Consola no monitor do PC

Para que serve todo o hardware senão para uma bela sessão de XXX (inserir jogo preferido)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Consola no monitor do PC

Mensagempor jotoa » Terça Fev 02, 2010 12:08

Boas pessoal,

Sabem se será possível ligar uma consola ao monitor do computador com um cabo destes:

Imagem

O que estava a pensar era ligar o cabo de saída de vídeo da consola àquela entrada do adaptador.

Ou seja, ligar este amarelo lá:

Imagem

Será possível?

:wink:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Fev 02, 2010 21:37

rapaz..boa questão..isso é pá 2 ou pá 3?

tenho uma questão na mesma onda... em que o cabo original é desses (saida PS -> audio L e R e video) e depois a tv é um lcd com entradas - 1 x VGA, 1 x DVI e 2 x HDMI - como consta na imagem seguinte:

Imagem

a minha questão...como raio fazer uma ligação...decente?!

btw eu não tenho um cabo desses (1a imagem) para testar....
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor jotoa » Terça Fev 02, 2010 23:12

É para a 2 e eventualmente para a 1.
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Fev 02, 2010 23:59

jotoa Escreveu:É para a 2 e eventualmente para a 1.

ok. tem atenção ao formatos ntsc para a 2, e a todos os formatos para a 1.

passo a explicar. eu tinha uma tv daquelas largas (CRT?) e dava tudo perfeitamente. desde o momento que passei para um LCD (usando exactamente a mesma PS e mesmos cabos) de repente os imports de ps2 passaram a dar a preto e branco, e os de ps1 davam som mas a imagem era um ecrã todo preto. testei com 2 ps2 diferentes e o resultado é exactamente o mesmo, ou seja, o lcd é esquisito. alterei o cabo de composto (3saidas) para um cabo componente (5saidas) e o filtro de imagem ps2 ficou corrigido, mas para ps1, a resolução da tv é 800x600 e os jogos dão em ~1000x~800...ou seja, perdes 1/4 a 1/5 do total de imagem.

já revi o manual e todas as opções e menus,e nada. acho que upgrade de fw não é viável, é uma situação aborrecida.

não tenho uma Ps1 para testar a difusão de sinal. mas testei com vários jogos.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jotoa » Quarta Fev 03, 2010 12:59

A esse nível até agora não tive problemas, os dois ou três de PS2 que tenho NTSC correm bem tanto num plasma(1366*768), como na minha CRT do quarto.

Para a 1 não sei pois só tenho meia dúzia e são PAL(mas mesmo aqueles que não podemos dizer a sua origem e são NTSC dão bem, pois na altura em que a consola levou com o chip comprei um cabo e deixei de ter esse problema).
Mas também ainda só joguei com ela no CRT.

Voltando ao assunto ali do cabo em cima, já o experimentei ligando a "banana" amarela da PS2 à entrada amarela ali do cabo e ligando a outra ponta ao meu monitor e não deu sinal.
Talvez o objectivo não seja este, mas sim no sentido contrário talvez.
Não sei se haverá truque ou não dá mesmo.
O que vale é que custou 70cent no ebay :lol:
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Fev 03, 2010 16:36

boas jotoa

reparei nesta imagem e passados alguns segundos de 'paragem cerebral' lembrei-me que....

Imagem

estás a misturar um sinal analógico com uma saída digital. do ponto de vista técnico não faz sentido nem é viável...MAS:

a entrada VGA (15 pinos) é suposto ser analog, logo esse problema não se coloca...

Código: Seleccionar todos
A female DE-15 output in a laptop computer.
Type Analogue computer video connector

portanto devia funcionar. o cabo não tem nenhuma descrição in ou out?

não digo que venhas a ter o mesmo problema, só avisei que a possibilidade existe, porque comigo aconteceu, e acontece. tb queria ligar a ps2 ao tft do pc, mas com isto apercebi-me que era um sonho (verifiquei e é DVI-D)...

pior...tenho aqui um cabo que a saída nem consta sequer nesta lista... se encontrar uma imagem meto aqui, a ficha tem 9 pinos e é parecida com S-video.
Editado pela última vez por Silver_Razorback em Quarta Fev 03, 2010 16:49, num total de 1 vez.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Fev 03, 2010 16:43

updates:

nunca tinha visto este cabo.
Imagem

de origem vem sempre o RCA com um adaptador para scart:

Imagem

com este, ligas a ps a um video ou dvd, ou à tv se tiver scart. :D

pela pesquisa que tenho feito, esse teu cabo parece que só faz VGA to RCA e não ao contrário, algo a haver com a divisão do sinal :?:
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Fev 03, 2010 17:06

updates:

info on DVI connects:

Imagem

até agora este foi o melhor post que encontrei sobre este assunto:

Ps2 on IGN

aparentemente a ligação por componente é a mais ligação de mais elevada qualidade possível. começa com RF depois RCA (composite), depois S-Video e termina em component. não encontro nada sobre ligar a uma entrada VGA nem DVI-A, apesar de ser analog.

a ps3 tem uma ligação hdmi, mas é hdmi-hdmi, não se aplica:

Imagem

este é o cabo component:

Imagem
Editado pela última vez por Silver_Razorback em Quarta Fev 03, 2010 17:53, num total de 1 vez.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Fev 03, 2010 17:48

((este post é todo nosso jotoa lol))

encontrei este cabo para wii e ps3, desconheço se é retro-compatível com a ps2, uma vez que a entrada é igual.

Imagem

e encontrei um que aparentemente é oficial e tudo, a menos que seja fake, é isto que queres:

Imagem

não o encontro à venda em lojas...credíveis. já vi versões artesanais à venda em sites brasileiros.

podes tb arranjar um splitter destes:

Imagem

e termino com um excelente guia em formato pdf:

Ligar ps2 a um projector
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jotoa » Quarta Fev 03, 2010 19:12

Então, isto é um festival que ao menos um gajo fica esclarecido :mrgreen:

Bem, indo por partes:

O cabo que comprei (vê eeste negócio) parece que não dará para o que se quer aqui.
Pela descrição temos:
Cable adapter allows video output from PC or laptop to any TV with S-Video or RCA video input.
NOTE :Check your VGA card has TV-Out function capability.

Portanto, o vga deste cabo servirá para ligar a uma saida e o rca/s-video a uma entrada. Precisamente o contrário do que eu queria fazer.

Agora este:
Imagem

Este cabo foi o que comprei na altura para a PS1, pois com o normal RCA com adaptador para scart alguns jogos ficavam a preto e branco, por isso aconselharam-me este.

Quando aos DVIs, há pouco tempo tive uma batalha com eles.
Um colega meu tinha uma Radeon9200 com saídas VGA+DVI e um LG 22LH2000, então ele queria ter o monitor e o LG ligados ao mesmo tempo ao computador. Eu tinha por aqui uns adaptadores DVI>VGA.
Tentámos 3 ou 4 e nenhum encaixava com o DVI da gráfica.

Este cabo
Imagem

Já o tinha descoberto noutro fórum, antes de vir aqui postar, mas não o consegui descobrir em lado nenhum.
Não encontrei o nome, procurei por vários nomes que estão mais ou menos relacionados, nem no ebay nem em lado nenhum.

As vga box foi a minha primeira opção e andei à procura, mas pelo que vi anda tudo carote.
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Silver_Razorback » Quinta Fev 04, 2010 2:15

pah ficar esclarecido é sempre bem vindo, mesmo que as notícias sejam más :D

eu vivi o momento hardcore gamer na geração da ps2, e conforme fui 'amadurecendo' fui-me apercebendo que a ps2 é um hardware fantástico.

tenho vontade para explorar todo o potencial desta consola antes de migrar para um da mais recente geração. e esta questão de ligações multimédia é das cenas que um gajo tem de andar sempre em cima.

então vamos a ver:

pelo que percebi, de facto o cabo que tens faz o oposto àquilo que pretendes. esclarecidos, assunto encerrado.

nunca soube de outro caso em que o cabo original com adaptador scart desse imagem a preto e branco. é um resultado parecido com aquele que me chateia, e no entanto em circunstâncias diferentes. vou adicionar essa ao meu arquivo.

quanto a ligações dvi, eu tenho adaptadores vga-to-dvi que não encaixam na ligação do monitor. apesar dos pinos serem idênticos, a ''barra'' é ligeiramente mais larga, logo não serve.

o cabo sem nome tem uma referência "av multi to vga". não encontrei o serial oficial, no site da sony não existe (mas tambem não existe outras coisas que existem realmente, por isso....). talvez tenha sido criado para a ps3, que tem capacidades gráficas mais fortes, desconheço se funcionará para ps2 ou ps1, mas é o melhor que se arranja. é tentar lojas que comercializam hardware alternativo tipo madcatz e shark etc

tambem queria um controle dvd daqueles fininhos, a slim tem um IR incorporado, e queria saber se podia arranjar um alternativo e funcionar com esse receptor.

algo parecido com isto mas n necessariamente este:

Imagem

as vga boxes são caras, e não sei até que podem se perde sinal, ou se há scalling ou screen sizing...etc. apenas lembrei essa opção por ser possível, não a melhor.

btw, sem querer tornar isto num tópico de vendas/compras..preciso dum ethernet adaptor para ps2 fat. não sabes de nada sobre isso? desde que funcione até pode ser usado. se souberes (ou outro user) de algum negócio manda por pm. obrigado e dá updates.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jotoa » Quinta Fev 04, 2010 10:41

Ainda tenho que procurar esse cabo, que era mesmo isso o certo.

Qual é o modelo da tua playstation? SCPH-50000?
Se for, encontrei uns no ebay que dizem suportar essa versão.

As VGA box pelo que tenho andado a ler até são a melhor opção e têm qualidade, por isso é que se devem esticar tanto nos preços.

O adaptador andei a ver e nos usados que conheço cá não encontrei, mas fiquei espantado por quanto pedem por uma coisa dessas.

De qualquer maneira tens uma colecçãozita de links em PM :wink:
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Kayn » Quinta Fev 04, 2010 21:42

sem querer ser hijacker, mas a xbox360 tem e até é oficial:

http://www.xbox.com/en-US/hardware/x/xbox360vgahdcable/

até há o DIY pra quem quiser poupar uns sérios trocos:

http://www.engadget.com/2006/11/14/how- ... -cable-fo/

andei a procura para a wii também, e a nintendo já prometeu qualquer coisa por isso vou aguardar.

por isso se esta dá, as outras também devem ter maneira. E perguntar à sony em concreto? tipo, ligar pra lá, mandar mail, etc
Até pode ser que eles tenham só que nunca foi popular suficiente para se saber.

PS: queres consola fantástica em termos de versatilidade? experimenta uma wii! isto só não tira finos porque ainda ninguém se lembrou disso.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor jotoa » Quinta Fev 04, 2010 22:50

Também já pensei comprar esse para a Xbox, mas mesmo assim continuo a preferir jogar 1080p num de 50'' e ligada ao home cinema :P

sim tens razão, não vejo motivo porque se uma dá, a ps2 não dê.
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Kayn » Sexta Fev 05, 2010 2:19

Eu nao vejo filmes em DVD, nada HD e nenhum divx que seja maior que 1,4Gb (2 cds). Basicamente porque a qualidade já é suficientemente boa em relação ao espaço que ocupa.

O "home cinema", ate pra ser sincero é mesmo a wii. Vejo tudo que é filme e série nela, porta-se lindamente sem o barulho de turbina que sao as outras consolas e ainda ocupa metade do espaço. Quando a conseguir por a sacar torrents vai substituir o meu portátil nessa matéria.

Voltando ao tópico, epa, se tens uma TV de 50'' porque é que ainda andas a escavar sobre ligar uma consola a um monitor VGA? de certeza que isso já traz um abuso de todo o tipo de entradas pra todos os gostos que acho que nunca vou conseguir dar uso a todas (a avaliar pela sony bravia 46'' ali a olhar pra mim...).
De certeza que consegue ligar lhe a ps que pretendes e não sei se sequer consegues melhor imagem a partir de uma consola como a ps2 só lhe mudando a ligação para vga.

Não que me esteja a queixar, este tipo de assunto é bastante interessante e francamente devia haver mais informação sobre ligar consolas a dispositivos de imagem com melhor qualidade como o monitor.
é uma coisa que os fabricantes ignoram e que eu considero feature importante.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Próximo

Voltar para Jogos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes