Estás me a dizer que o Estado tem um peso reduzido na economia quando dizes que vivemos numa sociedade capitalista, mas o ambiente apenas prova o contrário.
Olha para o PSI20 por exemplo. Quantas empresas de topo cotadas lá cresceram e funcionam sem o Estado ?
PS: Sabes quantas entidades estão referenciadas no Orçamento de Estado ? São mais ou menos 14 000. Isto parece te indicar um tamanho reduzido do Estado ?
@Saúde
Como já disse em outro post, as mudanças foram para (embora dúvido que concordes) para manter o SNS tal como está. A única maneira que encontraram para tentar manter o sistema suportavel sem o realmente mudar é fechar centros e concentrar.
"Defensores" do SNS não faltam, e isso é o seu problema. Tornaram o sistema numa vaca sagrada, impossível de ser reformulado. O que em última ánalise levará à sua implosão quando já não der para saciar a fome cada vez maior de recursos do sistema.*
Os privados simplesmente respondem melhor ao aumento de procura numa zona, já que não tem o peso de uma enorme burocracia central para os atrapalhar.**
*Um pormenor curioso que me lembrei, o SNS custa por utente mais dinheiro que a ADSE...
**Isto vai ser para divagar, mas é sem dúvida um dos grandes problemas. A administração central simplesmente não consegue fazer microgestão apartir de gabinetes numa rua de lisboa de um sistema tão imenso.
@Educação
Dá me os números da natalidade na zona das escolas fechadas.
PS: Na realidade até te dou razão, eu acho que já abandonou a educação há muito tempo, só que não no teu sentido da coisa. Para mim o Ministério da Educação faz mais gestão de recursos humanos e de imobiliário do que propriamente de educação. Não me lembro da última vez que algum ministro(a) da educação falou sobre educação.