Será Virus?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Será Virus?

Mensagempor BACKOFF » Quinta Set 10, 2009 1:44

Boas pessoal, a 2 dias atraz, o meu computador começou a ficar mais lento, tambem ja estava muito carregado, e decidi formatar. Ate aqui tudo bem, instalei Windows XP, instalei drivers, os jogos que costumo jogar e só ! Depois pensei em instalar tambem um antivirus, (normalmente não uso) mas pela segurança disse que instalava o Kaspersky. Fiz download do Kaspersky, instalei, meti uma key, deu para 5 minutos, depois bloqueiou-me a key. Eu com isto, desinstalei o antivirus e nao instalei outros. Passou um dia, no dia a seguir, começaram a aparecer os problemas. Um deles era que a internet desligava sozinha, isto nunca me aconteceu. Ok, tudo bem, podia ser uma falha deles. Segundo problema que vi, foi que ao entrar numa pagina de internet qualquer, a pagina apareciame em branco e a dizer o (Sem Titulo). O PC ficou outra vez lento, (ps, isto só num dia), e pensei que fosse um virus qualquer, e decidi formatar outra vez, isto foi hoje, a uma hora atraz. Agora esta pior ! Ja consigo aceder a internet, um pouco mais que normal, mas tenho outros problemas. 1º Não consigo instalar nenhum antivirus, nem antispywares, nem antimalwares, nem nada. 2º Ao carregar, Ctrl + Alt + Deleet dizme "O Gestor de tarefas foi desactivado pelo administrador", ok, li umas postadas no forum, e vi como se resolvia o problema, mas ao carregar no ficheiro .reg, dizme "O Gestor de registo foi desactivado pelo administrador". Mas ao final, consegui carregar os 2 ficheiros, taskmanager.reg e regtmcmdrestore.vbs, e consegui entrar no "Executar" em regedit para editar o tal, so que ao seguir de fechar aquilo, ao tentar entrar outra vez, diziame a mesma coisa "O gestor de registo/tarefas foi desactivado pelo administrador" (acabando de configurar aquilo para estar activado). Reniciei o PC varias vezes, tentando varias formas, mas nenhuma dá !
Tentei instalar, Kaspersky outra vez, Avira, Avast, AVG, McCAffe, e outros por ai fora, iniciava o .exe, alguns deles deixavame carregar no butao "Seguinte" mas nem começava a instalar, desaparecia logo a janela com a instalaçao. Isto fazia em todos os antivirus, alguns ate deu pa instalar ate metade, depois desapareciam, outros quase ate ao final e depois desaparecia. Bem nao sei, talvez nao expliquei o problema como deve ser, mas espero que alguem me compreenda.

Peço desculpa pelo "testamento"

Caracteristicas do PC (caso precisarem)
Windows XP Professional Versao 2002, SP3
Pentium IV 3.00 ghz
2 GB Ram
Placa Grafica Nvidia 6200 256MB
1 disco com 80 GB dividido em 2as partes 40GB com windows 40GB para ficheiros aparte.
1 disco 500GB dividido em 4 partes.

Digo isto dos discos, porque talvez o virus pode tar numa das partições, porque o disco C: que é o do windows ja foi formatado 2as vezes, e o problema ficou na mesma
BACKOFF
Novato
Novato

Registado: Quinta Set 10, 2009 1:26

Mensagempor nervaise » Quinta Set 10, 2009 2:33

Boas!

Pela descrição que forneceste parece mesmo um vírus, e se tens mais uma partição podes ter a certeza que eles não se ficam só pela partição do windows, a minha recomendação é se tiveres um segundo disco rígido ai, mesmo que seja pequeno (tipo 10 ou 20 GB), desligas o outro disco (de 500GB) e ligas esse, instalas o S.O. e um antivírus, e reinicias o pc com os 2 discos rígidos ligados (arrancando com o S.O. do disco mais pequeno, claro). Em seguida é só correr o antivírus e rezar que ele te apanhe todos os bichinhos.

Se não tiveres um disco rigido e tiveres uma pen usb com alguma capacidade, podes tentar instalar um S.O. na pen, mas não sei se a tua motherboard é compatível, nem se consegues fazer a instalação do xp na pen com o teu pc assim...

Possivelmente, poderá haver outras formas de contornar esta situação, mas não as conheço neste momento... Talvez alguem aqui no forum tenha outra solução mais viavel...

Boa sorte :)
nervaise
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Set 03, 2009 22:47

Mensagempor alr_tech » Quinta Set 10, 2009 9:18

boas

de facto parece.... assim, à primeira vista que tens aí um problema bichoso..

poderão ser problemas de hardware...
mas, vamos testar...

bém...
aqui... há uns tempos existiam AVs online que desinfectavam as viroses...
mas, o pessoal servia-se disso, para tratar o problema....
e nunca compravam nada...

é claro, os vendedores mudaram a coisa....
agora, geralmente testam e indicam o que se passa....
desinfecção pagando....

mas, alguns ainda tem uma salvação....
um live CD que é iniciado quando se liga...
como contra, nem sempre está updatado....
mas, serve numa primeira fase...
penso que o Panda e Karpersky tem desses CDs..
se há outros postem..

pesquisa...

arranja um live CD de linux e monta as partições e procura por :
autorun.inf ou ini...
tudo o que seja *.inf ou *.ini e esteja na raiz das drives (ex.: d:\autorun.inf) é para apagar...
só deixa ficar ou edita e verifica, ex.: se tiveres cópias de CDs num dir qq...

se tiveres os originais (CDs ou DVDs) apaga tb (a cópia toda do HD), pois tem exe e podem estar infectados...

idem para as pens!!!, se tiveres um CD que criaste com updates e drivers, testa tb...
se por acaso não tens outra maq, aconselho a rejeitares aquilo que fizeste download...
usa o teu live CD de linux para recuperares tudo (SP2 (se necessitares), updates, drivers, AVs e antiadware e updates para os AVs) e guardares numa PEN ou num CD, que recomendo, a menos que tenhas uma pen com interruptor..
(se tiveres outra maq. instala AVs e antiadware, vê na entrada “Segurança”...
corre-os e depois arranja novos updates...)

resumindo: se tinhas usado uma maq. infectada para o download dos updates, estes estão infectados...
logo terás de arranjar substitutos...

corre o teu CD live de antivirus/antiadware...
apaga todo o lixo que ele encontrar...

Quando terminar, com o live CD de linux, (gparted) apaga a partição do c: onde geralmente está o windows, cria de novo e formata...longa sempre, nunca a rápida...

torna a instalar o XP, desta vez desligado da NET... importante...
torna a apagar e recria o C:, usa a formatação longa não a rápida...
(se o teu XP não tiver pelo menos o SP2, tens de o instalar)
só voltas a ligar, depois de activada a firewall, instala o AV e antiadware...
depois de instalados os SPs, drivers, AVs, etc
desligas o recovery..
corres os antivirus, antiadware (não esquecer de verificar as drives todas)... limpas tudo o que ele encontrar...
repetes, novamente em Safe Mode...

se não aparecer mais nada, ligas a internet, fazes os últimos updates...
repetes a dose...
deves ter sempre pelo menos um AV activo, a firewall...

um dia por semana, corre o AVs e os antivirus...

bom trabalho…

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor nervaise » Quinta Set 10, 2009 12:37

Boas!

Estive a pesquisar mais um pouco e podes fazer um scan antivírus com o trend micro antivírus online, é uma boa solução e permite apagar os vírus caso detecte algum (aqui http://housecall65.trendmicro.com/ )no entanto, o teu browser tem de ter o java activo... fica mais esta sugestão :P
nervaise
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Set 03, 2009 22:47

Mensagempor BACKOFF » Quinta Set 10, 2009 13:39

nervaise Escreveu:Boas!

Estive a pesquisar mais um pouco e podes fazer um scan antivírus com o trend micro antivírus online, é uma boa solução e permite apagar os vírus caso detecte algum (aqui http://housecall65.trendmicro.com/ )no entanto, o teu browser tem de ter o java activo... fica mais esta sugestão :P

Muito obrigado, eu não tenho assim muito tempo para fazer pesquisas, por causa do trabalho, obrigado pela ajuda.

Ja tentei ontem procurar um antivirus online, mas todos davam erro na pagina. Mas nao tenho ainda o javascript instalado, talvez seja por isso
Agora, so sair do trabalho, e experimentar as vossas soluçoes, ver se resulta
BACKOFF
Novato
Novato

Mensagempor _black_bird » Quinta Set 10, 2009 17:56

E que tal usares o hiren's boot cd que tras já um ou dois antivirus (não me lembro agora de cabeça).
Aquilo basta gravares para um cd, arrancares por boot cd-rom e .... o resto vês logo!
Se não limpar ao menos ficas a saber o nome do virus, depois basta pesquisares na net um programa para limpar o mesmo (falo em programa, mas sem instalação, é um exectuvel apenas destinado a limpar um virus especifico).
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jan 17, 2003 22:06

Mensagempor BACKOFF » Sexta Set 11, 2009 9:36

_black_bird Escreveu:E que tal usares o hiren's boot cd que tras já um ou dois antivirus (não me lembro agora de cabeça).
Aquilo basta gravares para um cd, arrancares por boot cd-rom e .... o resto vês logo!
Se não limpar ao menos ficas a saber o nome do virus, depois basta pesquisares na net um programa para limpar o mesmo (falo em programa, mas sem instalação, é um exectuvel apenas destinado a limpar um virus especifico).

Ñ sabia deste executavel, mas hoje de manha por volta das 3, desliguei o disco de 500MB deixei o de 80 GB, juntei as 2as particoes que estava no de 80, e instalei o "Windows Gamer nVidia", costumo jugar uns jogos, e como nao tinha outro windows, e nao podia sacar outros, nem gravar num cd/dvd, experimentei esse. Pelo menos o virus ja nao me parece estar activo nesse disco de 80, consegui instalar o Avira antivirus, meti para trial 30 dias, instalei um adware, agora quando chegar a casa do trabalho, vou ligar o disco, e ver se encontro o virus.
Apteceme darlhe tanta porrada ! :p
BACKOFF
Novato
Novato

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes