Qual Motherboard?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Qual Motherboard?

Mensagempor DarkJR » Sábado Jul 18, 2009 23:13

boas,
comprei o meu sistema novo.. vou todo contente montar tudo, quando o ligoe nada... ligou todas as fans, hdd's, dvd's, fan do cpu roda.. fan da vga roda.. (ambas a uma velocidade muito baixa) mas imagem que é bom tá quieto.. e ao fim de 30s só aparece uma imagem a dizer CPU FAN ERROR e INTRUDER e puff nada mais apareceu até agora.. fiz o teste mais "famoso" e retirei os 4gb de ram e tal não é o meu espanto quando fica tudo mudo.. 0 beeps.. já tirei a desmontei tudo e montei tudo.. só não pude testar o cpu noutro pc.. a noite disseram que podia ser a pilha não acreditei muito na opção mas no desespero lá troquei de pilha e nada.. resumindo Board morta a nascença certo? como tal ao procurar suporte pela Asus e por outros forum notei que têm dado varias barracas.. desde performance muito abaixo do esperado por material igual ao meu e também muitos erros e falhas da propria board e bios. como tal o produto foi comprado na nanos e gostaria de trocar por outra melhor e que tivesse um valor maximo (naquela loja) de 100€ o meu sistema é o seguinte:

PSU: OCZ StealthXStream 600w
MOBO: Asus M4N78 PRO (a tal senhora morta)
CPU: AMD Phenom II X4 940
RAM: GSkill PK DDR2 800 CL4 2x2gb
VGA: Powercolor HD4890 PCS+ 1gb DDR5 (não era para ser ela mas a loja dos pixels fez porcaria e fui obrigado a comprar material noutros locais)

tenho como Caixa a Cooler Master CM690 com +2 fans (120mm e 80mm) tem 2 dvd-rw (1 ide e 1 sata) e tem ainda 2 HDD (1 Ide e 1 Sata), agradeço toda a ajuda tanto para reparar a board como para a decisão da nova e melhor motherboard (que aceite todo o material que tenho pois não vou trocar durante uns valentes tempos)

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor CryptorX » Domingo Jul 19, 2009 0:10

Boas...

- Já verificas-te os encaixes todos... ver se ficou tudo bem assente no devido sitio?

- Montas-te bem o buzzer (nos pinos certos) confirma no manual.

- Desmonta o cpu e verifica se existe alguma coisa nos pinos (pelos, e outros tipos de lixo pequeno que possa impedir o contacto dos pinos), mesmo que não vejas nada dá uma sopradela mas cuidado com as lagostas :mrgreen:
- Experimenta tirar a tua gráfica e vê se com a onboard dá imagem.

- Verifica se a fan do cpu está devidamente ligada no respéctivo encaixe para a fan do cpu na board que normalmente diz "CPU_Fan" ou só CPU mas também pode não dizer nada que se for o caso deves de consultar o manual.

Pode-me estar a falhar alguma coisa mas de momento é o que me ocorre assim de repente.

Cumprimentos
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor DarkJR » Domingo Jul 19, 2009 0:35

CryptorX Escreveu:Boas...

- Já verificas-te os encaixes todos... ver se ficou tudo bem assente no devido sitio?

- Desmonta o cpu e verifica se existe alguma coisa nos pinos (pelos, e outros tipos de lixo pequeno que possa impedir o contacto dos pinos), mesmo que não vejas nada dá uma sopradela mas cuidado com as lagostas :mrgreen:

- Verifica se a fan do cpu está devidamente ligada no respéctivo encaixe para a fan do cpu na board que normalmente diz "CPU_Fan" ou só CPU mas também pode não dizer nada que se for o caso deves de consultar o manual.

Pode-me estar a falhar alguma coisa mas de momento é o que me ocorre assim de repente.

Cumprimentos

caro cryptorX, julgo que seja obvio que fiz tudo isso e mais alguma coisa (senão não tinha testado todo o material :P) acho que nunca tinha estado em tal desespero a olhar para um computador.. eu troquei de tudo, testei de tudo.. cheguei ao cumulo de trocar pilha da mobo e inclusive trocar de monitor! fiz tudo como manda a lei (não tivesse eu tirar um curso e ser tecnico) mas mesmo assim depois de muito ler.. muito tentar.. muito perguntar.. todas as pessoas chegam a opinião que é um doa (dead on arrival) e basicamente a board já tinha dado a alma ao criador quando foi montada.. andava aqui uma pessoa a admirar a Asus e afinal esta trai-me a 3 board que compro da marca xD ainda por cima comprei desta vez um modelo que teoricamente já não é low-budget.... acabei por andar na procura por uma board "suplente" e deparei-me com uma menina chamada GA-MA790X-UD3P da gigabyte que tou a analisar ela a fundo (ter 1 azar é uma coisa, ter duplo azar é para suicidar-me) como tal opiniões sobre ela ou sobre ou qualquer (até 100€ nos nanos).. como tal se testei tudo vais também aderir ao clube do "tá morta"?

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Domingo Jul 19, 2009 2:45

Bem... nesse caso parece que foi mesmo board que foi á vida, ou melhor, que nunca a chegou a ter.

É pegar na factura na board e ir á loja.

Só espero é que não sejas como eu, sempre que compro uma gráfica e chego a casa pareço um puto todo entusiasmado e quando vou para abrir a caixa se tiver uma beca de fita cola num sitio que eu não esteja a ver é para rasgar só mesmo para a tirar mais depressa e pola a funkar o mais rápido possivél. Uma vez fiz isso quando comprei uma X1800GTO que me custou os olhos da cara e quando fui a ver não funcava, fiquei com a placa na mão a olhar para a caixa que estava literalmente desfeita em bocados que vinham desde a porta da rua até ao meu quarto. O que vale é que os gajos só obrigavam a guardar a caixa durante 15 dias para devolução, por isso ainda a consegui devolver passado os tais 15 dias.

Enfim, já tou para aqui a falar demais, vai mas é trocar isso.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor SammySam » Domingo Jul 19, 2009 3:10

DarkJR Escreveu:
CryptorX Escreveu:Boas...

Cumprimentos

caro cryptorX, julgo que seja obvio que fiz tudo isso e mais alguma coisa (senão não tinha testado todo o material :P) acho que nunca tinha estado em tal desespero a olhar para um computador.. eu troquei de tudo, testei de tudo.. cheguei ao cumulo de trocar pilha da mobo e inclusive trocar de monitor! fiz tudo como manda a lei (não tivesse eu tirar um curso e ser tecnico) mas mesmo assim depois de muito ler.. muito tentar.. muito perguntar.. todas as pessoas chegam a opinião que é um doa (dead on arrival) e basicamente a board já tinha dado a alma ao criador quando foi montada.. andava aqui uma pessoa a admirar a Asus e afinal esta trai-me a 3 board que compro da marca xD ainda por cima comprei desta vez um modelo que teoricamente já não é low-budget.... acabei por andar na procura por uma board "suplente" e deparei-me com uma menina chamada GA-MA790X-UD3P da gigabyte que tou a analisar ela a fundo (ter 1 azar é uma coisa, ter duplo azar é para suicidar-me) como tal opiniões sobre ela ou sobre ou qualquer (até 100€ nos nanos).. como tal se testei tudo vais também aderir ao clube do "tá morta"?

darkJr

Off topic:

Eu concordo, e se até trocastes o monitor... suicida-te. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Vtech » Domingo Jul 19, 2009 9:06

Já tentaste ligar isso só com os componentes essenciais e fora da caixa?
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor alr_tech » Domingo Jul 19, 2009 10:50

boas

lembrei-me de uma coisa...
a bios... será que identifica bém o Phenom II?

embora seja difícil de verificar se não tiveres um outro CPU AMD mais antigo, para verificar

isto, antes de se declarar um DOA...

bém, acho que vais ter de fazer um RMA...
com sorte é a bios... e eles fazem o update....
ou dão-te uma nova... :P

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor DarkJR » Domingo Jul 19, 2009 11:40

alr_tech Escreveu:boas

lembrei-me de uma coisa...
a bios... será que identifica bém o Phenom II?

embora seja difícil de verificar se não tiveres um outro CPU AMD mais antigo, para verificar

isto, antes de se declarar um DOA...

bém, acho que vais ter de fazer um RMA...
com sorte é a bios... e eles fazem o update....
ou dão-te uma nova... :P

cumps

a versão da board suporta o phenom II logo de origem sem actualizar a bios, posso tentar a minha sorte com um 4200+.. só para tirar as teimas também nesse aspecto... um dos dados que mais me irrita é sem duvida ter tirado a ram e ela nem apitar 1x.. a tarde já faço o teste e digo algo ;) vtech sim eu desmontei e montei tudo já umas 10x.. acho que nunca tinha praticado tanto nem nas minhas aulas praticas de hardware. cryptorx, sem duvida mas eu desta vez a emoção ficou desligada para ter tudo montado rapido e com segurança para depois deliciar-me com o novo poder grafico :P depois do ultimo teste com o novo cpu posso começar a dar o funeral a bicha e preparar a nova compra.. estou muito virado para aquela Gigabyte.. tem melhores materiais agora resta saber se é uma boa aposta ou não..

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor DarkJR » Domingo Jul 19, 2009 14:32

Novo teste e eish que algo interessante acontece... board volta a levar 30s até dar sinais de vida no monitor.. clico no DEL para ir a bios e para me espanto fica bloqueado novamente -.- faço reboot e volta ao seu estado vegetativo.. alguma solução? é que nunca passei por uma situação desta :S

darkJr

PS: a actualização da bios é feita via floppy e antes do POST?
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Domingo Jul 19, 2009 17:22

boas

nop, a menos que tenha um modo especial de recuperação...
que desconheço actualmente se tal existe...
(antigamente de facto precisavas da bela da disquete)

se retires a gráfica e usares a interna como ficam as coisas?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor DarkJR » Domingo Jul 19, 2009 17:28

alr_tech Escreveu:boas

nop, a menos que tenha um modo especial de recuperação...
que desconheço actualmente se tal existe...
(antigamente de facto precisavas da bela da disquete)

se retires a gráfica e usares a interna como ficam as coisas?

cumps

Não uso a HD 4890 desde a segunda tentativa de tentar resolver o problema do sistema.. desde então usei sempre a onboard.. realmente se eu chegar lá a loja e ele descobrir algum milagre posso a mesma trocar pela tal gigabyte? é que já não desejo esta board por todo o tempo que perdi nela e pelos muitos problemas que encontrei por outras pessoas por este mundo fora. ela a mim parece-me valer o dinheiro (a board gigabyte) resta saber é se realmente e superior a esta asus

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes