Acer Aspire One + Windows Seven Ultimate

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Acer Aspire One + Windows Seven Ultimate

Mensagempor Prodoz » Segunda Nov 09, 2009 12:42

Bom dia,

Espero estar na secção correcta, caso contrário peço imensa desculpa.

Tenho um Acer Aspire one Modelo AOA150, o SO de origem era o Windows Xp. Até aqui tudo bem, mas fui atras da conversa de varios amigos e decidi instalar o Windows 7 Ultimate.

Tudo bem funcionou perfeitamente, e inclusive era mais rapido, o que me levou em pensar adquirir-lo. No entanto a 5 dias não sei porque razão começou a aparecer o Blue Screen. Eu poderia colocar aqui a msg de erro, mas sai sempre uma diferente, nunca é igual. O Blue Screen só acontece quando vou para o Explorer, ou então no Youtube, ou cenas de videos flash.

Alguém me sabe dizer porque razão isso acontece??? Eu pensei num conflito de Hardware só que os Senhores da Acer não pensaram que os Donos do Aspire One gostariam de usar outro OS, e não actualizaram nenhuma drive.

Outra situação seria voltar a instalar o XP que está na partição PQSERVICE, fui então sacar a Acer o programa para re-instalar as configurações de base, executo o programa, solicita me se desejao restablecer definições de fabrica, eu digo que sim, reinicia, mas no lugar de instalar o XP, volta a lançar o windows seven.

Será que estou num beco sem saida?!?!

Toda a vossa ajuda sera bemvinda, e desde já obrigado.

Prodoz
Prodoz
Novato
Novato

Registado: Segunda Nov 09, 2009 11:34

Mensagempor alr_tech » Segunda Nov 09, 2009 14:46

boas

programa?

acho que vais ter de usar o CD de recovery....
ou mesmo, o de preparação para inicializar tudo...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Prodoz » Segunda Nov 09, 2009 15:01

Boas,

Usar o CD recovery do Windows 7 ou do XP?

Se for do Windows Seven, passei o fim de semana inteiro a instalar de novo o Windows 7, assim que me ligo a net quer com o explorer quer a ver videos (Youtube) voltam a aparecer os Blue Screens.

Se for o Recovery do XP, é para esquecer porque os Senhores da Acer não fornecem o CD de recovery do Windows XP, temos de usar um software que é o Acer eRecovery management, que repõe o Aspire One com as configurações de origem, que se encontram numa partição escondida (PQSERVICE). Saquei o Acer eRecovery, executei-o, pergunta me se eu quer voltar as configurações de origem, eu respondo que sim, e reinicia. Nesta altura era suposto reiniciar e formatar o disco e instalar outra vez o XP, mas o que acontece é que reinicia, e lança o Windows seven outra vez 8O .

Pronto certo é que apesar de gostar muito do windows seven, penso que a Acer não vai actualisar nenhuma drive para esta versão visto que o Aspire One foi desenhado para Windows XP. Agora pelo menos quero arranjar forma de voltar a colocar o XP de origem, eu tive o cuidado de não eliminar a partição escondida para num caso destes voltar a ter o meu XP genuino, alguém sabe como me safar desta?

Só mais um pormenor é que ainda usei o Seven uns 20 dias por ai e nunca tinha acontecido, só nestes ultimos 5 dias. e no gestor de dispositivos aparece 3 icones com ponto de exclamação a dizer Dispositivo sistema de base. Eu desactivei esses pensando que seria isso a criar conflito, no entanto os Blue Screen persistem.

Obrigado

Prodoz
Prodoz
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Nov 09, 2009 15:52

boas

mas, eles devem ter um CD de inicialização...
aquele que cria a partição escondida...

parece-me que o 7 deve ter mexido lá....

a ideia seria apagar a partição, onde está o 7 e então avançar ...

só mais uma coisa, chegaste e ir buscar os drivers aos sites dos respectivos fabricantes... :?
ou usaste os do 7 directamente.. :?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Prodoz » Segunda Nov 09, 2009 16:06

Olá alr_tech

Obrigado por tentar ajudar me :)

Em relação as tuas diversas perguntas:

1 - Não vinha nenhum CD dentro da caixa do meu Acer Aspire One, nada mesmo de nada. Bem que tentei encontrar algum, inclusive tentar fazer uma Imagem da partição escondida, ou criar um CD de recovery, mas não deu para fazer nada. Antigamente desde o arranque da BIOS, conseguia ao Fazer CTRL+F10 iniciar em modo Recovery, mas mesmo isso agora nao funciona.

2 - Quantos aos Drivers, ao instalar o Seven ele colocou penso que Drives genericas, e desde que me apareceu os Blue Screens fui ao site do fabricante sacar as drives todas, só que não dá porque são para Windows XP e não existe nem para Vista nem para Seven. No entanto instalei as da Grafica e da placa de som (pensando que seriam esses que estariam em conflitos por só acontecer quando vou ao explorer ou a ver videos no explorer) e ao instalar diz que não são compativeis, no entanto nas propriedades eu mudo compatibilidade com WINDOWS XP, e já consigo executar, só que mesmo assim aparece os Blue Screen. :x :x :x
Prodoz
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Nov 09, 2009 16:43

boas

por aquilo que tu dizes a partição do recovery já se foi....

é vais ter de arranjar o CD de inicialização...
dizes que o disco pifou e precisas de criar a partição de recovery...
a menos que o "Acer eRecovery management" faça isso...

depois apagas as partições existentes e inicializas o disco novamente...

não pá, referia-me ir aos sites de cada device, Chip7, som, gráfica, wifi, rede...
vais os devices e depois é só identificar cada um...

os mais chatos são os das gráficas, pois há por aí alguns que só mesmo os dos fabricantes dos portáteis...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor locom » Segunda Nov 09, 2009 17:19

o que pode ter acontecido foi ter sobrescrito a MBR da Acer pela do win7.
isso é fácil de verificar vai a ferramentas administrativas gestão de computadores e depois gestão de discos.
Se te aparecer uma partição logo no início do disco a dizer EISA e sem letra a partição de recuperação (PQSERVICE) ainda existe e é possível de ser utilizada.
Para tal só necessita de escrever a mbr da acer.

Se tal for o caso eu arranjo a mbr, basta pedir.
Acer Aspire 5633WLMI
Acer Aspire 6930G
Acer Aspire One AO110
locom
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mai 09, 2005 19:29

Mensagempor Prodoz » Segunda Nov 09, 2009 17:23

Isto tá cada vez mais complicado :S

Quanto a partição do Recovery, ela ainda existe não foi eliminada, confirmei isso nas ferramentas administrativas, gestão de discos. Ela ainda está lá.

Agora a quem é que peço esse Cd de inicialização? Não se encontra isso na net??

looool, só para informação já desde manhã quando postei isto, tive direito a uns 10 Blue Screen e só de estar no explorer. Nem sequer estive a ver videos.

Vi na net uns artigos tb com recovery por USB, só que é para o Windows XP home Edition Inglês, e eu tinha o Tuga.
Será boa ideia tentar o recovery com esse boot por USB, ver se ele me vai a partição escondida e instala o XP em português?

É logico que nao tendo drive CD/DVD, não venha um CD de recovery, mas deveriam disponibilizar o recovery por USB na net e isto deveria ser disponibilizado já pelo próprio fabricante. Todos os portateis que comprei até hoje, ou vinham com o CD do SO ou então com um CD de recuperação, não vejo porque não fazem o mesmo para os netbooks. Aqui vai uma sugestão para os Senhores da Acer. :S
Prodoz
Novato
Novato

Mensagempor Prodoz » Segunda Nov 09, 2009 17:29

locom Escreveu:o que pode ter acontecido foi ter sobrescrito a MBR da Acer pela do win7.
isso é fácil de verificar vai a ferramentas administrativas gestão de computadores e depois gestão de discos.
Se te aparecer uma partição logo no início do disco a dizer EISA e sem letra a partição de recuperação (PQSERVICE) ainda existe e é possível de ser utilizada.
Para tal só necessita de escrever a mbr da acer.

Se tal for o caso eu arranjo a mbr, basta pedir.

Claro que agradecia se ,e pudesses enviar a MBR, a pergunta é como reescrever a do Windows 7.

Obrigado Locom
Prodoz
Novato
Novato

Mensagempor Prodoz » Segunda Nov 09, 2009 22:03

Locom,

olha afinal descobri que em tempos ja tinha guardado o MBR da Acer (só para o caso) ja reescrevi, e já estou outra vez com o XP genuino.

Evidentemente que perdi a beleza do Windows 7 e tb a rapidez :( Mas pelos vistos não se pode ter tudo. É uma pena porque estava mesmo mesmo para adquirir-lo.

Eu acho que os Senhores da Acer deveriam pensar nisso, e disponibilizar urgentemente os drivers do aspire one para windows 7, mas tb já vi que saiu uma nova versão do Aspire One. Pareçe que o meu vai se ficar pelo XP até ao fim da vida dele.

Se porventura tiverem alguma novidade e conheçam alguem que consegue por o dele a funcionar correctamente com o Windows 7 avisem.

Ja agora locom e alr_tech quero agradecer-vos muito pela vossa ajuda, assim é que entendemos a verdadeira utilidade destes forums :wink:

Se um dia passarem por Aveiro, avisem tenho cá presunto e bjecas para vocês.

Prodoz
Prodoz
Novato
Novato

Voltar para Portáteis Acer

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes