Boot com ASUS P5GD1 IDE Vs SATA

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Boot com ASUS P5GD1 IDE Vs SATA

Mensagempor MrMac » Sábado Out 10, 2009 10:38

pessoal, vivo um dilema com a minha maquina ja a alguns dias... :(

sinto quase ja a necessidade de me atirar abaixo de um prédio de 15 andares!!!

tenho uma maquina, da qual a board é uma ASUS P5GD1, P4 3.2 Ghz, 1Gb DDR 400Mhz, 1HD SATA Seagate e 2 Gravadores de DVD.

ate aqui tem trabalho tudo ok, sem problemas. os dvd´s ligados ao canal ide( azul) e o disco sata ligado ao respectivo canal sata.
nunca lhe actualizei a BIOS.

devido aos meus projectos multimedia tenciono, passar o disco sata para armazenamento e instalar o sistema operativo num
HD IDE 7200rpm 80Gb Seagate, na porta de RAID (vermelha). tenho a perfeita noçao, que em termos de configuraçao de hardware, esta nao será
a melhor opçao, mas para o meu trabalho, é a soluçao mais viavel. :?

as minhas duvidas e questoes sao:

1.ª é possivel ter o SO instalado no IDE e a board configuarada pra arrancar com o IDE e ter o SATA como disco de armazenamento?

2.ª é recomendado / Obrigatorio que actualize a versao da minha BIOS?

ja experimentei varias configuraçoes possiveis e imaginarias e nada. a instalaçao crasha sempre no inicio...
ja tentei tambem iniciar a instalaçao, carregar os drivers da raid, mas a instalaçao acaba sempre por parar... começo a sentir-me baralhado de tantas opçoes
e tentativas frustradas. :?

agradeço a alguem que tenha alguma informaçao de como resolver este problema e consiga fazer com que a minha maquina me tire deste estado de demencia. :roll:

cumps a todos
MrMac
Novato
Novato

Registado: Sábado Out 10, 2009 9:48

Mensagempor CryptorX » Domingo Out 11, 2009 2:35

Boas...

Stressar não te leva a lado nenhum... vai por mim... já são mais de 10 anos a pragejar com pc's.

Podes especificar melhor qual é o problema? Onde é que a instalação bloqueia (especifica)? Aparece alguma msg de erro? Se sim... qual? Os discos são detectados na bios?

Nada te impede de usar discos sata e ide ao mesmo tempo... Se estás a ter problemas com o disco IDE verifica as configurações dos jumpers dos gravadores/leitores de DVD's que tens instalados que ao que parece também são ide, comfirma se tens um em Secondary Master, o outro em Secondary Slave e o Disco em Primary Master pela configuração de jumpers e obviamente... na bios. Se estiver tudo bem então não vejo motivo nenhum para que existam problemas na instalação a menos que tenhas o disco com problemas ou o próprio Sistema Operativo que estas a tentar instalar.

Tenta o seguinte... Se queres deixar o disco de SATA para armazenamento desliga-o e tenta instalar o windows só com o disco IDE e os leitores ligados e depois de o instalares ligas o disco de SATA (com o pc desligado) e o windows há-de o reconhecer e instalar automaticamente.

Se quiseres que eu seja mais especifico diz qual é o problema que te está a impedir de instalar o windows... Reconhece os discos mas dá erro? Não reconhece algum disco? Ficheiros danificados?... etc

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Out 11, 2009 12:34

Posso confirmar por experiencia própria que não há problemas em usar OS em IDE e depois ter um SATA. Era esta a minha configuração recentemente e durante um longo tempo. Tenta as verificações que o CryptorX aconselhou. Tens sem duvida de instalar os drivers Raid do Sata do teu disco. Se não, não é detectado. Tive uma dor de cabeça na altura foi por causa disto (já há uns bons largos anos).
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor alr_tech » Domingo Out 11, 2009 21:35

boas

ok.....
o pessoal disse quase tudo .. mas, ainda falta uns pozinhos..

essa board tem duas portas IDE, uma controlada pelo ICH6, e outra por uma controladora externa ...
ora é exactamente esta controladora externa que necessita de drivers....

ao colocar o Hd nesta porta deixa de ser o ICH6 a controlar o processo, assim como a bios a dar a sinalização certa, é o firmware do ITE que tratará disso..

assim, colocar o jumper para master, colocar no socket central do cabo IDE

depois, verificar que o disco IDE é detectado, tens de configurar a bios para o Hd dessa porta estar como o primeiro HD da lista de arranque de HDs..

tens de entrar na configuração dessa controladora e definires a activação do disco,modo e como aparece ...
o manual indicará o que fazer...

quando colocares o CD e fizeres boot tens de carregar em F6 e colocar a disquete com os drivers para essa controladora, já agora fornece tb os drivers do SATA...
(embora possas desligar o HD sata por questões de simplificação..)

para a MS a primeira partição activa, no primeiro disco indicado pela bios é o C:

depois, podes particionar e formatar o disco IDE.. (format longo não o curto....)

penso que isto já deve dar....

só uma pequena consideração...
porque não arranjas outro disco SATA?
um de 16 ou 32 Mb de cache, devem dar uma boa performance para as tuas actividades Multimédia..

