Escolher uma UPS...

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Escolher uma UPS...

Mensagempor mundano » Terça Fev 16, 2010 21:45

Boas... Precisava aqui da vossa ajuda.

O meu problema é que ultimamente na minha zona, sempre que vem mau tempo, ou mais frio a rede eléctrica parece que não aguenta a carga e então volta e meia temos falhas de fornecimento que não costumam durar mais do que um par de minutos, mas que são o suficiente para o PC desligar de forma brusca. E nota-se igualmente variações na tensão, sendo bem visível nas lâmpadas o enfraquecimento da tensão.

Enfim... Com esta historia já tive alguns ficheiros que ficaram corrompidos, mas que felizmente não era nada de importante. De qualquer maneira, começo a ter receio que esta situação venha a corromper o sistema, ou mesmo a danificar o hardware, pelo que para andar mais descansado resolvi comprar uma UPS.

Mas como não tenho nenhuma experiência em UPS's precisava da vossa ajuda para responder a algumas questões.

1º Uma UPS quando o PC está desligado produz algum tipo de ruído? É que eu tenho o PC no quarto e sou muito esquisito com os ruídos de noite.

2º Para um PC com um CPU quadcore, uma gráfica de gama média, 4xDDR2, um disco rígido, uma drive óptica e um monitor de 19" para que a UPS não esteja em sobre-esforço convém que potencia? 400VA, 600VA, ou será melhor ir para uma de 700/800VA?

3º Sugerem algum modelo barato e bom dentro das UPS do tipo line-interactive? (offline não quero porque quero uma que também estabilize as tensões, ou seja, com AVR).

Eu estava a pensar numa destas:
Mustek PowerMust 848
ou
Mustek PowerMust 636

A duração da bateria não é muito importante.. Desde que de tempo para hibernar o PC chega-me. O tempo de carga é que já é importante, algumas demora 24H a carregar até 90% o que me parece excessivo.. Porque nos dias maus os cortes as vezes são bastante frequentes.. Hoje por exemplo desde as 13H00 até as 15H00 foram 4 ou 5 cortes..

Qualquer sugestão é bem vinda... Já que como disse, não percebo nada disto.

Já agora.. Não queria gastar mais de 60 a 70 euros..
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 01, 2006 23:38

Mensagempor alr_tech » Terça Fev 16, 2010 23:15

boas

existe um ou dois bons artigos sobre UPSs....
podes lê-los...

agora as tuas perguntas...

1 - todas aquelas que me passaram pelas mãos.. não fazem nenhum ruído....
mesmos as com ventilação forçada (muito poucas) quase não se ouvem...

embora algumas APCs embora consideradas como do melhor fizessem algum ruído em carga...

2 - 800VAs para cima... são mais caras, mas as specs tb são melhores..

3 - as Mustek não são grande espingarda, embora alguns modelos de 800VAs
se portem bém...
o pessoal que as têm não se queixam durante pelo menos 3 anos....
(por motivos técnicos a sua validade vai de 3 a 5 anos...)
por aquilo que dizem as Phasak e APC são tidas como boas...

4 - em relação ao tempo de carga não há nada a fazer...
a carga é um processo químico exotérmico e como tal para evitar explosões pelas baterias, a carga é lenta....
desde que os cortes não passe, de uns minutos... não há crise...
de qq maneira a função de uma UPS caseira é apenas permitir fazer um shutdown em segurança....
a maioria delas vai de 10 a 20 min... o tempo max de descarga...
3 min não é crise...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor mundano » Quarta Fev 17, 2010 0:23

Pois... Que as APC são boas também eu sei. O problema é o preço.

As mais baratas que eles têm para a gama de 700/800 VA custam à volta de 100 euros. E estamos a falar de uma UPS do tipo offline que nem sequer AVR tem.. E tendo em conta que eu quero algo para os cortes e para as baixas tensões, uma UPS do tipo offline só resolve metade do problema.

E eu estava a pensar gastar no máximo uns 60 a 75 euros.. Poderia eventualmente ir até uns 100 euros se fosse algo bastante melhor que as Mustek. Mas na APC, mesmo indo até aos 100 euros não encontro nada dentro das especificações que queria.

Essas Phasak é que não conhecia e não são muito mais caras do que as Mustek. Vou ver se me informo melhor sobre elas...
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quarta Fev 17, 2010 15:26

boas

sim, offline não...
são baratuchas... mas, um tipo arrisca-se...

tive a dar uma olhadela e de facto mesmo as Mustek estão todas esgotadas....

informa-te tb sobre as MGE... line interactive....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor joaoreis00 » Sexta Abr 02, 2010 10:07

mundano Escreveu:Pois... Que as APC são boas também eu sei. O problema é o preço.

As mais baratas que eles têm para a gama de 700/800 VA custam à volta de 100 euros. E estamos a falar de uma UPS do tipo offline que nem sequer AVR tem.. E tendo em conta que eu quero algo para os cortes e para as baixas tensões, uma UPS do tipo offline só resolve metade do problema.

E eu estava a pensar gastar no máximo uns 60 a 75 euros.. Poderia eventualmente ir até uns 100 euros se fosse algo bastante melhor que as Mustek. Mas na APC, mesmo indo até aos 100 euros não encontro nada dentro das especificações que queria.

nao estejas a comprar APC com Mustek!

uma APC mesmo q seja offline nao tem nada mas nada mesmo a ver com Mustek!

o barato mtas vezes sai caro!

fica com APC ou MGE (Eaton)
Essas Phasak é que não conhecia e não são muito mais caras do que as Mustek. Vou ver se me informo melhor sobre elas...
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor mundano » Sexta Abr 02, 2010 10:36

A compra já está feita... Acabou por ser a Phasak 850VA.

Até agora nada a apontar.. Funciona bem, aguenta perto de 10 minutos com a bateria.. E tem uma função engraçada, que é o LCD com informação na frente..

LCD esse que já me deu para confirmar o que eu suspeitava.. A rede aqui na minha zona é muito pouco estável.. Por volta das 20H00 o normal é ter entre 190 e 200 voltes.. Já nos períodos de vazio chego a ter 245 voltes. Com a UPS sempre que baixa dos 200, ou passa dos 240 entra em funcionamento o AVR e passo a ter 220 voltes..

Em termos de ruído que era o que me preocupava também, apenas se ouvem os swiches a disparar quando falha a luz, ou quando as voltagens saem da margem de segurança, que é de 220V +/- 10%. Também tinha uns apitos, mas pelo software desliguei.

De resto tem funcionado bem.. Mas só tem umas semanas... Vamos lá ver como supera o teste dos anos..

E isto tudo por 60EUR portes incluídos (na altura comprei num site que estava em promoção).
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor joaoreis00 » Sexta Abr 02, 2010 20:54

qual é a fonte q tens?!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor mundano » Sábado Abr 03, 2010 13:16

U.P.S. PHASAK® LCD USB + RJ-45 850 VA
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor joaoreis00 » Sábado Abr 03, 2010 17:14

a fonte de alimentação q tens no PC qual é?!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes