Ricardo.JQC Escreveu:A minha ideia seria investir mais ou menos num sistema parecido a esse. Banco + Barras + Pesos. Assim de uma maneira geral, quanto teria que despender?
Talvez uns 200€ nas barras, pesos e banco, isto optando pelo material mais barato, vai ao site da Decathlon, dá para teres uma ideia dos valores.
Ricardo.JQC Escreveu:A alimentação, realmente tenho que prestar mais atenção porque raras as vezes bebo leite, tomo um pequeno almoço decente, etc. E tudo isso é sempre um acompanhante de peso relativamente ao exercício.
Frutos secos tipo o quê? Algum tipo de cereais de manhã? Consumir muitos lacticineos independentemente do treino?
A alimentação é muito importante, o pequeno-almoço é das mais importantes, mas não acho o leite importante, o que eu referia em relação aos lacticinios é só o facto de não se deverem consumir 3-4 horas antes de se fazer exercicio fisico porque o nosso metabolismo demora muito tempo a fazer a digestão correcta do leite e quando estamos a fazer exercicio o nosso metabolismo tem de lidar com os sub-produtos do desgaste, ao fazer as 2 coisas ao mesmo tempo vai haver uma sobrecarga que pode prejudicar.
Frutos secos, os que mais gostares mas tenta variar um pouco, tipo nozes, amendoas, passas, ameixas secas, figos secos, etc, se preferires compra antes uns cereais com muesli por exemplo.
Ainda em relação ao leite, até nem sou grande consumidor, bebo mais sumos naturais, bebo 1 copo de leite umas 2-3 vezes por semana, mas isso sou eu que não acredito na necessidade de beber leite, na minha opinião e de vários médicos também, basta pensar no seguinte: somos o único animal que por sistema bebe leite em adulto, mais, somos o único animal que por sistema bebe leite de outro animal... mas isso já é outra discussão
Em relação aos exercícios, se estás mesmo apostado em ir para a frente sem teres treino acompanhado, ao menos compra um bom livro sobre o assunto e pesquisa na net por esquemas de treino.
Quando começares a treinar deves seguir um treino de iniciação, que passa por teres 2 esquemas diferentes para usares em dias alternados em que apenas fazes 12 repetições por exercício x2 sem variação do peso entre as 2 séries, começa por pesos baixos e ao fim de cada semana aumenta para niveis em que te sintas confortável, faz isto durante 2 meses, no final dos 2 meses deves chegar ao nível de pesos máximo para cada exercício
Depois passas a fazer 3 esquemas diferentes em dias alternados com 12 repetições por exercício x3 sem variação de peso entre as 3 séries, podes aumentar ligeiramente de peso se te sentires à vontade para isso, isto também durante 2 meses.
No final dos 4 meses podes continuar a fazer da mesma forma ou passar as repetições para 10x8x6x em vez dos 12x12x12, aumentando o peso de uma série para a outra.
Coisas importante para não te magoares com seriedade:
- Faz sempre o aquecimento como deve ser
- No banco faz sempre os exercícios com o corpo bem apoiado, nas costas e na cabeça, nunca tentes fazer mais força levantando a cabeça, podes fazer uma lesão no pescoço, nem levantando a bacia ou arqueando as costas pois podes magoar-te nos lombares
- Quando trabalhares em pé com as barras ou com os alteres mantém sempre uma postura correcta, não balances o corpo para facilitar o exercício, além de fazer mal não vai adiantar muito pois estás a retirar esforço ao músculo que queres trabalhar, mais vale baixar ligeiramente o peso para um nível em que consigas fazer o exercício correctamente
Epá, mas lá está, há tanta coisa... cada exercício tem a sua maneira de se fazer, acho essencial que compres um bom livro sobre o assunto