quanto a fazer o update á bios, ou não, depende da info que estiver junto com a bios...
geralmente eu ponho sempre as últimas...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor MrMac » Sexta Out 16, 2009 17:11

Boas pessoal.

antes de mais quero agradecer a todos os que me tenatram ajudar.
peço-vos desculpa por nao ter dado uma resposta antes... é complicado vir a net quando n se esta com a maquina na melhor forma... é como querer andar a 300 quando o carro n dá mais que 30... :?

lamentavelmente e infelizmente as dicas que voces me deram nao resultaram.

vou descrever a boar: tem 2 portas RAID (Vermelhas), 1 porta IDE (azul) e 4 portas SATA ( pretas). por uma questao de simplificaçao, desliguei os gravadores de dvd e a leitura dos dados é feita por uma cd-rom normalissimo, de 52X; desliguei o disco sata e liguei o disco IDE a porta RAID primaria. a porta IDE é usada para os 2 gravadores ( actualemte desligados).

na bios, e nas opçoes CONFIGURE SATA AS: [STANDARD IDE] ou [AHCI] ou [RAID MODE] seleciono standard ide.

na opçao ITE8212F CONTROLLER: [IDE MODE] [RAID MODE] [DISABLED] seleciono ide mode.

nao posso selecionar a opçao RAID MODE pois para criar um array neste modo sao necessarios no minimo 2 discos.

o sistema arranca, detecta o disco como IDE0.
o cd do windows xp arranca; dou F6 e carrego os controladores SATA e IDE.

defino a particao e mando formatar o disco.
usava o tipo de formataçao rapida, mas passei a usar o tipo de formataçao longa, e nada....

o sistema copia todos os ficheiros necessarios, reenicia e puffff!!!! crash!

o sistema crasha mesmo no inicio da instalaçao em 'ambiente windows'...
passados 1 ou 2 minutos de ter reeniciado.

ja procurei informaçao adicional no manual da board, mas tal como a marca, o manual é uma verdadeira porcaria e apenas explica la como ler em ingles e como carregar nas setas pra cima e pra baixo.
os nomes das opçoes estao la... agora... o que especifica e destingue as opçoes.... nada...

passo horas diarias a tentar insistir e nada...
o que fazer??? :( :( :(

suicidar-me ou reduzir esta m*rd* a pó e enviar la pros senhores da asus?

cumps a todos
MrMac
Novato
Novato

Registado: Sábado Out 10, 2009 9:48

Mensagempor alr_tech » Segunda Out 19, 2009 11:45

boas

a tua maq. tem isto não é?
Intel® ICH6R South Bridge:
- 1 x UltraDMA 100/66/33
- 4 x Serial ATA with Intel® Matrix Storage Technology with RAID 0, 1 support
ITE IDE RAID controller:
- 2 x UltraDMA 133/100/66 with JBOD, RAID 0, 1, 0+1 support

ora bém, geralmente estas portas IDE para raid..
não gostam de levar leitores ópticos...
embora, no manual indique que sim...
(estranho, apenas pode levar 2 discos UDMA!! tendo 4 portas!)

a controladora ITE precisa de driver...
(geralmente... em alguns casos, poucos, a emulação IDE da bios pode desprezar a instalação do driver da controladora durante a instalação..
Verifica se no site do fabricante existe algum mais recente…
se falhar mais uma vez, tenta sem driver..)
instala só este...
não instales para já o de SATA... porque não tens lá nenhum device e ás vezes o windows passa-se nesta fase...

bem, coloca o HD, com o jumper como Master...
usa o cabo de 80 fios, usa o socket central
coloca a ponta no PRI_RAID...

o leitor óptico pode ficar na porta IDE normal...
na bios, e nas opções CONFIGURE SATA AS: [STANDARD IDE] ou [AHCI] ou [RAID MODE] seleciono standard ide.

na opçao ITE8212F CONTROLLER: [IDE MODE] [RAID MODE] [DISABLED] seleciono ide mode.
em relação ao SATA é assim...
o IDE mode - não é tão performante como o AHCI...
RAID é só para RAID..
o problema é que a escolha limita mudanças futuras...
ou seja, depois de instalado o windows, não podes mudar...
para mudar esta opção, só instalando de novo...

o ITE deixa como IDE...

boot menu
colocar disquete, CD e depois disco

pode existir um outro menu para decidir qual o HD encontrado será o de boot...

arranca com o windows, F6 e o driver do ITE... o de SATA é para depois..
apaga e cria de novo as partições....
Format (longo)

quando o windows arranca deixa de ser o modo de compatibilidade IDE a funcionar...
passa a ser o driver.. agora esperemos que o driver se active...
ás vezes durante o primeiro boot...pode levar algum tempo até terminar o processo...
verifica sempre se o disco funca... às vezes parece bloqueado.. mas, não está...
já cheguei a esperar 30 min, até o dito se configurar...

a fase seguinte é instalar novamente todos os drivers a começar pelo C7, controladoras, LAN e som... depois a gráfica...

depois de estar a funcar, liga o HD SATA...

depois, do que for dito não funcar...
experimenta, ir á Seagate e sacar o ISO de testes.. grava num CD e testa o HD IDE...
podem ser BS a atrapalhar a coisa...

quantos pentes de RAM tens?

Verifica, qual a bios que tens e pensa instalar um update
parece que a última é esta: P5GD1 BIOS 1014

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards