LuisFilipe Escreveu:Depende do tipo de Raid.
Raid 0 = 500 + 500 GB - distribui os dados pelos vários discos, lê e escreve mais rapidamente porque escreve e lê metade em cada disco.
Raid 0 = 500 GB - os dados estão duplicados, lê mais depressa (metade de cada disco) mas demora mais a escrever (tem que garantir que ambos escreveram)
.
Obrigado pela resposta. Penso que te enganaste ao escrever porque dizes duas vezes raid 0 com características diferentes. Podes corrigir? Portanto, no meu caso parece ser a 1ª situação de que falas. Pedi um PC no intuito de fazer montagens de vídeo. Foi-me aconselhado discos em RAID. Julgava que ficava apenas com 500 gb apesar de ter 2 discos de 500.
jasmim Escreveu:2 - Se quiser fazer um ghost, o processo é idêntico como se tivesse apenas um disco?
LuisFilipe Escreveu:Acho que sim é transparente.
OK vou fazer isso. o ghost faço na partição que não tem o S.O., certo?
jasmim Escreveu:3 - Ao instalar o S.O., basta ir à bios certificar que está lá RAID e instalar normalmente?
LuisFilipe Escreveu:Depende do S.O.
O XP necessita de aceder aos drivers de SATA porque o RAID só é nativo nas boards em SATA.
Mas uma procura rápida no goole
http://www.testmy.net/t-10525
Tenho instalado o windows 7, e na BIOS aparece 3 opçẽs :"raid"; "IDE" e outra que não me lembro o nome.
jasmim Escreveu:4 - Para se instalar discos em Raid há alguma ligação à board que se faz diferente de uma instalação de 2 discos físicos, ou é só mesmo na BIOS que se coloca em RAID?
LuisFilipe Escreveu:Os disco têm de ser SATA ou a board ser muito especial de resto julgo que não.
Os discos são da samsung (ecogreen) e a board é a Asus P5Q3
Obrigado