Hardware Rede Cablada para Casa

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Hardware Rede Cablada para Casa

Mensagempor Danone » Domingo Abr 26, 2009 16:34

Boas

Estou em obras cá em casa e quero avançar com a montagem de uma rede cablada. (Antes que o digam - Não! Não quero só wireless.)
A minha ideia é meter os cabos pelos tubos distribuidores do sinal tv (que vem do telhado) pelo que isso me permitiria não andar a fazer grandes buracos.
As minhas dúvidas são (e por favor tenham em consideração que eu percebo tanto de redes cabladas como de neurocirurgia):
- Vale a pena recorrer a Cat6? Tendo a pensar que sim, fica com uma rede mais robusta para o futuro.
- Ligando o modem ADSL a um router, poderei fazer distribuições sucessivas por switch ou terá q ser por router? E dispositivos ligados em diferentes ramos de uma rede em árvore conseguem "ver-se"?
- E AP wireless com ligação RJ45 podem ser ligados a switch ou tem de ser a router? E será fácil encontrá-los em pt?
- Para terem uma ideia, quero ligar (via rj45), distribuidos em 3 pisos diferentes: 1 home server, 1 desktop, 2 media center, 1 impressora, 2 (quem sabe um dia 3) consolas, e 1 ou 2 AP wireless.

Qualquer ajuda é bem vinda.
Aquele abraço,
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor wykzl » Domingo Abr 26, 2009 17:20

Antes de andares a passar cabo (e pode ser a tua única alternativa) vou sugerir algo.
Estás a dizer que usas o tubo dos distribuidores, mas isto é Portugal...se vou passar um cabo com 5 mm de diametro, uso um tubo de 6mm, mesmo que usar um tubo de 10 ou 15 seja mais uns centimos por metro. Ou seja... podes não ter possibilidade de passar o cabo (been there...done that).
Mas mesmo que possas, depende se estás a pensar em montar uma rede a partir de um switch central (rede estrela), onde tens de passar um cabo para cada tomada que queiras (mais problemas de espaço)...e montar tomadas RJ45...
Alternativa: usar a rede eléctrica.
Em cada piso podes ter um switch se tiveres mais que um equipamento, mas passa a rede através das tomadas - mesmo que tenhas uma rede trifásica.
Eu tenho um kit da Devolo (www.devolo.com - eles tinham exemplos de redes caseiras no site) e funciona muito bem, com velocidades de (até) 200Mb - o que dá bem para ligar os vários equipamentos.
Assim podes ter um adaptador por piso e um switch ligado a este de onde ligas tudo o que necessitas.
Da minha experiencia, convém não ligar o adaptador a uma extensão (gera ruido), mas podes ligar a uma dupla ou tripla ou ter um adaptador novo que eles têm que dá para intercalar entre a tomada e a extensão (o melhor é ver o site ou o site de outras marcas - penso que a DLink também tem).
Não é barato...mas pode ser uma excelente alternativa - e não tens de fazer buracos...

O AP wireless pode ser ligado a um switch - só deves necessitar de um router para a ligação ao exterior (internet).

O modem ADSL não é já ele próprio um router ? O que tinha da clix era modem e router.
wykzl
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Abr 19, 2009 18:27

Mensagempor Danone » Domingo Abr 26, 2009 21:05

1. Os cabos passam, felizmente.
2. No site da devolo anunciam velocidades maximas da ordem dos 80Mb. A tua rede usa que dispositivos?
3. Tenho uma rede trifásica, e não tenho a a mesma fase a alimentar os 3 pisos. Não vi nenhuma referência no site.
4. Não sei pq, provavelmente é perconceito, mas entre ter uma rede dedicada e partilhar a rede electrica....

Obrigado pelo comentário.
Abraço
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor skyruner » Segunda Abr 27, 2009 0:41

Cat6? Apenas para rede gigabit, e mesmo assim, o Cat5e chega e sobra. Quanto ao ficares preparado para o futuro, quando necessitares de trocar de equipamento, também necessitas de cabos novos.

Que tipos de routers vais usar? Qualquer router caseiro faz bem o trabalho com uma rede pequena. Um switch de 4/8 portas ligado a uma porta do router, e está o caso resolvido.

Quanto à AP depende do switch.
Neste caso se calhar é melhor comprares um router doméstico e colocar a funcionar como AP. É fácil e rápido! Alias, se colocares um router com suporte para DD-WRT até VLans podes configurar entre outras coisas engraçadas,
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Abr 27, 2009 8:26

A diferença de Cat 5 para 6 é mínima no investimento total ... portanto avança com Cat6 .

Tens de ver é se tens espaço para passar tantos cabos ... porque por ex para os pontos que queres precisas de 10 cabos a sair do local onde tens o switch.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor wykzl » Segunda Abr 27, 2009 11:04

Danone Escreveu:1. Os cabos passam, felizmente.

Então o uso destes dispositivos pode ser questão de gosto ou de investimento (podem ficar mais baratos que passar cabos). De qualquer forma posso responder às tuas perguntas (e não...nada tenho a ver com a marca...antes tivesse porque assim ficava-me mais barato :P )
Danone Escreveu:2. No site da devolo anunciam velocidades maximas da ordem dos 80Mb. A tua rede usa que dispositivos?

Uso o dLan av200, neste caso o kit que está aqui: http://www.devolo.com/co_EN_cs/produkte ... asysk.html
No meu caso o produto é mais antigo e não tem aquela encriptação ao toque de um botão - tem por software.

Isto dá à vontade acima dos 100Mb (em situações óptimas chegará aos 200).

Danone Escreveu:3. Tenho uma rede trifásica, e não tenho a a mesma fase a alimentar os 3 pisos. Não vi nenhuma referência no site.

Eles têm um esquema de phase-coupling que permite "saltar" as fases. Eu tenho fases diferentes (uma fase no andar e respectivo quadro eléctrico e uma fase no sótão e quadro eléctrico) e funciona.
Vê aqui: http://devolofaq.aixtema.de/main.html?l ... t=1&id=128
(está na secção Q&A).
Danone Escreveu:4. Não sei pq, provavelmente é perconceito, mas entre ter uma rede dedicada e partilhar a rede electrica....

Eles têm um software que encripta a ligação, ou seja, mesmo que alguém tenha um equipamento destes (e ao contrário do wireless, não há muita gente a ter isto), necessita de ter a chave correcta para usar a tua rede (lan).
E depois, também há perdas de sinal, pelo que um vizinho que esteja (muito) perto e esteja ligado no mesmo barramento da edp até pode ter sinal, mas mais que isso...
wykzl
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Abr 19, 2009 18:27

Mensagempor Danone » Segunda Abr 27, 2009 18:27

O modem está no escritório (neste momento ligado a um router d-link rasco). A minha ideia era ligá-lo a um router Gb (possivelmente com AP wireless) e a este router ligar os dispositivos do escritório: desktop, home server, impressora. Deste router sairia também um cabo através da rede de distribuição de TV até à caixa distribuidora, local onde instalaria um switch Gb que faria a restante distribuição para o reto da casa. Na sala teria de instalar mais um switch para ligar 1 media center e as consolas. Em termos físicos, é a solução mais fácil - em termos lógicos não faço a mais pequena ideia - a verdade é q 1 media center terá q passar por 2 switch e um router antes de chegar aos dados do home server...
Em relação à rede electrica vou dar uma olhadela mais profunda. Se alguém usar também este sistema agradeço q divulgue a experiência.

Gracias a todos pelos feedbacks,

Aquele abraço
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes