Boas
Estou em obras cá em casa e quero avançar com a montagem de uma rede cablada. (Antes que o digam - Não! Não quero só wireless.)
A minha ideia é meter os cabos pelos tubos distribuidores do sinal tv (que vem do telhado) pelo que isso me permitiria não andar a fazer grandes buracos.
As minhas dúvidas são (e por favor tenham em consideração que eu percebo tanto de redes cabladas como de neurocirurgia):
- Vale a pena recorrer a Cat6? Tendo a pensar que sim, fica com uma rede mais robusta para o futuro.
- Ligando o modem ADSL a um router, poderei fazer distribuições sucessivas por switch ou terá q ser por router? E dispositivos ligados em diferentes ramos de uma rede em árvore conseguem "ver-se"?
- E AP wireless com ligação RJ45 podem ser ligados a switch ou tem de ser a router? E será fácil encontrá-los em pt?
- Para terem uma ideia, quero ligar (via rj45), distribuidos em 3 pisos diferentes: 1 home server, 1 desktop, 2 media center, 1 impressora, 2 (quem sabe um dia 3) consolas, e 1 ou 2 AP wireless.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Aquele abraço,