Componente de uma Asus P5Q que queimou!

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Componente de uma Asus P5Q que queimou!

Mensagempor Fat_Boy1303 » Quarta Abr 14, 2010 20:24

Boas

Tenho uma MB ASUS P5Q.
Hoje liguei uma Fan ao conector da MB e tudo estava a funcionar bem, depois fui dar uma arrumação melhor aos fios ligo novamente e começo a ver fumo e um cheiro a queimado do PC, a sorte é que estava com a caixa a aberta e a olhar para ela e desliguei logo da corrente. 8O

vi que o fumo vinha mais ou menos de onde estava ligada a fan, até pensei que fosse um fio da propria fan, mas ao olhar melhor vi que era um transistor junto á conector da fan que estava meio derretido...

Desliguei a fan reinicei e deu-me uma msg de erro qualquer que não era possibel aplicar as definições de overclock, fui á Bios pus tudo em definições de fabrica e está a funcionar sem problemas.

A minha duvida é, este componente serve para que? e pode a MB continuar a funcionar com ele queimado? é que a MB ainda está na garantia...

fica aqui uma foto do bicho: :D

Imagem
Fat_Boy1303
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jun 11, 2006 11:57

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Quarta Abr 14, 2010 20:39

lol isso nao costuma acontecer... se ta na garantia..nao seia aqui genet ke sabe mais do que eu...
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Mensagempor Fat_Boy1303 » Quarta Abr 14, 2010 21:12

A verdade é que preferia não ter que mandar para a garantia, já que ia ficar algum tempo sem PC e até me está a fazer alguma falta para trabalhar...
pá, se aquilo fosse só para regular a corrente da fan até era indiferente pk ligo a fan directamente á fonte...

pesquisei na net sobre sobre a referencia k lá está impressa e encontrei isto:

http://www.datasheetcatalog.org/datashe ... 4330_1.pdf
Editado pela última vez por Fat_Boy1303 em Quarta Abr 14, 2010 21:15, num total de 1 vez.
Fat_Boy1303
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Quarta Abr 14, 2010 21:15

nao tens nenhum pc a mais tipo um portatil.... pede uma board emprestada sei lá
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Mensagempor CryptorX » Quarta Abr 14, 2010 22:30

Boas

Bem... isso parece que queimou mesmo, e quase de certeza absoluta que deve de ter sido um curto circuito porque de outro modo não estou a ver o que pode ter levado esse "chip" (ou lá com é que isso se chama) a passar dos 150ºC, pelo menos no documento pdf que postas-te diz lá que essa cena opera em temperaturas de -55ºC a 150ºC. Por isso deves ter feito ai um curto circuito sem querer quando estavas a organizar os fios. Agora qual é o impacto que esse componente estragado pode vir a ter no teu pc? ... Não sei, mas pela ideia com que fiquei depois de ler o pdf, parece-me que isso está associado á gestão de energia (Power Management in Notebook Computer, Portable Equipment and Battery Powered
Systems.), e se juntar-mos a isto a mensagem de erro que te apareceu quando ligas-te o pc do não ser possível aplicar as definições de overclock isso leva-me a desconfiar de duas coisas... ou esse componente gere a energia da bios e quando isso aconteceu fez-te um CLRmos (reset á bios) ou é encarregue de aplicar possíveis alterações de Vcore ou voltagens de outros componentes como ram's e afins, sebem que eu estou mais desconfiado que isso esteja relacionado com a bios mas é bem provável que não se trate de nada disto.
De qualquer modo é fácil ficar a saber se eu estou certo em algum destes palpites, basta tentares fazer um OC por mais ligeiro que seja, incrementas 0.0005V ao Vcore e salvas as configurações na bios, se ele não reiniciar então é mesmo o meu segundo palpite que está certo, neste caso fazes um reset á bios e fica tudo OK outra vez mas é bem possivél que ele se fique só por mais uma mensagem de erro como a que te apareceu, no que toca ao meu primeiro palpite é só alterares qualquer definição na bios, reiniciares o pc e veres se essa definição ficou gravada, se não ficou é bem possível que seja mesmo algum componente encarregue de gerir a energia da bios que pifou se ficou gravado é porque este palpite está errado. De qualquer maneira, como disse, é bem possível que esteja completamente errado, são mesmo só palpites baseados baseados mais em lógica que em problemas do género.

Tinhas algum OC feito? Se sim... mexes-te com voltagens?

Já testas-te esses dois encaixes para ventoinhas que ficam logo ao lado desse componente que supostamente pifou? Se não funcionar pelo menos ficas com a certeza de que isso só geria a energia das fans....

Cumps
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Cokz » Quarta Abr 14, 2010 23:44

Boas!

Apesar de a board estar a funceminar não impede de teres problemas no futuro! :s
Se tens garantia why not?

Cumps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor Fat_Boy1303 » Quinta Abr 15, 2010 9:46

CryptorX Escreveu:Boas

Bem... isso parece que queimou mesmo, e quase de certeza absoluta que deve de ter sido um curto circuito porque de outro modo não estou a ver o que pode ter levado esse "chip" (ou lá com é que isso se chama) a passar dos 150ºC, pelo menos no documento pdf que postas-te diz lá que essa cena opera em temperaturas de -55ºC a 150ºC. Por isso deves ter feito ai um curto circuito sem querer quando estavas a organizar os fios. Agora qual é o impacto que esse componente estragado pode vir a ter no teu pc? ... Não sei, mas pela ideia com que fiquei depois de ler o pdf, parece-me que isso está associado á gestão de energia (Power Management in Notebook Computer, Portable Equipment and Battery Powered
Systems.), e se juntar-mos a isto a mensagem de erro que te apareceu quando ligas-te o pc do não ser possível aplicar as definições de overclock isso leva-me a desconfiar de duas coisas... ou esse componente gere a energia da bios e quando isso aconteceu fez-te um CLRmos (reset á bios) ou é encarregue de aplicar possíveis alterações de Vcore ou voltagens de outros componentes como ram's e afins, sebem que eu estou mais desconfiado que isso esteja relacionado com a bios mas é bem provável que não se trate de nada disto.
De qualquer modo é fácil ficar a saber se eu estou certo em algum destes palpites, basta tentares fazer um OC por mais ligeiro que seja, incrementas 0.0005V ao Vcore e salvas as configurações na bios, se ele não reiniciar então é mesmo o meu segundo palpite que está certo, neste caso fazes um reset á bios e fica tudo OK outra vez mas é bem possivél que ele se fique só por mais uma mensagem de erro como a que te apareceu, no que toca ao meu primeiro palpite é só alterares qualquer definição na bios, reiniciares o pc e veres se essa definição ficou gravada, se não ficou é bem possível que seja mesmo algum componente encarregue de gerir a energia da bios que pifou se ficou gravado é porque este palpite está errado. De qualquer maneira, como disse, é bem possível que esteja completamente errado, são mesmo só palpites baseados baseados mais em lógica que em problemas do género.

Tinhas algum OC feito? Se sim... mexes-te com voltagens?

Já testas-te esses dois encaixes para ventoinhas que ficam logo ao lado desse componente que supostamente pifou? Se não funcionar pelo menos ficas com a certeza de que isso só geria a energia das fans....

Cumps

não tinha qualquer OC, e fiz algumas alterações na BIOS que ficaram gravadas, mas nada que mexesse com voltagens, só desliguei o express gate e pus o PC a ligar a uma determinada hora... quanto ao testar a ligar lá uma Fan não testei, tenho receio k pife de vez!
Fat_Boy1303
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Quinta Abr 15, 2010 13:44

boas

exacto...
é apenas um regulador de tensão...
o porquê exacto de pifar... não estou a ver...
só conhecendo o layout eléctrico da board...

mas, já me contaram que a ASUS andou a roubar no desenvolvimento destas board P5Q...
e que elas estão a funcar bém e de repente puf...

é eu, tb tenho duas...
uma pro e outra deluxe...
e desde que li isso por aí.... que ando sempre à espera as ditas se passem...

verifica bém os cabos que ligam á board...
se não há maus contactos, fios descarnados..
e liga a fan à fonte e vê se esta aquece ou roda mal...

e sim, pensa levar para RMA... diz só que te cheirou a queimado...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes