tido esta é uma versão muito boa de Linux. Recomendo a todos experimentarem, nem que seja só através do Live PC.
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 12, 2009 9:41

Mensagempor tozas1979 » Segunda Fev 02, 2009 16:17

Boas pessoal, agora com o ubuntu instalado tenho um prob. As minhas gráficas 2X Hd3870X2, estão sempre com as fans ao máximo...como devem de calcular torna-se impossível estar junto ao computador com as duas fans em full.

Sabem alguma forma de controlar a velocidade das fans?

Cumps.
Imagem
MB - Dfi Dk X48 LT T2r
CPU - Q9450@3.4Ghz
MEM - Corsair 4GB Dominator
PSU - TX750W Corsair
GPU - 2X Saphire HD3870 X2 1Gb
HD - 2X WDRaptor 150Gb / 1X WD320Gb / 1X WD640Gb
tozas1979
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Dez 27, 2004 22:31

Mensagempor LMX » Segunda Fev 02, 2009 22:11

boas..!!
puxa o novo driver da ati, para linux, esta muito bom penso eu.
bom com o driver livre tens acesso a alguns commandos iguais se nao a todos aos do driver da ati.

como deve calcular as placas graficas nomeadamente as ati, teem varios niveis de energia/velocidade(Power Play):
por exemplo a minha x700 teem 3 niveis de energia
1
2
3
se fizer sudo aticonfig --lsp
vai ver os diversos niveis de energia e aquele que esta seleccionado com um asterisco(*).
por definição deve estar no mais performante dai as ventoinhas estarem sempre a bombar.
se fizer:
aticonfig|more
vai receber a listagem de opções que existem sobre como configurar a grafica faça enter ate chegar a zona onde diz power play, e em seguida existe la uma linha que exemplifica como colocar a grafica em modo definido por si.
salvo erro a linha é --set-power-state=X, onde x é o nivel onde a quer colocar, posso desde ja dizer-lhe que o 1 nivel chega e sobra.
em seguida confira com um:
sudo aticonfig --lsp, e veja o estado em que ela esta depois.
O driver da ati faz parte deste trabalho, mas apenas quando trabalha em bateria(para portateis), ele automaticamente faz isso(a ultima versão), mas nao o faz quando esta ligado á alimentação.
Pelo que se quiser ficar com esse driver pode fazer isso.De notar que apenas vai funcionar para essa vez que teem o computador ligado, para que funcionasse sempre presisaria de ter um script a correr a quando do boot da maquina.
No entanto pode clicar em cima do painel de cima e fazer add to panel,e addicionar um launcher nesse launcher vai escrever exactamente o mesmo, ou seja:
sudo aticonfig --set-power state=X(ver la qual o comando exacto).
Depois sempre que arrancar com a maquina para estar nesse nivel de energia clica no launcher ele pede-lhe a pass de root("administrador"), e pronto.
Verificar da primeira vez na consola com sudo aticonfig --lsp
é básico, é so olhar e seguir os passos nada de especial.
Se tiver duvidas diga

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor tozas1979 » Terça Fev 03, 2009 9:45

Grande ajuda!!!!

Vou testar hoje!

Obrigado, cumps.
Imagem
MB - Dfi Dk X48 LT T2r
CPU - Q9450@3.4Ghz
MEM - Corsair 4GB Dominator
PSU - TX750W Corsair
GPU - 2X Saphire HD3870 X2 1Gb
HD - 2X WDRaptor 150Gb / 1X WD320Gb / 1X WD640Gb
tozas1979
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Dez 27, 2004 22:31

Mensagempor LMX » Terça Fev 03, 2009 10:53

boas..
tozaz1979:
de notar que para instalar os drivers da ati, deve desinstalar o driver opensource primeiro, no synaptic.
no entanto pode experimentar o que esta acima com o driver actual e depois mais tarde,actualizar para o outro driver, este tem um frontend grafico onde pode fazer alguns ajustes a nivel de qualidade/velocidade de graficos, presumo que posteriormente vai ter também as opções de gestão de energia da grafica.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Vtech » Terça Mar 24, 2009 21:06

Preciso de ajuda (para iniciantes de Linux MESMO) tenho dois problemas, o primeiro é que sempre que reinicio o PC tenho de voltar a colocar o IP\SubNet\Gateway e DNS da placa de rede, perde sempre as configurações manuais.
O segundo problema prendesse com a placa gráfica uma nVidia GeForce 4MX440 que até instala o driver mas depois o máximo de resolução é de 640x480, sem o driver activo permite 800x600, a chatice toda é que o monitor faz 1440x900.

Desde já agradeço a ajuda possível.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor LMX » Terça Mar 24, 2009 23:13

boas..
parece que te faltam os ficheiros de configuração, ou por algum motivo desapareceram.
Eu a nivel de redes ainda estou pior que no resto mas...
/etc/network/interfaces é onde estão os ficheiros de configuração da ethx(placa de rede onde x representa o dispositivo de rede, neste caso a placa de rede), a partida será eth0, se nao tiveres mais nenhuim dispositivo tipo placa wireless.
mas...
existe na help do ubuntu info sobre este assunto aqui
https://help.ubuntu.com/8.04/serverguid ... ation.html
existem ai alguns exemplos para varias situações incluindo servidores de DNS.
Terás que editar os ficheiros designados neste HowTo, e adaptares a tua situação.
Vai postando.

Em relação á grafica, eu nunca tive nenhuma nvidia,ja verificas-te se essa grafica tem suporte para o driver que instalas-te?À partida nao deverias ter nenhum problema, actualmente até nas ATI funciona bem.
tenta primeiro fazer as actualizações automaticas.
Estás a configurar a resolução do ecran através do aplicativo que esta desponivel no menu?

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Vtech » Terça Mar 24, 2009 23:22

Em relação à placa de rede encontrei isto:

https://answers.launchpad.net/ubuntu/+s ... tion/57883

Parece que é mesmo Bug, vou tentar o que dizes e ou o que sugerem nesse link, não sei qual será mais viável.

Já a VGA, foi instalado o driver sugerido, v. 96.43.09 que diz ser testado pela comunidade Ubuntu e aprovado, já tentei mudar a resolução pelo utilitário e no utilitário da nVidia, mas este ultimo tornasse impossível de usar, parece que onde clico com o rato não corresponde ao sitio onde o sistema acredita estar o ponteiro, muito estranho isto, mas é verdade, de qualquer maneira em ambos apenas está disponível 2 resoluções em que a mais elevada é 640x480.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Vtech » Quarta Mar 25, 2009 10:01

Por artes mágicas, hoje liguei o meu PC com Ubuntu e sem ter feito nada, pois passou a noite desligado, estava com a resolução a 1024x768, fui de imediato ao utilitário para mudar a resolução e voilá, lá estava os 1440x900 para poder escolher. Já só me falta dar a volta à questão da rede, ver se sigo as sugestões hoje ao final do dia visto ter o PC em casa.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor fabiodobill » Terça Mar 31, 2009 19:04

Bem isto parece tudo satisfeito com o ubuntu :)
ainda bem! mais um para se juntar...
mas ainda com 2 problemas, tenho nokia 5300 e não consigo aceder ao cartão de memoria...e o outro é o tvtime que não da som (pinncacle pctv 110i) dá imagem mas não dá som :S
alguém sabe como resolver estes 2 problemazitos?
E2160 @ 3.3 ghz
Asus P5K-SE
9600GT
Team Elite 2x1gb 6400
HDD: 500gb+250gb+160gb
Imagem
fabiodobill
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Ago 12, 2005 1:22

Mensagempor LMX » Terça Mar 31, 2009 20:16

Boas..!
não tens som na tua placa de tv, mas tens imagem, certo?
ja verificas-te se nao tens que colocar a saida de som da tua pinacle na entrada de som da placa de som?
Digo isto porque eu "patinei" um pouco com isso, e ja alguns amigos meus também se viram gragos por uma coisa tão basica.
A outra questão é se em windows tens som com a contiguração actual?
Vai ao icon no ambiente de trabalho e ve se nao tens alguma entrada de som em Mute?

Em relação ao Telemovel, estás a falar do bluetooth?à partida mal colocas o adaptador bluetooth no pc e comfiguras o emparelhamento acedes a tudo.
vai postando
Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor fabiodobill » Terça Mar 31, 2009 21:20

LMX Escreveu:Boas..!
não tens som na tua placa de tv, mas tens imagem, certo?
ja verificas-te se nao tens que colocar a saida de som da tua pinacle na entrada de som da placa de som?
Digo isto porque eu "patinei" um pouco com isso, e ja alguns amigos meus também se viram gragos por uma coisa tão basica.
A outra questão é se em windows tens som com a contiguração actual?
Vai ao icon no ambiente de trabalho e ve se nao tens alguma entrada de som em Mute?

Em relação ao Telemovel, estás a falar do bluetooth?à partida mal colocas o adaptador bluetooth no pc e comfiguras o emparelhamento acedes a tudo.
vai postando
Cumprimentos

Acerca da placa tv sim tenho imagem, não tenho o cabo de áudio ligado a mb deverá ser disso ? no windows não tinha o ligado e no entanto dava som...mas é uma opção...visto que não tenho nada em mute...

agora do telemóvel eu já consegui emparelhar...não sei e como aceder aos ficheiros...
alguma maneira?
E2160 @ 3.3 ghz
Asus P5K-SE
9600GT
Team Elite 2x1gb 6400
HDD: 500gb+250gb+160gb
Imagem
fabiodobill
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Ago 12, 2005 1:22

Mensagempor LMX » Terça Mar 31, 2009 21:48

Boas..
nao tens uma saida svideo, com a separação dos cabos som e imagem, se tiveres conecta-a a tras na tua TOWER na entrada de som, não precisas de cabo interno.

Quanto ao telemovel, nao te aparece nada no desktop?
se aparecer basta clicar, e navegar no conteudo do tm.
quando emparelhas-te activas-te alguma opção especial?
No meu nokia é automatico praticamente.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor fabiodobill » Quarta Abr 01, 2009 10:27

acerca da placa tv mandei os cabos de audio fora agora fiquei agarrado... :S
mas do telemovel sempre que faço browse files dá sempre este erro:
Imagem
E2160 @ 3.3 ghz