Net em 2 Pcs, uso um Switch?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Net em 2 Pcs, uso um Switch?

Mensagempor Warhammer » Sábado Nov 14, 2009 23:30

Pessoal, tenho Meo Fibra 100Mbs e uso a net em 2 Pcs, um desktop ligado ao router por um cabo Ethernet e um portátil por wireless. A verdade é que me dava jeito ligar o portátil por cabo por causa da muito maior velocidade, mas o problema é que o router teve que ficar numa ponta da casa e os Pcs estão na outra, por isso passar mais um cabo para ligar o router ao portátil etsá fora de questão.

Disseram-me que o cabo que vem do router para o desktop podia ser ligado a um Switch e do Switch saiam 2 cabos, um para cada Pc. Acham que é boa solução? Haverá outra solução mais vantajosa? Não sou nada entendido nestas questões, por isso agradecia a vossa ajuda :wink:
Warhammer
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 23, 2005 16:03

Mensagempor LuisFilipe » Domingo Nov 15, 2009 1:10

Sim um Switch é uma solução.

Se o teu router ou o portátil suportam 802.11n podes tentar um upgrade a um ou ao outro ou aos dois ;-).

O Switch é mais barato mas ficas com o portátil fixo.

Vê se tens Gigabit Ethernet no portátil e no PC e nesse caso compra um switch que suporte Gigabit Ethernet, mas será mais caro e a vantagem será a comunicação entre PC e portátil.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor alr_tech » Domingo Nov 15, 2009 12:36

boas

exacto....

tu dizes que tens o router numa ponta e as maq. na outra...
uma boa ideia seria arranjar um cabo telefónico maior e levar o router para o pé das maq...

tu tens o wifi lento por causa disso...

se der para trocar a antena e colocar uma direccional era óptimo...
tb podes arranjar uma versão barata que é fazeres uma de cartão e papel de alumínio....
funciona...

procura por cantenas

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Warhammer » Domingo Nov 15, 2009 13:59

O wifi, segundo me foi dito pelo técnico do Meo, é sempre mais lento que pelo cabo, a velocidade útil andará na casa dos 18Mbps que é +/- o que tenho. É mais que suficiente para andar na net, mas para uns downloads dava-me jeito mais.

Mudar o router de sítio está fora de questão por causa dos fios :? A tubagem por dentro das paredes está cheia, é impossível passarem mais cabos, daí estar a equacionar o switch.

Com o Switch é possível partilhar ficheiros entre os computadores e ligar lá uma impressora e tê-la disponível para os 2 computadores?
Warhammer
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Domingo Nov 15, 2009 15:03

boas

moras numa casa antiga?

não tens o router junto ao chão, pois não?
o router tem de estar a 1,8m +/- e então se não tiver antenas externas, tem de estar mesmo elevado....
deve ficar situado mais ou menos a meio do andar....

nop....
esse valor é baixo...
a menos que tenhas boxes wifi...
de qq maneira o switch tem de ter cabos não é?
tens de andar com um cabo desde o router até ao quarto...
ou colocaram-te uma saída no quarto?

quanto a impressora depende....

existem impressoras wifi.. ou com placa de rede...
se a tua for USB ou paralela, existem uns aparelhos wifi ou por cabo rede que permitem lá ligar...
existem alguns que suportam multifunções... mas, são bem caros...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Warhammer » Domingo Nov 15, 2009 15:53

O router está entre o chão e o meio da parede +/-, mas tem antena externa. Mas o router está em linha recta com o portátil, com portas abertas e um corredor pelo meio, o que facilita a passagem do sinal, penso eu. De qualquer das formas, que valores seriam normais para a velocidade? O técnico falou-me em valores mais altos mas por causa de protocolos da internet e mais não sei quê, o valor final andava na casa dos 18Mbps.

O cabo que vem do router está ligado no desktop. Era aí que queria colocar o switch porque já tenho um cabo daí até ao portátil. É impossível é colocar um cabo do portátil directamente até ao router, se não nem pensava em switch nenhum.

A minha impressora tem entrada Ethernet, embora neste momento esteja ligada ao desktop por USB. Se der para a ligar no switch e partilhar tudo bem, se não der paciência, não estou para gastar dinheiro com isso, visto que imprimo poucas coisas.
Warhammer
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LuisFilipe » Segunda Nov 16, 2009 2:32

Warhammer Escreveu:O router está entre o chão e o meio da parede +/-, mas tem antena externa. Mas o router está em linha recta com o portátil, com portas abertas e um corredor pelo meio, o que facilita a passagem do sinal, penso eu. De qualquer das formas, que valores seriam normais para a velocidade? O técnico falou-me em valores mais altos mas por causa de protocolos da internet e mais não sei quê, o valor final andava na casa dos 18Mbps.

O cabo que vem do router está ligado no desktop. Era aí que queria colocar o switch porque já tenho um cabo daí até ao portátil. É impossível é colocar um cabo do portátil directamente até ao router, se não nem pensava em switch nenhum.

A minha impressora tem entrada Ethernet, embora neste momento esteja ligada ao desktop por USB. Se der para a ligar no switch e partilhar tudo bem, se não der paciência, não estou para gastar dinheiro com isso, visto que imprimo poucas coisas.

É isso mesmo se a impressora tem entrada ethernet então deve dar para configurar a impressora por rede e dá para ligar ao switch.

Acho que o switch mais pequeno tem 5 portas o que dá Router + PC + Laptop + Imp + 1 livre (e viva a liberdade)

Uma corridinha á worten e tens

19,90 euros EZ Switch 10/100SMC (Switch de Rede / 8 portas 10/100 Fast Ethernet)
24,90 euros TL-SG1005DTP-LINK (Switch de Rede / 5 portas 10/100/1000 Gigabit)

Mas deves encontrar mais barato, claro que de vez em quando ao ligar eles ficam um bocado marados luzes trocadas etc mas basta desligar e ligar e tá a bombar.

e Na Pixmania (via kuantokusta)
10,36 euros d-link switch ethernet 5 ports 10 100mb es-1005d
Imagem

Ou o mesmo feioso
8,50 euros switch smc 10 100 mbps 5 portas smcfs5
Imagem

Mes estes preços do kk são dubios tirando o da pixmania digo eu
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Segunda Nov 16, 2009 10:32

boas

exacto...
tal como luís disse...

colocas o switch na tua ligação... depois arranjas 3 cabos com o tamanho necessário...
para ligar o PC, Portátil e Impressora...

não te esqueças de ver no manual como se configura a impressora e os clientes... que não é só ligar lá o cabo...

os valores do wifi podem chegar a 54Mbps...
valores a 2-6 metros 54 a 40Mbps ... depende do nº de utilizadores...
se existirem paredes, telefones portáteis... os valores podem descer...
mais, podemos ter valores normais da ordem dos 38 a 15mbps...
dentro de uma casa, devido ás paredes e etc
na sala onde se encontra o AP, valores 54 a 45mbps
nas salas contíguas temos 48 a 30...
ex. na minha casa... na cozinha que é um sitio muito problemático para o wifi (muitos metais) consigo valores da ordem dos 28 a 20 Mbps.. não tenho linha directa…
embora tenha uma zona de escuridão rádio, numa sala ao lado... (1 a 5Mbps, com muitas quedas)

em salas Open space, como os APs estão no alto...conseguem-se valores da ordem dos 20 e tal Mbps ou mais depende do nº de utilizadores...
no exterior, podem passar dos 200 m com boa velocidade de acesso, é claro sem obstáculos pelo caminho...

em resumo, o teu router deve ser fracote...
se ainda der para mudar a antena, talvez comprar uma antena direcional…
ou mesmo, uma normal de 5 a 10dbi e depois fazes uma antena de cartão e folha de alumínio…
é só procurar na net…

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Warhammer » Segunda Nov 16, 2009 13:27

Obrigado pelas vossas respostas.

Os Switches que tens andado a ver é do género desses mostrados, tudo na casa dos 20€ +/-.

O meu router é o do Meo, um Thomson TG784 ( http://www.meofibra.pt/NET/Pages/equipa ... 17&zona=17 ), não sei se presta ou não, mas desde que funcione :lol:

Ainda voltando aos Switches, há alguma marca mais recomendada? Estou na disposição de gastar um pouco mais se valer a pena, agora se todos funcionam igual, vou num desses mais baratos. Também tenho visto que uns são de 10/100Mbps e outros de 10/100/1000Mbps. Justifica-se o segundo, tendo em conta que custam um bocado mais (na casa dos 40/50€)? O que acham?
Warhammer
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LuisFilipe » Segunda Nov 16, 2009 15:14

Warhammer Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas.

Os Switches que tens andado a ver é do género desses mostrados, tudo na casa dos 20€ +/-.

O meu router é o do Meo, um Thomson TG784 ( http://www.meofibra.pt/NET/Pages/equipa ... 17&zona=17 ), não sei se presta ou não, mas desde que funcione :lol:

Ainda voltando aos Switches, há alguma marca mais recomendada? Estou na disposição de gastar um pouco mais se valer a pena, agora se todos funcionam igual, vou num desses mais baratos. Também tenho visto que uns são de 10/100Mbps e outros de 10/100/1000Mbps. Justifica-se o segundo, tendo em conta que custam um bocado mais (na casa dos 40/50€)? O que acham?
40 ou 50 murros na cabeça, mas quais 40 e quais 50 euros. Hummm ?

Isso é um roubo. (deves estar a ver mas é routers...)

Switch é um omponente muito simples e a não ser que seja Cisco ou HP é muito barato, os preços da Worten são exagerados.

A diferença é entre 10/100 Mbps (Fast) e 10/100/1000 Mbps (Gigabit)
ou ultimos ainda tens que ver se tem portos específicos para Gigabit ou se dá em qualquer um e só se justifica se tanto o PC como o Laptop tiverem placa de rede Gigabit e apenas para copiar através do cabo ficheiros de um para o outro e passará de 10 MiBytes por segundo para 100 MiBytes por segundo.

seja
100 Mbps /8 = 12,5 MByte * 80% = 10 MByte/s

Os 80% é a carga máxima da ethernet não é 100%

1000 Mbps /8 = 125 MByte * 80% = 100 MByte/s
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Segunda Nov 16, 2009 15:38

boas

esse router não é mau...
o grande contra é a antena...
suporta ainda Voip (2 telefones)
4 portas lan
1 porta wan ou modem ADSL, muito interessante!
e uma porta USB para suportar printers e HDs....

se não tiveres a usar o wifi podes desligar...

em relação aos switch...
a menos que estejas a pensar em comprar material com portas gigabyte... seria interessante se o teu router tivesse portas gb.... mas, não tem...
um de 10/100, chega-te.....
quaisquer 10 a 25€ chegam-te...
SMC, D-link, TP-link, Asus....
os mais baratos tem 5 ou 8 portas...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Redes Informáticas