OVERCLOCK

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

OVERCLOCK

Mensagempor wyspa » Segunda Ago 24, 2009 18:41

Tenho um dual core E6750 com 2.7GHz, a temperatura dos cores esta sempre a 34º e quando comprei o pc disseram.me que ja vinha preparado para fazer um overclock ( tem 3 ventoinhas ) e eu como nunca fiz gostava de saber se o pc fica muito mais rapido e como se faz .. Nao sei se faltam mais informaçoes, mas se faltarem digam quais que eu respondo .. Obrigado
wyspa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Ago 24, 2009 18:35

Mensagempor lucky » Segunda Ago 24, 2009 22:01

Bem, sim, tens a possibilidade de ficar com uma performance maior com overclock mas convém primeiro leres mais alguma coisa sobre o asunto, aqui no fórum tens alguns tópicos com boas explicações e vários exemplos de overclock, primeiro que tudo lê e pesquisa sobre overckock com sistemas parecidos ao teu, com maior enfase na motherboard, cpu e memórias.

Quando tiveres dúvidas pergunta e diz-nos qual é a tua motherboard e quais são as tuas memórias.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor wyspa » Segunda Ago 24, 2009 22:17

Eu ja tive a ler e alterei o bus speed de 333.5 para 375 alterando a frequencia de 2.66 para 3.0 e alterei a frequencia das memorias para 900MHz e com o cpu a 100% as minhas cores atingiram os 54º e 53º.. E eu nao sei qual e a temperatura normal e gostava que me dissessem, para voltar atras caso seja muito, deixar como esta caso seja o normal ou aumentar ainda mais se possivel .. E gostava que me dissessem tambem se ainda ganho muita mais performance fazendo overclock a outros componentes ..
A minha motherboard e uma ASUS P5K-E as memorias sao 2 de 1Gb e 1 de 2Gb DDR e tinham frequencia de 400MHz que eu alterei para 450 ..
Agradeço a ajuda, obrigado.
wyspa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Domingo Ago 30, 2009 23:25

Especifica os modelos das memórias...

Quanto ás temperaturas em full load do cpu não me parecem elevadas mas também já tive um E6750 clockado para 3.2Ghz e as temperaturas não passavam dos 50ºC em stress tests. Quál é que é o teu cooler?
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor wyspa » Segunda Ago 31, 2009 12:42

Tenho 2 de 1Gb da G.skill e uma de 2Gb que ja vinha com o computador e nao sei quais sao pqe no cpu-z nao diz ..
O cooler e este:
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... REEZER7PRO
wyspa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 31, 2009 13:01

No cpu-z tens um separador a dizer "memory", cliqua ai e tira screenshot...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor wyspa » Segunda Ago 31, 2009 13:08

Imagem
wyspa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor wyspa » Segunda Ago 31, 2009 13:26

Mas olha, eu no topico tinha dito que tinha alterado para 375 mas alterei posteriormente para 400 fazendo os 3.2GHz e alterei a voltagem de 1.35 para 1.4
wyspa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 31, 2009 13:38

As tuas memórias têm CL5 e trabalham a 800Mhz, esses timmings não são dos melhores, agora eu no teu lugar punha ai mais um módulo de 2GB igual ao de 2GB's que tens para aproveitar o Dual-Channel coisa que não estás a fazer com três módulos. Por acaso não me sabes dizer se essas memórias que estás a usar têm Latências iguais? O ideal mesmo era dizeres os modelos tanto das GSKill como da de 2GB's que já vinha com o pc...

btw... quando mudas-te as tuas memórias para 450mhz, na verdade puseste-as a 900Mhz uma vez que são DDR (double data rate), logo é 450x2...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor wyspa » Segunda Ago 31, 2009 13:49

Eu sei que e 900 .. Eu posso po.las a 800, é melhor ?
Quanto a comprar outras, nao tou com ideias de o fazer a nao ser que isso danifique alguma coisa, é o caso ?
As G.Skill sao estas:
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... CL4D-2GBPK
Quanto as outras, so abrindo o pc ..
Queres que veja ?
Tenho quase a certeza que sao estas mas ja nao abro o pc ha um tempinho:
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... 0D2N6%2f2G
wyspa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 31, 2009 14:25

900Mhz é sempre melhor que 800Mhz... e quanto há hipotese de essas memórias poderem danificar alguma coisa podes ficar descansado que não é o caso. Agora reparei que essas GSKill têm CL4 e pelo que vi no screenshot do CPU-Z que postas-te estão neste momento com CL5, isso significa que a tua bios configurou-as para ficarem mais lentas para acompanharem a outra memória de 2GB's que certamente tem CL5, agora não creio que seja essa Kingston que referis-te uma vez que essa tem CL6... enfim, essas GSKill estão a ser prejudicadas pela outra memória que ai tens, agora se vale apena perder algum desempenho e dual channel para ganhar 2GB's... a meu ver é questionavél mas penso que podes deixar assim. Agora penso que seja também de realçar que não só estás, como ainda agora referi, a perder algum desempenho e dual channel, como também estás a usar memória com timmings diferentes que é altamente desaconselhavél por inumeras razões sendo os principais, erros que isso pode vir a causar e instabilidade do sistema, principalmente para quem tem um OC feito, é que pelo que tenho visto, OC's geralmente, têm tendência para trazer á tona problemas e memórias com CL's diferentes é um que está na minha lista negra por muito más experiências como ecrãs azuis constantes... mas há casos e há casos...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor wyspa » Segunda Ago 31, 2009 14:30

Deu.me ecran azul a 1ª vez que as instalei e depois nunca mais me deu e deixei o orthos 4 horas e tbm nao deu erro.. Mas de qqr maneira nao da para configurar os timings individuais de cada uma pois nao ?
wyspa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 31, 2009 14:48

wyspa Escreveu:Deu.me ecran azul a 1ª vez que as instalei e depois nunca mais me deu e deixei o orthos 4 horas e tbm nao deu erro.. Mas de qqr maneira nao da para configurar os timings individuais de cada uma pois nao ?

Devias era deixar o memtest86 a correr durante uma noite e ver se isso te dá erros... Quanto á possibilidade de configurar os timmings manualmente até dá mas eu nunca o fiz por isso não me sinto há vontade para comentar, ainda para mais porque nunca tive necessidade de o fazer...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor wyspa » Segunda Ago 31, 2009 18:08

Eu tava agora mesmo a correr o orthos, e a mesma coisa ou corro antes esse ?
Abri agora o pc e reparei que tava cheio de pó, ja nao o limpava quase ha 1 ano e acredito que estivesse a aquece.lo um pouco mais, afinal as outras memorias sao da silicon power e sao CL 5.
Depois quanto liguei de novo o pc, o OC ficou default, ou seja fiquei sem OC e voltei a por o fsb para 400 e a voltagem para 1.4; depois nas memorias queria por 900MHz que era o que tinha mas so dava 800 ou 960; tentei 960 mas deu ecran azul e depois deixei a 800 com os timings 5 5 5 18 .. Deixo estar assim ou devo mudar alguma coisa ? Dscpa la tanta pergunta
wyspa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 31, 2009 18:53

Corre antes o memtest86+, deixa-o a correr quando te fores deitar hoje há noite para ele ter tempo sufuciente para implicar com as memória... quanto ao OC ter ido á vida... Se eu fosse a ti primeiro limpava muito bem isso ai por dentro, principalmente gráfica, cpu e fonte mas preferencialmente tudo. Depois voltava a fazer o OC para 3.0 / 3.2 Ghz e deixava as memórias a 800Mhz. Se quiseres puxar mais por elas vais ter que falar com outro membro aqui do fórum que perceba mais de OC que eu. Quanto ás voltagens, eu já tive um E6750 clockado para 3.2Ghz com um FSB de 1600Mhz e não mexi nas voltagens, não sei se será necessário mas também penso que será melhor colocares essa questão aos mais entendidos... há por aqui bastantes.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante