Selecção Nacional Portuguesa ou Selecção Luso-Brasileira?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

A Selecção nacional deveria ser constituida só por PORTUGUESES?

SIM
29
67%
NÂO
14
33%

Total de votos : 43

Selecção Nacional Portuguesa ou Selecção Luso-Brasileira?

Mensagempor cyberj » Segunda Set 07, 2009 9:28

Bom dia Pessoal;

Depois da desgraça de Sabado... acham que vale a pena ter tanto Zuca na Selecção????

Será que vale a Pena tentar ganhar a qualquer custo, e disvirtualizar completamente a Selecção?

Na minha opinião não! qualquer dia mudam o Hino nacional para:

Herois do Mar,
Nobre POVÃO,
Nação Valente e invadida por Brazileiros...
Levantai hoje de novo..
O Esplendor de Brazil...

Poupem-me... serio, já não basta a invasão que estamos a sofrer, que ainda perdemos a nossa propria Selecção nacional...

Eu ouvi no outro dia na televisão um comentador a dizer que o Lieson é PORTUGUÊS igual aos outro, só não pode candidatar-se a Presidente da republica...

Se não pode ser presidente da republica, é Porque não é PORTUGUES, por isso não pode representar Portugal.

Sei que este post pode parecer um pouco radical e quase xenófobo... mas casa vez mais acho que estamos a perder a nossa propria identidade...

Como disse uma vez Luis Figo, a referir-se ao Pepe...

"Não Basta saber cantar o Hino, é preciso Senti-lo!"

E SÓ OS PORTUGUESES O CONSEGUEM SENTIR! SÓ OS PORTUGUESES PODEM SABER O QUE SIGNIFICA "LEVANTAI HOJE DE NOVO O EXPLEDOR DE PORTUGAL!
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor ReDsOuL » Segunda Set 07, 2009 10:32

Boas.
Antes de mais...so ha 3 jogadores brasileiros na SN. Nao acho que seja muito...ha sim que impor limites. Isso sim!
Quanto ao facto de sentirem ou nao o Hino...acredito que alguns o sintam mais que muitos portugueses de gema...
Acho que se esta a criar um grande filme a volta de tudo isto!
Mais uma coisa...nao estou a ver qual a relacçao do jogo de sabado com os jogadores naturalizados portugueses...

Cumps
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor alr_tech » Segunda Set 07, 2009 11:17

boas

posso até concordar contigo..
e talvez estejamos a ser invadidos por estrangeiros em nome do lucro fácil.... baixos ordenados, o que aumenta em muitas áreas o desemprego de portugueses com baixa escolaridade....

mas, verdade seja dita...
a maioria dos tugas habituou-se à modorra....
devagarinho se vai ao longe....
o que venha atrás fecha a porta e etc...

afinal a CEE mandava para cá milhões.... caiam no colo de parvalhões, que trataram logo de esbanjar.... casas... carros.. luxos ...
é claro a especulação cresceu exponencialmente...

agora, que a torneira fechou.... querem manter a todo o custo a mesma coisa....
e a maioria contente... desde que dê para o carrito, copos, e outras coisas...
lutar, refilar em conjunto ‘tá quieto.... um curso... isso é para os papalvos.....

eles no Brasil estão a habituados a lutar, se não tiveres algo para mostrar ao patrão, alguém há-de aparecer com mais e não vão em conversas...

o mesmo se passa no Futebol....
os génios da bola, não aparecem por se esfregar uma lâmpada...
mas, sim através de dedicação...
trabalho, suor e dor...
tb fazem ronha, mas, isso há em todos os povos...
um Ronaldo surge, porque o dito se dedicou e trabalhou..

agora vai ver a maioria dos nossos astros e vê como treinam e estão concentrados?
vai ver quantos interrompem os treinos para atender o tele, ou um compromisso publicitário...

uma equipa é algo que demora tempo a formar, todos se tem de entender...
um treinador novo demora tempo a implementar-se...
e penso que os brasileiros que jogaram dedicaram-se...
só que ainda não existe uma equipa que se conhece em campo...
e rasgos de genialidade não fazem uma equipa...

e penso que o nosso futebol de profissional, só tem os altos ordenados...

para haver bons jogadores, é preciso formá-los desde pequenos, física e psicologicamente...
e não é fácil, é muito duro...

mas, o laxismo instalado... não ajuda.. pelo contrário.

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor fsfan » Segunda Set 07, 2009 14:42

ReDsOuL Escreveu:Boas.
Antes de mais...so ha 3 jogadores brasileiros na SN. Nao acho que seja muito...ha sim que impor limites. Isso sim!

Pois, mas a partir do momento em que começaram, é difícil de arranjar desculpas para não deixar entrar mais ninguém.

Eu acho que se é nacional é nacional mesmo, com os naturais do país. Ou então criem também selecções com os que jogam no país...

Com tanta naturalização, o futebol de selecções está a ficar completamente descaracterizado, e Portugal não é o único.
fsfan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 01, 2006 9:14

Mensagempor PsicoPete » Segunda Set 07, 2009 15:22

Isto faz-me lembrar o sketch do Marcelo Rebelo de Sousa acerca do aborto: "É proíbido, mas pode-se fazer..." Aqui.

"Os Portugueses podem ser presidentes da República, mas estes são portugueses mas não podem ser presidentes da República..."

Como se pode considerar Portuguesa uma pessoa que a 1ª vez que ouviu falar de Portugal foi quando lhe perguntaram se queria vir jogar para o clube A ou B que ficava num país lá na Europa? Ou cujo o único motivo para se naturalizar foi o de poder jogar na Selecção "Nacional" e consequentemente ter mais projecção internacional pois nos seus países de origem não o conseguiriam? (Sim, porque nenhum dos naturalizados "calçava" nas suas selecções de origem.)
E ainda invocam o interesse Nacional para acelerarem o processo!!!

Conheço um ditado antigo que diz "Com as calças do meu pai eu também sou um Homem", e penso que é isso que está a acontecer aqui, ou seja, queremos ser bons com as "armas" dos outros em vez que aproveitarem o melhor que temos por cá e sermos o melhor possível mesmo que não sejamos os melhores do mundo.

Qualquer dia temos o Lichtenstein a ser campeão do mundo de futebol com 11 naturalizados. :lol:

Não sou um grande Nacionalista mas tenho a sensação que estamos, como em tudo o resto, a abrir precedentes perigosos para a política de naturalizações.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Rguedes » Segunda Set 07, 2009 16:07

Sera que o C. Ronaldo sente mais o hino do que o Deco ou o Pepe ? nao me parece...
sendo ele Portugues de raiz....
Rguedes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 13, 2005 10:47

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Set 07, 2009 16:32

Eu não vejo problema na politica de naturalizações.. Vejo um problema na política de formação dos clubes portugueses que não conseguiram formar em vário anos um avançado melhor do que o Liedson. Tudo bem que o rapaz dá uns toques na bola, mas para ser um Ibrahimovic, ou um Torres, ou um Rooney falta-lhe bastante.
O mesmo se aplica ao defesa esquerdo.. De tempos a tempos aparece um Dimas, um Rui Jorge, um Nuno Valente, jogadores competentes e regulares mas que não são estrelas. Se bem que é verdade que nesta posição a regularidade é talvez mais importante do que a qualidade técnica.

Mas depois olhamos para o futebol português, principalmente para os 3 grandes que são quem normalmente cede jogadores às selecções e com justiça porque são estes os jogadores com mais experiência internacional.. Se olharmos, há 2 pontas de lança portugueses e são ambos suplentes. E há um defesa esquerdo português que tem 20 anos ou coisa que o valha. Há mais um ou dois por lá mas são terceiras opções.
Com esta realidade que outras opções temos senão naturalizar? Temos muito bons médios, pois temos.. Temos muito bons centrais também.. No entanto o Costinha deixou saudades e depois o Petit também. O Maniche idem.. E nisto o Scolari tem muita culpa porque ao manter aquele espírito de clube que tanto gabava, de manter aquele núcleo de intocáveis acabou por retardar a evolução natural durante 6 anos. Alguns jogadores deviam ter sido melhor explorados a nível de selecção e de clube e ninguém está a fazer nada para que isso aconteça. Olhando para o lote de seleccionáveis hoje, a escolha é miserável. Os guarda-redes são medianos, os pontas de lança são poucos e de fraca qualidade. Temos bons centrais e bons médios mas os poucos laterais direitos bons que agora temos também estão em baixo de forma, apesar de correrem muito.

Falando concretamente das naturalizações, o Pepe esteve vários anos em Portugal, o Deco idem. Tudo bem que lhes deu jeito, mas qualquer um deles tem qualidade para jogar na Canarinha. E estou convencido que o Deco seria convocado, depois de ser campeão europeu de clubes. Já o Liedson é claramente conveniência, mas é mutua. Não há nenhum avançado português com a qualidade/eficácia dele, porque até considero o Nuno Gomes melhor para o 4-3-3 que a selecção usou durante tantos anos.

Eu não quero julgar quem não conheço.. Não faço ideia se eles se sentem ou não portugueses. De qualquer forma eles possuem dupla nacionalidade, não trocam de nacionalidade.. Portanto até se podem sentir portugueses e brasileiros que não me importa.

E o modelo das competições nacionais é uma palhaçada, o Mourinho tem razão. Eu sou futebolista de quintal e enquanto miúdo também era um sonho jogar pela selecção, mas também tenho que me meter na pele dos jogadores profissionais. Independentemente do dinheiro que eles ganham ou deixam de ganhar, acho estúpido estar a prejudicar os jogadores e os clubes com viagens e 5 dias com treino diferente para fazer um jogo inútil contra o Lichtenstein ou o Luxemburgo. Acho também estúpido que se falam 2 jogos no fim da época desportiva quando os jogadores já passaram o pico de forma e depois fazer outra jornada no inicio da época desportiva quando muitos jogadores andam ainda a adaptar-se ao novo modelo de jogo dos respectivos clubes ou aos novos companheiros. Treinam-se 2 ou 3 dias com os novos companheiros, a jogar em posições e sistemas que não lhes são tão familiares e andam 10 milhões de bananas (nós) a acreditar que de facto é possível fazer alguma coisa com uma selecção nestas circunstancias.

Isto devia ser tudo reconsiderado. É preciso escolher um modelo competitivo melhor e mais realista. Neste momento não acredito que Portugal vá ao mundial mas não acho que o Gana (que já garantiu o apuramento) ou a Austrália/NovaZelândia tenham mais qualidade do que a Selecção Portuguesa.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Azarael » Terça Set 08, 2009 0:51

Eu não vejo problema na politica de naturalizações..

É mau precedente*. Por exemplo, vamos imaginar que até havia um avançado tão bom ou melhor que o Liedson para ocupar a posição que não necessitasse de naturalização . O Liedson teria sido naturalizado ?
As selecções nacionais e clubes de futebol são coisas bem diferentes...

*Ainda me lembro de ter visto um jogo da Alemanha em que mais parecia da Polónia, porque quase metade dos jogadores em campo eram polacos naturalizados...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Bad_Cop » Terça Set 08, 2009 1:29

Repara que temos meia dúzia de naturalizações.. E também só falamos dos brasileiros.. Ignoramos os Cabo-verdianos (Nelson e Nani), ignoramos o Obikwelu, ignoramos os jogadores da selecção de basket (actualmente não sei, mas à uns anos tinha-mos lá alguns americanos)..

Repara que o problema da falta de jogadores não se resolve no imediato.. E num país que não aceita ficar de fora mesmo quando tem várias posições com maus jogadores..
E não estou a dizer que se deve ir buscar jogadores como nos clubes.. Mas também não acredito que os jogadores encarem este assunto de animo leve, que para eles seja apenas ganhar protagonismo.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Azarael » Terça Set 08, 2009 10:15

As outras nem me chamam à atenção, mas esta do Liedson é mesmo tipo contratação de clube de futebol que é o que me faz alguma confusão e nem tanto poderem-se naturalizar...
Pá, quando não se tem selecção para ir a mundial, bem, não se vai. É pena, mas pronto. :(
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Rguedes » Terça Set 08, 2009 13:23

lembro-me por exemplo o caso do Eusebio... não era Portugues de sangue... era angolano vindo das ex colonias...
Isso das naturalizações sempre houve, e o maior exemplo e a selecção da França, ta cheia delas...
eu acho sim que estao a ser um bocado racistas , porque desde que um cidadao esteja ca 5 anos ou mais, tem todo o direito de se naturalizar... como tantos outros...
O derlei foi um exemplo, naturalizou-se mas não foi por querer representar a selecção, naturalizou-se como cidadao Portugues...
Sim, o Grande problema disso foi um certo selecionador chamado Scolari, que para alem de destruir o ambiente de balneario... tb destruiu a relação entre a selecção e clubes... e destruiu a formação, e agora isso requer anos de formação, nao vai ser facil começar tudo de novo...
Pelo menos o Porto ja formou um central bastante interessante pelo que vi... o Andre Coelho... mas a ver vamos
Deco, Nuno Gomes, C. Ronaldo, Tiago... nao vao durar para sempre e se falharmos o Mundial, muitos deles ja não vao estar na selecção no Euro 2012 ... da que pensar...
Rguedes
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fsfan » Terça Set 08, 2009 13:39

Rguedes Escreveu:lembro-me por exemplo o caso do Eusebio... não era Portugues de sangue... era angolano vindo das ex colonias...
Isso das naturalizações sempre houve, e o maior exemplo e a selecção da França, ta cheia delas...
eu acho sim que estao a ser um bocado racistas , porque desde que um cidadao esteja ca 5 anos ou mais, tem todo o direito de se naturalizar... como tantos outros...

O Eusébio é de origem moçambicana. E na altura Moçambique era uma colónia portuguesa, portanto para mim esse argumento não serve.

Não estamos a discutir naturalizações (digo eu), somente as que são feitas por conveniência, com especial ênfase no futebol, mas também no desporto em geral.
fsfan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 01, 2006 9:14

Mensagempor Azarael » Terça Set 08, 2009 13:43

lembro-me por exemplo o caso do Eusebio... não era Portugues de sangue... era angolano vindo das ex colonias...

Ai essa memória... o Eusébio nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo), em Moçambique nos anos quarenta, e foi jogar para o Benfica e na selecção nos anos 60. Ou seja, só, muito tempo depois, em 1974 quando Moçambique deixou de ser Portugal é que até se podia fazer perguntas (se bem que não façam grande sentido...) quanto à nacionalidade do Pantera Negra.

EDIT:

Não estamos a discutir naturalizações (digo eu), somente as que são feitas por conveniência, com especial ênfase no futebol, mas também no desporto em geral.

+1
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor cyberj » Terça Set 08, 2009 13:59

Azarael Escreveu:

Ai essa memória... o Eusébio nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo), em Moçambique nos anos quarenta, e foi jogar para o Benfica e na selecção nos anos 60. Ou seja, só, muito tempo depois, em 1974 quando Moçambique deixou de ser Portugal é que até se podia fazer perguntas (se bem que não façam grande sentido...) quanto à nacionalidade do Pantera Negra.

EDIT:

+1

Nem mais.... Inclusive no outro dia falei com um jurista a cerca do Eusébio.

Resposta: O Eusebio nasceu em Portugal, é tão Português como o CR9 ou o Pauleta....

Ninguem diz que os Zucas, ou africanos não se podem naturalizar... mas uma coisa é naturalizarem-se, outra completamente diferente é jogarem na Selecção Nacional!!!!

Olhem por ex. o caso do Deco... teve meia duzia de anos em Portugal, agora se for preciso nem casa cá tem e joga na selecção... qual é a logica disso?
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Rguedes » Terça Set 08, 2009 14:31

O Deco tem casa... em Leça...
Rguedes
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Conversa da treta