por CryptorX » Quarta Abr 14, 2010 22:30
Boas
Bem... isso parece que queimou mesmo, e quase de certeza absoluta que deve de ter sido um curto circuito porque de outro modo não estou a ver o que pode ter levado esse "chip" (ou lá com é que isso se chama) a passar dos 150ºC, pelo menos no documento pdf que postas-te diz lá que essa cena opera em temperaturas de -55ºC a 150ºC. Por isso deves ter feito ai um curto circuito sem querer quando estavas a organizar os fios. Agora qual é o impacto que esse componente estragado pode vir a ter no teu pc? ... Não sei, mas pela ideia com que fiquei depois de ler o pdf, parece-me que isso está associado á gestão de energia (Power Management in Notebook Computer, Portable Equipment and Battery Powered
Systems.), e se juntar-mos a isto a mensagem de erro que te apareceu quando ligas-te o pc do não ser possível aplicar as definições de overclock isso leva-me a desconfiar de duas coisas... ou esse componente gere a energia da bios e quando isso aconteceu fez-te um CLRmos (reset á bios) ou é encarregue de aplicar possíveis alterações de Vcore ou voltagens de outros componentes como ram's e afins, sebem que eu estou mais desconfiado que isso esteja relacionado com a bios mas é bem provável que não se trate de nada disto.
De qualquer modo é fácil ficar a saber se eu estou certo em algum destes palpites, basta tentares fazer um OC por mais ligeiro que seja, incrementas 0.0005V ao Vcore e salvas as configurações na bios, se ele não reiniciar então é mesmo o meu segundo palpite que está certo, neste caso fazes um reset á bios e fica tudo OK outra vez mas é bem possivél que ele se fique só por mais uma mensagem de erro como a que te apareceu, no que toca ao meu primeiro palpite é só alterares qualquer definição na bios, reiniciares o pc e veres se essa definição ficou gravada, se não ficou é bem possível que seja mesmo algum componente encarregue de gerir a energia da bios que pifou se ficou gravado é porque este palpite está errado. De qualquer maneira, como disse, é bem possível que esteja completamente errado, são mesmo só palpites baseados baseados mais em lógica que em problemas do género.
Tinhas algum OC feito? Se sim... mexes-te com voltagens?
Já testas-te esses dois encaixes para ventoinhas que ficam logo ao lado desse componente que supostamente pifou? Se não funcionar pelo menos ficas com a certeza de que isso só geria a energia das fans....
Cumps