Asus M6Ne não arranca

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Asus M6Ne não arranca

Mensagempor NKTA » Terça Mai 19, 2009 15:14

Boa Tarde a todos

Tive a ver o vosso forum e até agora não encontrei uma solução para o meu problema.
Tenho um asus M6Ne, 1,6 Ghz centrino, 512MB, 60 GB IDE 4200 rpm de disco, 15,4" 1200x800, ATI 9700 64 MB. Infelizmente neste momento ele nem arranca.
Segundo me disseram poderá ter sido por causa de ter actualizado a bios há já alguns dias. Apenas o fiz para estabilizar o meu portátil, que antigamente andava nos 60 ~ 80 graus, e após o update estava muito melhor, 45 ~50 graus. Agora de repente, quando foi ligar, o portátil nem o logo da asus dá, liga fica o botão de power ligado e 5 segundos depois desliga-se, volta a ligare mantém-se assim sem arrancar.
Haverá alguma maneira de o voltar a funcionar ? Agradecia alguma resposta.
NKTA
Novato
Novato

Registado: Terça Mai 19, 2009 15:06

Mensagempor alr_tech » Quarta Mai 20, 2009 10:13

boas

tudo funcionava bém? depois do update...

usaste a bios certa para o teu portátil?...

retira a bateria, espera um bocado...
se tiver um botão de reset, actua-o durante 5 seg..
-

depois coloca a bateria e tenta novamente...

se não der RMA com ele...
é claro se ainda estiver dentro da garantia...

só mais uma achega, os portateis, tal como qq PC tem de ser limpos...
nomeadamente a FAN e respectivo cooler...
pelo menos de 6 em 6 meses...
é a sua principal causa de aquecimento...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor marco1 » Quarta Mai 20, 2009 16:01

Nkta

já funciona??
marco1
Novato
Novato

Registado: Terça Abr 28, 2009 18:30

Asus

Mensagempor NKTA » Quarta Mai 20, 2009 16:58

Boas. Em primeiro estou muito agradecido pela respota e peço desculpa pela demora que levou até lê-la.

Infelizmente não resultou, aliás continua na mesma. Em relação ao problema de sobreaquecimento tenho total consciencia de com o tempo a ventoinha de dissipação do processador vai acumulando pó e e diminuindo a sua acção. Por isso mesmo já desmontei a parte do teclado, prendi a ventoinha com um clipse e soprei ar para a mesma para tirar todo o pó. Mandei um email para a Asus que me recomendaram o seguinte:

"POr favor , faça um hard reset na mother board para tentar solucionar o problema, para isso deixe o portatil desconectado de bateria e adaptador por 1 hora , em seguida , procure por baixo do portatil um orifico com um desenho de dois triangulos em uma bolinha ( >0< ) , pegue um clip , e carregue no orificio por 50 segundos e em seguida ligue o portatil somente com o carregador conectado , sem a bateria. "

Vou experimentar e responder algo.

Infelizmente nada, mandei novo email á Asus para ver que outras soluções podem fornecer.

Cumprts
NKTA
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 21, 2009 13:27

boas

na parte de baixo tb tens umas grelhas...
no manual, mostra lá...
convém limpar tb aí...
usa tb um pincel, desmonta tb as grelhas... de baixo...

quanto ao procedimento da ASUS, tb já te tinha dito...
se não dá...
só se existir algum jumper na board...
mas, aí já não te posso ajudar pois desconheço...

acho que infelizmente vais ter de levar para a assistência da asus...

começa a pensar num novo...
pergunta quanto custará colocar uma bios nova (tem de abrir o portátil)?
e logo vez quanto ficará...
depois é só comparar... e tomas a decisão...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Asus

Mensagempor NKTA » Quinta Mai 21, 2009 14:25

Obrigado pela resposta.

A asus já respondeu ao meu para o email, aconselhando enviando para a assistência técnica. Enviei um email apedir que me dessem um orçamento só para analisar o portátil sem reparação, de maneira a ter uma ideia se compensaria mandá-lo. Vou actualizando o tópico.

Acho que devo pelo menos referir que até agora têm sido rápidos em responder e tentar fornecer uma solução. Ao qual estou agradecido pela atitude.

Cumprimentos
NKTA
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 21, 2009 14:49

boas

em relação à asus, já tive boas e más experiências..
em portáteis, monitores, boards ainda se safam, no resto...
já falham...

tive um problemas de drivers com placas wifi e um outro caso de uma câmara... e aí só me safei googlando... ao fim de umas semanas de pesquisa...

devias ter sido mais especifico no mail..
devias ter pedido quanto custava tornar a flashar a bios, e quanto custava mudar a board....

os orçamento são sempre caros para obrigar o pessoal a fazer o trabalho...
:evil:

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Asus reparação

Mensagempor NKTA » Quinta Mai 21, 2009 23:27

Boas, obrigado por participar.

E aqui vai disto, a resposta da Asus que doeu:

"Boa tarde Joao,

Se enviamos o portatil a assistencia tecnica , os custos serao :

50 euros de reparaçao + 16 euros de tranportes + valor das peças + IVA

No caso de nao aceitar , os custos serao :

50 euros de orçamento + 16 euros de tranportes + IVA

Atentamente,

ASUS IBERICA"

Sinceramente agradeço a disponibilidade do serviço, mas logo 66 euros só para analisarem e transporte, não era preferível fazerem parceria com as lojas de informática disponiveis e fornecerem o serviço ao pé dos clientes e de preferência a baixo custo.
Infelizmente já o vendi a um utilizador daqui fo forum senão talvez reconsedaria a proposta, o asus m6ne não sei se tem equivalencia com qualquer outro, apesar de apenas 1.6 GHz era muito rápido e com apenas 512, nunca cheguei a actualizar a memória que também nunca foi preciso e trabalho com programas como o matlab e autocad para terem uma ideia.
Mas prontos. Agradeço a todos a colaboração e deixo aqui uma mensagem, da asus apenas actualizem o software e não o hardware (bios inclusive). Se houver problemas software resolve com format C:, hardware já não é assim tão simples.

Obrigado a todos.
NKTA
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sexta Mai 22, 2009 10:02

boas

só uma achega...
este post não se destina ao utilizador em questão, mas a todos os outros que o lerem...
(porque o caso dele, pode ter sido a coincidência de uma falha qq, afinal a maq. deve ter mais de 4 anos)

para a maioria dos utilizadores, sem dúvida.. se não souberem, ou não se sentirem à vontade, não arrisquem...
alguns fabricantes tem o cuidado de indicar que determinada bios além de ter sido feita para determinado modelo só funca em determinada série...
mas, a maioria nem notas informativas acrescentam..
ao longo do tempo, o fabricante pode mudar alguns componentes, por um conjunto muito grande de razões e isso nos portáteis é algo muito comum...

resumindo, a mudança da bios, obriga a conhecimento e a pesquisa e os fabricantes avisam isso...

Alguns problemas de aquecimento, se resolvem-se facilmente e apenas com a abertura dos ditos e limpeza e/ou a utilização de bases que ajudam a arrefecer...

nota: Atenção às garantias, portáteis dentro da garantia, não se abrem a menos que tenham grelhas amovíveis que não necessitem o desmontar do resto da cobertura da carcaça.... ou seja as pequenas grelhas por cima das fans ou de dissipadores, que foram introduzidas para facilitar a limpeza...
infelizmente portáteis de baixo custo, não as trazem...
consultar nesse caso o fabricante...

nota2: foi devido às parcerias, com "tenicos" mal formados e baratuxos, que algumas marcas ficaram com muita má fama...
por isso a maioria dos fabricantes mudou o seu suporte para Espanha, outros limitaram a parceria a quem lhes dava garantias de bom trabalho...

nota3: a maioria dos utilizadores tem sempre pressa, e não quer ler...(por um lado é compreensível, mas tem de se ter paciência…)
este site tem dezenas de post e alguns inamovíveis sobre diversos assuntos... não arrisquem...
já apareceu aqui pessoal que gastaram fortunas no super PC e depois devido à esperteza, queimaram algum componente...
e alguns inclusive, chegaram a insultar o pessoal por não lhes darmos uma solução mágica para o caso...

nota4: muitos de vocês acham caro os 10-15€ pedidos pelo pessoal...
não, não é, muitas vezes numa tarde apenas se resolve um problema ..
estou a falar de um técnico consciente... sem contar com a amortização dos instrumentos usados, electricidade, horas de testes, etc..
um PC não é uma torradeira, por vezes algo que ao principio parece fácil, pode mesmo necessitar da mudança de um componente...
tive n casos desses...
o pessoal queixa-se, porque muitas vezes algumas casas querem é fazer negócio e é mais fácil e rápido trocar logo uma board, gráfica do que descobrir o problema real..
mas, nem todos são iguais, não generalizem...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

ASUS

Mensagempor NKTA » Sexta Mai 22, 2009 22:06

Boas obrigado pela informação.

No entanto os drivers do site são de livre download e sem acordo prévio, mínimo a fazer seria antes do download qualquer acordo ou aviso prévio.
Logo assumo que a actualização nenhum mal faria mas sim actualizaria e garantisse melhor performance, e assim aconteceu até a avaria. Além de ser para a minha série especificamente.

O próprio fabricante facilita aos utilitadores tanto as ferramentas e ficheiros, o que por ínicio faz bem para o people não inventar, por outro lado qualquer um o pode fazer.

È lamentável os casos que tenha havido ou haja, mas é da responsabilidade do fabricante garantir a melhor oferta de suporte e isso implica o que acontece a muitos casos a exclusividade de venda, o que acaba de limitar o mercado, como se percebe, nem por isso é a solução. Noutros casos impera a vertente económica, fornecer um serviço barato como o serviço oficial e nem apostar na formação. Não é nossa culpa (do cliente). Desenrasquem-se é por isso que pagamos o preço que exigem por um portátil de marca, pela qualidade e logo a seguir suporte, os 2 factores mais importantes da escolha, sendo outro a estética, no qual a asus não é a dominante. Quanto ao resto (preços baixos), são meras ilusões, que se pagam caras quando deixa de se tar em garantia, ainda assim quem depende do portátil para trabalhar, mesmo tendo garantia, é um sério incoveniente.

Qualquer um gosta de melhorar as capacidades do portátil sem recorrer a terceiros, muito menos quanto mais pagar por isso (somos tugas ou não ?). No meu caso, nunca tinha actualizado uma bios, mas no caso do asus já muitos programas tinha testado para reduzir a temperatura, mas actualizando a bios foi a minha última esperança. É preferível utilizar o software do fabricante do que outros terceiros, dá nos uma maior confiança e garantias (supostas) de que não avarie ou dê cabo do portátil, supostamente está feito exclusivamente para isso.

Um portátil tem um enorme incoveniente, é quase tudo onbard, ou seja se avaria pouco ou nada se pode fazer, excepto talvez na parte da alimentação (penso eu, não tenho certeza que seja assim para todos). De resto apenas resta a substituição. Não vejo o bicho de 7 cabeças como outros, apenas um puzzle quando se desmonta um. Realmente nesse caso é preferível deixar para um técnico ter o trabalho todo, e justifica-se aí pagá-lo.

SE tivesse dentro da garantia mandava-o logo, mas o asus M6Ne já tem uns 6 anos e não vou gastar dinheiro num portátil que sofre de problemas de sobre-aquecimento (apesar de ser um asus como o m6ne, que não é nenhuma brincadeira, hoje em dia ainda faz frente a muitos outros com orgulho), teria o azar de porem a bios original e voltava o problema de sobre-aquecimento. Não fazia muito sentido, daí ter preferido vendê-lo para peças. Devo relembrar, penso que já o referi, que a temperatura do processador com a bios original oscilava entre os 76 e 87 graus com uma utilização simples, de uso de programa.

O problema é que o uso que se dá aos portáteis de hoje em dia, sem dúvida que não era o mesmo que há uns anos atrás, e o tempo não perdoa, o que implica desgate do material e consequente avaria.

Resumindo, hoje em dia privelegia-se a facilidade de utilização e aplicação e os fabricantes têm consciência que muitos dos seus utilizadores gostam de aproveitar ao máximo dos seus portáteis. O que implica actualizar os seus componentes e software também, livrando-os de possíveis falhas e/ou melhorando a sua performance. Outro aspecto, poderá se clamar como o "click and go". Não é necessário o einstein para o fazer, actualização da bios inclusive, que no site da asus nenhuma nota existe, apenas isto:

http://support.asus.com/technicaldocume ... uage=pt-pt

...

Quanto a actualizar bios, não me pareça que o faça a mais algum se tiver fora de garantia. Ainda assim ... deixa-o fritar ovos que é melhor.

Nada contra a sua opinião que até a um certo ponto tem razão, mas o cliente também tem um ponto de vista.

Obrigado.
NKTA
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Mai 25, 2009 10:11

boas

todos tem direito à sua opinião, sém dúvida...

eu estou convencido que o teu problema foi falha de hardware, que por acaso coincidiu com uma mudança recente de bios...

geralmente, problemas de bios são imediatas... com falhas notórias a diversos níveis...
ou no caso pior, nem arranca…

um PC tem uma vida útil de cerca de 3 anos... a partir da qual nenhum fabricante garante nada...
embora, muita gente tenha alguns que já tem 10 anos e funcionam..
(mas, tb já fiz em outros, muitas actualizações, por algum componente ter entregue a "alma ao criador")

um portátil não foge à regra... com um agravante, a sua vida útil é menor... e sujeita a muitas variáveis...
o teu durou 6 anos, em que o teu maior problema seria um aparente (?) sobreaquecimento...
dá-te por feliz...
tiveste uma boa maq.
tive alguns Toshibas e HPs que duraram menos que a garantia de fábrica...

só mais uma questão..
embora os fabricantes comecem a disponibilizar updates de bios pelo windows...
a mim faz-me "fornicoques"...
Para isso é preciso ter vários cuidados que incluem update ao software de actualização.. desligar todos os serviços não necessários, programas, ..
e mesmo assim....
geralmente apenas faço o download e uso outros métodos para flashar

agora, a temp a partir dos 70º , qq coisa queima... não estou a brincar...
os Intel tem mecanismos internos (Speedstep) que a essa temp, fazem brakes no funcionamento do CPU...
o utilizador nota uma paragem, arrastamento de todo o funcionamento...
sentias tal?
é claro que a bios ao detectar tal, pode mesmo desligar a maq. sem te de dizer nada...

estou convencido que isso era um falso report da bios...

a tua maq. durou muito... vai por mim...
6 anos á algo para ver a qualidade do mesmo... (desconheço se foi várias vezes à assistência ou não)
o teu tinha o quê? um Pentium M 1,6Ghz?
se era, apenas deveria debitar no max 21w...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes