GNR - Transporte de Armas e equipamento de Airsoft no carro

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor jotoa » Terça Jan 19, 2010 20:28

tntnt Escreveu:Uma vez não deixei passar um carro da PSP que vinha da esquerda.. eu ía numa estrada principal e eles aproximaram-se à cão e sem prioridade.
Acenderam as luzes e as buzinas e só faltavam helicópteros!
Encostaram-me, foram arrogantes e broncos, obrigaram-me a esperar pelo teste do balão e tudo isto apenas porque foi uma "paragem de rotina".
Tinha vindo do trabalho, logo o balão deu 0.0. Abri a mala, tudo legal.

Essa fez-me lembrar uma que me aconteceu mas foi ao contrário.

Ia com amigos no carro e num parque de estacionamento (tntnt, deves saber qual é, aquele ao pé da Torrebela) que tem umas subidas lá pelo meio, deixámos passar um carro da PSP que vinha esquerda(sendo que nós até tinhamos a prioridade naquele caso, vinhamos a subir). Avancámos e não é que eles vêm atrás de nós com os pirilampos?
Param, pedem os documentos todos, quando abri o porta luvas para tirar a carta verde estava lá o colete reflector dentro, ao que um dos agentes se vira: "isso é o colete reflector? podemos ver o triângulo?", tudo bem, o rapaz que vinha a conduzir abriu a mala, mostrou, tudo bem. O mesmo agente pergunta-lhe: "ingeriu alguma bebida alcoólica?". Nada, ok, pode seguir, boa noite.
"Paragem de rotina"

Não houve problema, não há nada a reclamar, mas à conclusão que é para o lado que lhes dá na telha :lol:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Pboavida » Terça Jan 19, 2010 21:35

DeD Escreveu:
cyberj Escreveu:
Para não falar, que a "besta" que me fez parar, nem a continência me bateu.... o que já me disseram, é obrigatório para qualquer militar!

Errado, não é obrigatório, é apenas uma questão de cumprimento. Aliás, se fosse obrigatório, caso não apresentasses documentos não cometias um crime de desobediência! Mesmo que ele não te faça continência tens obrigatoriedade de acatar as ordens legitimas das autoridades.

Então assim quando a PSP te mandasse parar não tinha que fazer continência, caso fosse a GNR já tinha... Não é esse o princípio, nem o Código da Estrada consagra qualquer coisa sobre isso... como é óbvio

Mais uma vez errado.

São obrigados a fazer continência (bater a pala) porque quando estão a abordar um condutor, e a pedir-lhe a documentação não sabem quem é que está ao volante. Pode ser um oficial das Forças Armadas "à civil". E se não bates a pala a um oficial, este pode-te mandar com o RDM (Regulamento de Disciplina Militar) para cima. E olha que o RDM é muito pesado.
OPERA O browser dos operários

Imagem
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor DeD » Terça Jan 19, 2010 21:42

Pboavida Escreveu:
DeD Escreveu:
cyberj Escreveu:
Para não falar, que a "besta" que me fez parar, nem a continência me bateu.... o que já me disseram, é obrigatório para qualquer militar!

Errado, não é obrigatório, é apenas uma questão de cumprimento. Aliás, se fosse obrigatório, caso não apresentasses documentos não cometias um crime de desobediência! Mesmo que ele não te faça continência tens obrigatoriedade de acatar as ordens legitimas das autoridades.

Então assim quando a PSP te mandasse parar não tinha que fazer continência, caso fosse a GNR já tinha... Não é esse o princípio, nem o Código da Estrada consagra qualquer coisa sobre isso... como é óbvio

Mais uma vez errado.

São obrigados a fazer continência (bater a pala) porque quando estão a abordar um condutor, e a pedir-lhe a documentação não sabem quem é que está ao volante. Pode ser um oficial das Forças Armadas "à civil". E se não bates a pala a um oficial, este pode-te mandar com o RDM (Regulamento de Disciplina Militar) para cima. E olha que o RDM é muito pesado.

Só para tua informação, o RDM não se aplica à GNR, mas sim o RDGNR (Lei n.º 145/99).

Pela tua ordem de ideias os militares da GNR passavam a vida a fazer continências às pessoas por quem passavam na rua...

Já agora, caso não faças continência é alvo de processo disciplinar que, no caso em concreto, acaba em arquivamento caso o condutor não se identifique à 1ª oportunidade, isto para mais se o militar estiver na 1ª ou 2ª classe de comportamento, pois serve de atenuante. É um acto que no máximo dos máximos daria em repreensão escrita. Só me falta dizer que os militares das FA's daqui a pouco até ficam isentos de fiscalização lol
LG LW65-P4XP

Pentium-M 760J Dothan (2.0 Ghz)
1024 MB RAM (DDR2-533 Samsung)
LG LCD 15.4'' WXGA Fine Bright (1280x800)
Disco 80GB (4200 RPM Hitachi)
ATI Radeon X700 128 MB (Hyper Memory)
DeD
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 31, 2005 2:10

Mensagempor Pboavida » Terça Jan 19, 2010 22:30

Ok. admito que estou desactualizado.

É que estive na tropa em 1985...
OPERA O browser dos operários

Imagem
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor cyberj » Quarta Jan 20, 2010 12:17

Já agora, vou-vos contar mais uma historia hilariante que se passou comigo e com uma amiga minha...

Ela ia a dar-me uma boleia para lisboa, quando se esqueceu que tinha deixado o portatil em casa...

Fez inversão de marcha num local onde era proibido!

Estava um jeep da GNR perto do local, e como tal mandaram-na parar e disseram-lhe que a iam autuar..

Claro que ela ficou calada, pois cometeu uma infracção!

Eles pediram-lhe os respectivos documentos, e pediram-lhe para os acompanhar até ao posto para passar a respectiva multa.

Eles seguiram no jeep em direcção ao Posto e disseram-lhe para ela os seguir atrás no carro dela.

Quando chegaram ao Posto, a primeira coisa que a minha amiga disse, foi pedir ao GNR para lhe ler os direitos, pois no entender dela, ela tinha sido DETIDA, e como tal, o GNR tinha de lhe ler os direitos.

O GNR disse-lhe que ela não tinha sido detida, apenas os tinha acompanhado para a passagem da respectiva multa.

E ela voltou a dizer:

- Peço desculpa, mas eu estou detida, o Sr. Guarda, reteve-me o meu Bilhete de Identidade, e como a UNICA situação onde é possivel voçês me reterem o BI é em caso de detenção, eu estou detida, e como tal exigo que me leia os meus direitos.

Nesse momento, chegou o comandante do Posto e perguntou o que se passava. Ao que ela voltou a repetir toda a Historia, tirou da carteira o cartão de indentificação da Ordem dos Advogados, e aconselhou-os a cumprirem rigorosamente a Lei e a Constituição Portuguesa.

Resposta do Comandante do Posto:

- estão aqui os seu documentos, peço desculpa pelo incomodo, tenha uma bom dia Sra. Condutora...

Não ouve multa!

Eu assisti a tudo isto, completamente incrédulo.

Finalmente, e já a caminho de Lisboa, ela explicou-me que o BI não pode ser apreendido a nenhum cidadão Português se não for dada ordem de Prisão! Eles ao levarem o BI dela com eles, e a mandarem seguir noutra viatura para o Posto sem BI, segundo o codigo civil, é considerado retenção de BI, e como tal, deveriam ter-lhe lido os direitos!
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor DeD » Quarta Jan 20, 2010 21:44

cyberj Escreveu:Já agora, vou-vos contar mais uma historia hilariante que se passou comigo e com uma amiga minha...

Ela ia a dar-me uma boleia para lisboa, quando se esqueceu que tinha deixado o portatil em casa...

Fez inversão de marcha num local onde era proibido!

Estava um jeep da GNR perto do local, e como tal mandaram-na parar e disseram-lhe que a iam autuar..

Claro que ela ficou calada, pois cometeu uma infracção!

Eles pediram-lhe os respectivos documentos, e pediram-lhe para os acompanhar até ao posto para passar a respectiva multa.

Eles seguiram no jeep em direcção ao Posto e disseram-lhe para ela os seguir atrás no carro dela.

Quando chegaram ao Posto, a primeira coisa que a minha amiga disse, foi pedir ao GNR para lhe ler os direitos, pois no entender dela, ela tinha sido DETIDA, e como tal, o GNR tinha de lhe ler os direitos.

O GNR disse-lhe que ela não tinha sido detida, apenas os tinha acompanhado para a passagem da respectiva multa.

E ela voltou a dizer:

- Peço desculpa, mas eu estou detida, o Sr. Guarda, reteve-me o meu Bilhete de Identidade, e como a UNICA situação onde é possivel voçês me reterem o BI é em caso de detenção, eu estou detida, e como tal exigo que me leia os meus direitos.

Nesse momento, chegou o comandante do Posto e perguntou o que se passava. Ao que ela voltou a repetir toda a Historia, tirou da carteira o cartão de indentificação da Ordem dos Advogados, e aconselhou-os a cumprirem rigorosamente a Lei e a Constituição Portuguesa.

Resposta do Comandante do Posto:

- estão aqui os seu documentos, peço desculpa pelo incomodo, tenha uma bom dia Sra. Condutora...

Não ouve multa!

Eu assisti a tudo isto, completamente incrédulo.

Finalmente, e já a caminho de Lisboa, ela explicou-me que o BI não pode ser apreendido a nenhum cidadão Português se não for dada ordem de Prisão! Eles ao levarem o BI dela com eles, e a mandarem seguir noutra viatura para o Posto sem BI, segundo o codigo civil, é considerado retenção de BI, e como tal, deveriam ter-lhe lido os direitos!

Sim isso é uma situação infeliz, nisso tens razão. Embora o código civil nada tenha a ver com o caso em concreto (seria o código processo penal que querias dizer), é óbvio que nunca se apreende o BI de uma pessoa em situação contra-ordenacional.
LG LW65-P4XP

Pentium-M 760J Dothan (2.0 Ghz)
1024 MB RAM (DDR2-533 Samsung)
LG LCD 15.4'' WXGA Fine Bright (1280x800)
Disco 80GB (4200 RPM Hitachi)
ATI Radeon X700 128 MB (Hyper Memory)
DeD
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 31, 2005 2:10

Mensagempor cyberj » Quinta Jan 21, 2010 9:50

DeD Escreveu:
Sim isso é uma situação infeliz, nisso tens razão. Embora o código civil nada tenha a ver com o caso em concreto (seria o código processo penal que querias dizer), é óbvio que nunca se apreende o BI de uma pessoa em situação contra-ordenacional.

Se calhar é mesmo o codigo do processo penal... já foi à algum tempo, e já não me lembro do que ela me disse.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 13 visitantes