PC em raid, algumas dúvidas

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

PC em raid, algumas dúvidas

Mensagempor jasmim » Segunda Nov 09, 2009 23:24

Tenho umas dúvida.
1 - Tendo 1 pc com 2 discos de 500 gb em raid não deveria aparecer apenas 500 gb de armanezamento? É que tenho lá duas partições C: com cerca de 280 gb e D: com cerca de 620 gb.
2 - Se quiser fazer um ghost, o processo é idêntico como se tivesse apenas um disco?
3 - Ao instalar o S.O., basta ir à bios certificar que está lá RAID e instalar normalmente?
4 - Para se instalar discos em Raid há alguma ligação à board que se faz diferente de uma instalação de 2 discos físicos, ou é só mesmo na BIOS que se coloca em RAID?

Obrigado
jasmim
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Mai 07, 2005 20:24

Re: PC em raid, algumas dúvidas

Mensagempor LuisFilipe » Terça Nov 10, 2009 0:20

jasmim Escreveu:Tenho umas dúvida.
1 - Tendo 1 pc com 2 discos de 500 gb em raid não deveria aparecer apenas 500 gb de armanezamento? É que tenho lá duas partições C: com cerca de 280 gb e D: com cerca de 620 gb.
Depende do tipo de Raid.
Raid 0 = 500 + 500 GB - distribui os dados pelos vários discos, lê e escreve mais rapidamente porque escreve e lê metade em cada disco.
Raid 0 = 500 GB - os dados estão duplicados, lê mais depressa (metade de cada disco) mas demora mais a escrever (tem que garantir que ambos escreveram)

jasmim Escreveu:2 - Se quiser fazer um ghost, o processo é idêntico como se tivesse apenas um disco?
Acho que sim é transparente.

jasmim Escreveu:3 - Ao instalar o S.O., basta ir à bios certificar que está lá RAID e instalar normalmente?
Depende do S.O.
O XP necessita de aceder aos drivers de SATA porque o RAID só é nativo nas boards em SATA.
Mas uma procura rápida no goole
http://www.testmy.net/t-10525

jasmim Escreveu:4 - Para se instalar discos em Raid há alguma ligação à board que se faz diferente de uma instalação de 2 discos físicos, ou é só mesmo na BIOS que se coloca em RAID?
Os disco têm de ser SATA ou a board ser muito especial de resto julgo que não.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Re: PC em raid, algumas dúvidas

Mensagempor jasmim » Terça Nov 10, 2009 9:27

LuisFilipe Escreveu:Depende do tipo de Raid.
Raid 0 = 500 + 500 GB - distribui os dados pelos vários discos, lê e escreve mais rapidamente porque escreve e lê metade em cada disco.
Raid 0 = 500 GB - os dados estão duplicados, lê mais depressa (metade de cada disco) mas demora mais a escrever (tem que garantir que ambos escreveram)
.

Obrigado pela resposta. Penso que te enganaste ao escrever porque dizes duas vezes raid 0 com características diferentes. Podes corrigir? Portanto, no meu caso parece ser a 1ª situação de que falas. Pedi um PC no intuito de fazer montagens de vídeo. Foi-me aconselhado discos em RAID. Julgava que ficava apenas com 500 gb apesar de ter 2 discos de 500.

jasmim Escreveu:2 - Se quiser fazer um ghost, o processo é idêntico como se tivesse apenas um disco?
LuisFilipe Escreveu:Acho que sim é transparente.

OK vou fazer isso. o ghost faço na partição que não tem o S.O., certo?

jasmim Escreveu:3 - Ao instalar o S.O., basta ir à bios certificar que está lá RAID e instalar normalmente?
LuisFilipe Escreveu:Depende do S.O.
O XP necessita de aceder aos drivers de SATA porque o RAID só é nativo nas boards em SATA.
Mas uma procura rápida no goole
http://www.testmy.net/t-10525

Tenho instalado o windows 7, e na BIOS aparece 3 opçẽs :"raid"; "IDE" e outra que não me lembro o nome.

jasmim Escreveu:4 - Para se instalar discos em Raid há alguma ligação à board que se faz diferente de uma instalação de 2 discos físicos, ou é só mesmo na BIOS que se coloca em RAID?
LuisFilipe Escreveu:Os disco têm de ser SATA ou a board ser muito especial de resto julgo que não.

Os discos são da samsung (ecogreen) e a board é a Asus P5Q3

Obrigado
jasmim
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Terça Nov 10, 2009 10:13

O Luis Filipe enganou-se....

aqui fica a correcção;

Raid 0:

2 ou mais discos fisicos que se transformam apenas num disco logico.
Ex:500gb + 500gb = 1TB

Vantagens: aumento da velocidade de acesso (Read/Write), não existe perda de espaço

Desvantagens: se um disco avariar, perdes a informação contida em todos os discos.

RAID 1: (Mirror)
2 ou mais discos fisicos, obrigatório serem aos pares. Perde-se metade do espaço total.
Ex: 500gb+50gb=500gb

Vantagens: se um disco avariar, basta substitui-lo, não existe perda de dados.

Desvantagens: Muito dispendioso o preço por MB... Pois perde-se metade do espaço

RAID 5[/b

3 ou mais discos são necessarios para efectuar um raid 5. Perde-se sempre o espaço de um disco, independentemente do nº de discos.
Ex: 500 + 500 + 500 = 1TB
Ex2: 500 + 500 + 500 + 500 + 500 = 2Tb

Vantagens:É o sistema mais comum em servidores, pois tem uma relação custo/segurança muito boa. Se um dos discos avariar, basta trocar o disco e não existe perda de dados.

Desvantagens: Torna o sistema mais lento do que com raid 1 ou 0

[b] Não falei de raid 2, 3, 4 porque caíram em desuso e hoje em dia ninguem usa.

Raid 7: Parecido com o Raid 5 mas com a diferença de se perder o espaço de 2 disco, e com a vantagem de poderem avariar 2 disco em silmultaneo...

Raid 10: Junção de Raid 0 + Raid 1
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor jasmim » Terça Nov 10, 2009 11:12

Muito boa explicação, fiquei a perceber tudo.

Agora precisava de uma ajuda quanto ao ghost ou similar. Dado que ouço dizer que em raid 0 em caso de problema do S.O. perco tudo, pretendia fazer um ghost para quando houver um problema reiniciar a partir do ghost e recuperar o sistema tal como estava de inicialmente.

Configuração:
Asus P5q3
2 discos samsung 500gb em raid
windows 7
Intel core 2 quad 9550
4gb memória
Asus ddr3 1 gb
windows 7
jasmim
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Terça Nov 10, 2009 11:36

Não é em caso de problemas com o SO que perdes tudo, mas sim em caso de problemas com um dos discos....

Em relação ao Gosth....

O que pretendes? fazer uma imagem do SO para em caso de problemas puderes em 20m teres a maquina novamente a funcionar? é isso?

se for isso, a melhor maneira é usares o Gosth para fazeres a imagem da partição C:para um ficheiro que podes guardar na partição D:

Depois copias esse ficheiro para um DVD....

Mas não te esqueças que estamos só a falar do SO e da Partição C...

Não te esqueças que se um disco avariar, perdes todas as partições criadas nos discos, logo deverá fazer backup dos teu dados de uma forma regular.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor jasmim » Quarta Nov 11, 2009 20:37

cyberj Escreveu:Não é em caso de problemas com o SO que perdes tudo, mas sim em caso de problemas com um dos discos....

Em relação ao Gosth....

O que pretendes? fazer uma imagem do SO para em caso de problemas puderes em 20m teres a maquina novamente a funcionar? é isso?

se for isso, a melhor maneira é usares o Gosth para fazeres a imagem da partição C:para um ficheiro que podes guardar na partição D:

Depois copias esse ficheiro para um DVD....

Mas não te esqueças que estamos só a falar do SO e da Partição C...

Não te esqueças que se um disco avariar, perdes todas as partições criadas nos discos, logo deverá fazer backup dos teu dados de uma forma regular.

É mesmo isso que quero fazer! Instalar todo o software que necessito e criar um ghost para em pouco tempo recuperar o PC como tinha.
Vou pesquisar pela net e ver como se faz um ghost. Espero não fazer asneiras. ;)

Obrigado!
jasmim
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes