Infrigir a regra ou nao....kestao de portugues ou bom senso

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Infrigir a regra ou nao....kestao de portugues ou bom senso

Mensagempor Agassi ABIT AI7 » Quarta Set 16, 2009 0:16

Bouas!!!
Bem nao sabia onde colocar bem este assunto.......é sobre as regras do forum....fui a parte das regras mas n me era possivel abrir um topico para debater o assunto.....e por isso achei que o sitio menos mau seria aki.

Vejo montes de malta a perguntar que sistema ou grafica COMPRAR até determinada quantia........até eu proprio ja perguntei.......portanto se tou interessado em comprar é normal que goste de ouvir uma opiniao....sobre o assunto.
Por um topico destes nc recebi votos negativos nem vi ninguem a receber.

à cerca de meia hora atras abri um topico sem estar a vender nada em concreto mas sim a pedir opiniao do valor de algumas peças no actual mercado......para ficar esclarecido......e recebi logo pontos negativos por isso.....bem limitei me a apagar a mensagem......antes que viesse alguma tempestade.....

Mas sinseramente se peço opiniao para comprar até determinados valores.....tb posso pedir uma opiniao do valor das peças para as VENDER.

Se recebo pontos negativos de uma coisa tb devo receber da outra ou entao nao devo receber de nenhuma. Nao só eu mas eu e todos os outros. Portanto se um assunto ker dizer vender mesmo que nao esteja a vender nada em concreto, o outro tb ker dizer compras mesmo que nao esteja a comprar nada em concreto mas estou a pedir uma opniao por preços de um pc ou grafica logo isto tb pode estar a infrigir a regra COMPRAS / VENDAS dado que tou interessado em comprar algo.

Nao sei se me fiz perceber......mas espero que sim.
Outro assunto é que qd se dá pontos negativos deveria de aparecer tb os seus autores........para nao ser so carregar no botaozinho e nao se vê kem foi........sem qq tipo de justificaçao por parte da pessoa que votou.

Portanto se eu infrigi a regra por pedir uma opiniao do valor de um sistema para vender........eu e muitos tb ja infrigimos a regra quando estamos a perguntar por sistemas para comprar dado que comprar e vender é a mesma coisa....só que quando compramos ou vendemos so mudadmos de um lado para o outro......

cumprimentos
Core 2 Duo E6400 @ 2.40 Ghz
Abit AW9D-MAX
3Gb DDR2 800mhz Kingston
XFX GeForce 7900gt 256 MB ddr3
LC Power 600 watts
Asus Xonar DX
Super Flower SF-561T2-S
Agassi ABIT AI7
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 20, 2006 0:07

Mensagempor madboy » Quarta Set 16, 2009 0:45

Não fui eu que te dei os pontos negativos (ainda lol), mas podes consultar:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=21212

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?p=238498

Cumps!
CoolerMaster Centurion 534 +Plus / LC Power 550W Silent Giant GP
Intel Core 2 Duo E8200 / Cooler Master Hyper TX
Gigabyte GA-965P-DS3 Rev.3.3 / Team Elite 2x1GB PC5300
ECS 9600GT 512MB / Seagate 250GB SATA2 7200.10
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 05, 2005 1:05

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Set 16, 2009 0:47

As regras estão lá e são claras. Não há compras e vendas aqui e só faz sentido perguntar o valor do teu material se for para o vender.

Perguntares sobre qual a melhor compra para determinado valor não tem nada a ver com isso, na minha opinião. Trata-se de comparar hardware da mesma gama de preços e, acima de tudo, de material novo.

Quanto aos votos vermelhos, quem acha que está em desacordo dá vermelho, quem acha que levou vermelho injustificadamente dá verde. Parece-me simples e justo. E não é preciso andar a identificar quem dá ou não, não interessa. Se não concordas com as decisões da comunidade contactas um moderador.

Já agora, o sub-fórum ideal seria o comentários e sugestões.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor pedrolm » Quarta Set 16, 2009 8:32

As regras estão lá e são claras. Não há compras e vendas aqui e só faz sentido perguntar o valor do teu material se for para o vender.

Concordo com as regras, no entanto não creio que tenha feito nada de mal...Sendo óbvio que está a perguntar o valor para vender, não o está a fazer aqui no forum...

Não está a infringir nenhuma lei se vender o material dele, e está no seu pleno direito de o fazer, pelo que creio que desde que seja somente um pedido de informação, não vejo nenhum mal.

Anyway, é só a minha opinião, e se os moderadores acham que era contra as regras, acho bem que sejam cumpridas, apesar de neste caso não achar que tenha sido incumprida alguma.
pedrolm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mai 11, 2005 17:51

Mensagempor alr_tech » Quarta Set 16, 2009 12:11

boas

a minha opinião é muito simples em relação a isto...

num post, uma coisa é indicar uma referência a uma casa comercial, em que o problema directo é a publicidade que se faz a esta...
tipo a casa X tem o preço Y...

este caso pode entrar na área cinzenta...
afinal está-se indicar, ou não (às vezes arredondamos valores), um preço feito por uma determinada casa, porque é nesta onde encontrámos o preço mais barato..
à luz da regra, estamos a publicitar... logo infringimos...

eu digo cinzenta, pois não considero que os seus autores estejam a querer ter lucro directo com a msg...
afinal, muitas vezes referem ainda outras firmas...

outro caso, é um post publicitar directamente, Xs produtos e indicar/promover determinadas acções, que de outra maneira só seriam possíveis como publicidade paga.. (que este site necessita para sobreviver..)
para mim, é cartão vermelho.. afinal só o anunciante obterá lucro com a msg...
para mim este caso não tem outra interpretação...

agora o caso de uma pergunta do tipo quanto vale o produto X...
muitas vezes, já ultrapassado..
mais uma vez considero que entra na área cinzenta...

afinal não está pedir nada, a não ser um valor possível...
desde que não haja uma evolução ....
que indique um negócio directamente explicito...
eu não digo nada...

as regras são para ser seguidas com o bom senso e não segundo a nossa disposição na altura.. ou apetece-me contrariar...
ou porque são regras...
as regras definem uma comunidade... servem para que esta não se afaste do bem comum...

no caso em discussão... temos de ver quando alguém quer obter lucro simples, sem gerar qq ganho para a comunidade... ou sem afectar esta...
ou quando um membro, pede uma ajuda localizada, embora possa obter alguma coisa futuramente, mas finita...

ou seja um valor irrisório, o que não acontecerá quando existe um caso claro de publicidade a vendas, onde esse acto não é isolado...
mas, seria recorrente, gerando um lucro potencial, que a comunidade não sentiria..

penso mesmo, que a existir uma zona de vendas e compras estas teriam de ser localizadas... ou seja.. para a venda de material que temos em casa.... em que depois da publicitação.. apenas fosse permitido novo post (nova venda) dentro de ex.: 6 meses..
em que aí, deveria ser mesmo vedada qq referência a lojas comerciais...
poder-se-ia mesmo limitar as respostas... ou ainda uma caducidade (o pessoal está-se sempre a esquecer dos updates, tipo: bom/avariado, em venda/vendido/terminado)…

mas, isto é a minha opinião pessoal, e é assim que interpreto os posts em função da sua legalidade...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Agassi ABIT AI7 » Quarta Set 16, 2009 14:03

Bem segundo os links que o madboy postou.......já vi que está aqui um assunto que ja deu pano para mangas.....e se calhar ainda vai dar mais qq coisa.......a meu ver....desde que nao haja interesse directo em vender ou expor uma venda ou compra acho que nao tem mal.....dps como é logico pode haver quem queira tirar partdo da situaçao e lá vai um pm....mas isso depende da consciencia de cada um.......
Se eu pergunto o preço de uma peça é normal que esteja a pensar vender ou comprar.....e acabo por transmitir a mensagem mesmo nao querendo....A meu ver quem acaba por errar aqui é quem dps manda um pm.
E claro que só me refiro a material que temos lá em casa....que como ja alguem disse aqui....tratam se de casos isolados. eu nao ando tds os dias a trocar material e a oter lucros com isso......qd troco ou vendo é esporadicamente ou pk ja nao uso ou simplesmente pk me dava jeito para um upgrade à maquina.

Não sei se a soluçao passará por uma secçao de compras....mas dps mantem-se o problema....será que o gajo tá a vender so o que tem la em casa ou se anda a fazer negocio??? É que num forum como este que tem muitos users......se eu começar para aqui a apresentar peças ja estou a participar em varios negocios....por exemplo estar a vender a grafica do meu amigo ou primo e aproveitar me disso para publicitar pk sei que a partida aki posso encontrar um potencial comprador ou como meio de divulgaçao.

O que posso dizer para já é que nao vou abrir topicos do genero enquanto nao houver uma posiçao bem definida da situaçao.

cumps a tds
Core 2 Duo E6400 @ 2.40 Ghz
Abit AW9D-MAX
3Gb DDR2 800mhz Kingston
XFX GeForce 7900gt 256 MB ddr3
LC Power 600 watts
Asus Xonar DX
Super Flower SF-561T2-S
Agassi ABIT AI7
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 20, 2006 0:07