Os i7 920 e 950 só correm as memórias (de origem) até 1066Mhz isto por causa do multiplier que usam de 20x133 (920) e 23x133 (950). Se quiseres po-las mais rápidas terás que aumentar a frequência do multiplier para 166 se quiseres as memórias a 1333 e para 200 se as quiseres a 1600. Eu tenho 3 módulos da corsair XMS3 a 1600Mhz com CL8 e quando montei este sistema reparei que elas ficaram a 1066Mhz mas as latencias manteram-se em 8 e creio que o meu caso não seja excepcional. Penso que o ideal, se optares por um i7 e não quiseres tar ai com grandes OC's, sera comprares um kit 3x2GB's a 1333 com as latências mais baixas que encontrares (se o preço for razoavél), quanto a essas OCZ que referiste são mesmo muito boas, 1600Mhz com CL7, mesmo a correrem a 1333Mhz não te vão desiludir em absolutamente nenhum aspecto e acredita que se fores por essas tens memórias para tudo o que quiseres á vontadinha para uns bons anos. Se quiseres mais informações sobre as memórias mais adequadas para i7's e como jogar com as suas velocidades vê isto aqui...
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=70137
Se reparares no meu post vais ver como eu tinha exactamente as mesmas duvidas que tens agora, e logo no segundo post tens uma explicação de como elas funcionam e como jogar com as velocidades. É que existem algumas manhas a ter em atenção como por exemplo... se não quiseres clockar o CPU mas quiseres as memórias mais rápidas podes diminuir o nº de multipliers e aumentar a sua frequência de modo a obteres a velocidade de origem do cpu mas com memórias mais rápidas, a manha aqui é que o nº de multipliers do CPU é altamente recomendavél que seja superior ao dobro de multipliers das memórias (multi ram) que de origem é 8, logo de se este multiplier se manter o multiplier de cpu nunca deve de ser inferior a 17. Lê o post se quiseres saber mais ou se tiveres alguma questão a qual eu não tenha respondido é só perguntares.
Quanto aos i5 não me sinto á vontade para te ajudar em relação ao funcionamento das memórias, pois ainda não me informei muito bem sobre isso. Mas se eu fosse a ti talvez optasse pelo i7 920 uma vez que tem um preço equiparavél ao i5 860 e no que toca a motherboards já as arranjas a cerca de 160E para os i7 o que faz com que um sistema baseado num socket i7 com um 920 não fique muito mais caro que um i5, julgo que a diferença no que toca a board e cpu entre o i5 860 e i7 920 não chegue a 20~30E e assim ficas com triple channel, já vi até posts noutros foruns em que diziam que entre o i5 860 e i7 920 e as respectivas boards o i7 ficava meia duzia de euros mais barato, mas é claro que quem opta por um i7 vê-se obrigado a comprar o kit triple channel que fica mais caro se quiser tirar partido das qualidades que fazem os i7 serem considerados hi-end enquanto os i5 são mainstream.
Anyway... se tiveres duvidas posta ai que eu ajudo no que puder...
Cumps