Memory interface 128/256

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Memory interface 128/256

Mensagempor dejavu » Segunda Fev 15, 2010 2:39

Boas pessoal

alguem me sabe dizer a diferenca entre uma placa grafica de 128bits e uma de 256, isto falando na memory interface

e o que é o memory interface????

abraços a tods
dejavu
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 28, 2010 3:10

Mensagempor cmrosado » Segunda Fev 15, 2010 9:28

O que é não sei mas sei que quanto mais melhor, o que não quer dizer que gráficas com 128 não possam ser melhores que placas com 256. Depende dos casos.
Guia-te por aqui: http://www.techpowerup.com/reviews/Powe ... CS/30.html
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor sniperista » Terça Fev 16, 2010 3:22

A diferença está na largura de banda entre o GPU e a memória. Por exemplo, se tiveres 2 gráficas com a mesma memória e ambas com a mesma frequência se uma for 128bits e tiver por exemplo 20GB/s de largura de banda, a outra (que é de 256bits) irá ter uma largura de banda de 40GB/s. Ou seja quanto maior a largura de banda maior é a quantidade de dados transferidos por unidade de tempo operando ambas sob a mesma frequência. Para aumentarem a largura de banda os fabricantes optam geralmente por aumentar os clocks da memória em vez de aumentarem o numero de bits uma vez que é mais barato. Só nas gráficas de gama media alta e gama alta é que se aumenta o numero de bits para 256 ou até mais... O número de bits é o numero de "caminhos" possíveis para a informação passar entre a memória e o GPU. Obviamente que quantos mais caminhos melhor... mas isso é mais dispendioso e aumenta bastante o tamanho da gráfica. Seguindo a analogia, aumentar os clocks é manter o mesmo número de caminhos e "acelerar" a passagem da informação entre a GPU e a memória.
sniperista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 18, 2009 16:15

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes