Boas obrigado pela informação.
No entanto os drivers do site são de livre download e sem acordo prévio, mínimo a fazer seria antes do download qualquer acordo ou aviso prévio.
Logo assumo que a actualização nenhum mal faria mas sim actualizaria e garantisse melhor performance, e assim aconteceu até a avaria. Além de ser para a minha série especificamente.
O próprio fabricante facilita aos utilitadores tanto as ferramentas e ficheiros, o que por ínicio faz bem para o people não inventar, por outro lado qualquer um o pode fazer.
È lamentável os casos que tenha havido ou haja, mas é da responsabilidade do fabricante garantir a melhor oferta de suporte e isso implica o que acontece a muitos casos a exclusividade de venda, o que acaba de limitar o mercado, como se percebe, nem por isso é a solução. Noutros casos impera a vertente económica, fornecer um serviço barato como o serviço oficial e nem apostar na formação. Não é nossa culpa (do cliente). Desenrasquem-se é por isso que pagamos o preço que exigem por um portátil de marca, pela qualidade e logo a seguir suporte, os 2 factores mais importantes da escolha, sendo outro a estética, no qual a asus não é a dominante. Quanto ao resto (preços baixos), são meras ilusões, que se pagam caras quando deixa de se tar em garantia, ainda assim quem depende do portátil para trabalhar, mesmo tendo garantia, é um sério incoveniente.
Qualquer um gosta de melhorar as capacidades do portátil sem recorrer a terceiros, muito menos quanto mais pagar por isso (somos tugas ou não ?). No meu caso, nunca tinha actualizado uma bios, mas no caso do asus já muitos programas tinha testado para reduzir a temperatura, mas actualizando a bios foi a minha última esperança. É preferível utilizar o software do fabricante do que outros terceiros, dá nos uma maior confiança e garantias (supostas) de que não avarie ou dê cabo do portátil, supostamente está feito exclusivamente para isso.
Um portátil tem um enorme incoveniente, é quase tudo onbard, ou seja se avaria pouco ou nada se pode fazer, excepto talvez na parte da alimentação (penso eu, não tenho certeza que seja assim para todos). De resto apenas resta a substituição. Não vejo o bicho de 7 cabeças como outros, apenas um puzzle quando se desmonta um. Realmente nesse caso é preferível deixar para um técnico ter o trabalho todo, e justifica-se aí pagá-lo.
SE tivesse dentro da garantia mandava-o logo, mas o asus M6Ne já tem uns 6 anos e não vou gastar dinheiro num portátil que sofre de problemas de sobre-aquecimento (apesar de ser um asus como o m6ne, que não é nenhuma brincadeira, hoje em dia ainda faz frente a muitos outros com orgulho), teria o azar de porem a bios original e voltava o problema de sobre-aquecimento. Não fazia muito sentido, daí ter preferido vendê-lo para peças. Devo relembrar, penso que já o referi, que a temperatura do processador com a bios original oscilava entre os 76 e 87 graus com uma utilização simples, de uso de programa.
O problema é que o uso que se dá aos portáteis de hoje em dia, sem dúvida que não era o mesmo que há uns anos atrás, e o tempo não perdoa, o que implica desgate do material e consequente avaria.
Resumindo, hoje em dia privelegia-se a facilidade de utilização e aplicação e os fabricantes têm consciência que muitos dos seus utilizadores gostam de aproveitar ao máximo dos seus portáteis. O que implica actualizar os seus componentes e software também, livrando-os de possíveis falhas e/ou melhorando a sua performance. Outro aspecto, poderá se clamar como o "click and go". Não é necessário o einstein para o fazer, actualização da bios inclusive, que no site da asus nenhuma nota existe, apenas isto:
http://support.asus.com/technicaldocume ... uage=pt-pt
...
Quanto a actualizar bios, não me pareça que o faça a mais algum se tiver fora de garantia. Ainda assim ... deixa-o fritar ovos que é melhor.
Nada contra a sua opinião que até a um certo ponto tem razão, mas o cliente também tem um ponto de vista.
Obrigado.