Update a pc para render´s 3d, cad 2d, edição audio/ vídeo

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Update a pc para render´s 3d, cad 2d, edição audio/ vídeo

Mensagempor wonderman » Sexta Abr 23, 2010 14:30

Boa tarde,

Por causa do meu pc ter vindo a sofrer de CONGELAMENTOS brutais (daqueles que nem teclado - num lock - nem nada mexe, e o som que estás a ouvir fica "parado no tempo"), e por ser alguém muito cuidadoso a nível de software e sistema operativo (sou daqueles nerd´s que vem da altura do DOS e a quem esse ambiente não assusta, se necessário, para resolver um problemazito), e por ter visto que o hardware já não deve estar bom - limpei as carradas de pó do dissipador do processador, da ventoinha do mesmo, e da placa gráfica - e até agora não congelou, mas daqui a nada bloqueia outra vez - penso que está na altura de "evoluir", e saír da idade da pedra!

Estou completamente desactualizado da realidade, estou-me a sentir um ZERO em informática, quando sempre andei mais ou menos actualizado...

Bom, este update é para o meu pc, usado diariamente EXAUSTIVAMENTE no que diz respeito a utilização de processamento, em render´s, programas de edição de vídeo, de criação de audio, antigamente ainda para uns joguitos, agora nem por isso (mas seria algo também a considerar - tem de haver momentos de lazer também).

Neste momento (riam-se agora) o pc tem 1gb de RAM, disco SATA de 120gb, ATI radeon - costumava ser a RADEON 9700 PRO - que máquina - mas avariou-se à 1 ano atrás, e está com uma Radeon 9600. Motherboard Asus P4C800, processador P4 2.53ghz, 533.
A placa de som é uma soundblaster live platinium 5.1, sim é velhinha mas é para manter, porque uso as drivers KX PROJECT e isto é uma boa placa com estas drivers.
Placa de tv pinnacle (esta deve ter uns 11 anos!!! LOL)
Fonte de 400watt (acho).
Drive óptica gravador de DVD LG "whatever" - grava DVD´s e CD´s é o que é preciso :D
Monitor é novo, e é um espectáculo (ao menos alguma coisa moderna!) - Samsung SyncMaster 2494.

Digam-me uma coisa: considerando um processador entre Intel (sempre foi a minha preferência, nunca tive um AMD) e AMD, e dentro de um orçamento "contido" - não quero um grande maquinão - aliás, quero, mas não quero gastar muito dinheiro - com motherboard, memória, mais 2 discos SATA, gráfica, e fonte, até uns 400€ - o que me sugerem?

Ah só umas directrizes:

Gráfica - não quero mais ATI, quero NVIDIA - e de preferência boa em 3d (para fazer uns joguitos, gosto do America´s Army e por aí) mas MUUUUUITO boa em hardware para trabalhar vídeo em tempo real, e cad, e afins - se não for NVIDIA e for outro chipset tudo bem, antigamente as MATROX eram boas nisso- já nem sei se é PCI EXPRESS ou AGP, aliás, sempre tive AGP LOL que desactualizado!

Discos - Quero manter este disco para ser o disco onde meto vídeos que estou a trabalhar, audio que estou a trabalhar, etc, portanto, o disco de "trabalho" - é bom para o software funcionar mais rapidamente, ter a "matéria prima" em hardware separado. Depois, quero mais um disco, de 500gb para guardar fisicamente tudo o que quero guardar, e um disco também pequeno, até 200gb, para S.O., e software.
Portanto, motherboard para 3 discos SATA.

Memória, uns 4GB, ou 6GB - mas quais? agora há tantas...

E que fonte?

Ah, já agora, à partida gostava de experimentar o Windows 7, portanto isto só funcionará com hardware novo não?

A caixa é uma caixa normalíssima, sem ventoínhas nem neons nem nada disso... é necessário caixas com ventoínhas para os sistemas novos?

Bem, se calhar 400€ é pouco, ou conseguem surpreender-me?

Muito obrigado!
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 31, 2004 21:44

Mensagempor ekirne » Sexta Abr 23, 2010 14:49

400€ é mesmo muito pouco rapaz.... tens de subir isso.... se é para trabalhar tens de apostar

mas assim para uma base!

processador: amd phenom x4 955 €130
board: m4a785td-v evo €80
ram: ocz 2X2Gb DDR3-1600 PC3 12800 €120
Fonte: LCPower LC6420GP 420W - 36€
:336€

usas a caixa antiga e o disco, mas tens de passar do orçamento para a grafica pois restao +/- €60

mas sendo para trabalho... vai mais para os €700/€800 e segue para um i7!

cumps
ekirne
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 06, 2006 23:28

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Sexta Abr 23, 2010 15:07

ekirne Escreveu:400€ é mesmo muito pouco rapaz.... tens de subir isso.... se é para trabalhar tens de apostar

mas assim para uma base!

processador: amd phenom x4 955 €130
board: m4a785td-v evo €80
ram: ocz 2X2Gb DDR3-1600 PC3 12800 €120
Fonte: LCPower LC6420GP 420W - 36€
:336€

usas a caixa antiga e o disco, mas tens de passar do orçamento para a grafica pois restao +/- €60

mas sendo para trabalho... vai mais para os €700/€800 e segue para um i7!

cumps

Em render com 4Gb o Phenon x4 965 ultrapassa o i7920 com 6Gb por isso deixo aqui a sugestao!

Pá Nvidia em vez de ati.Onde foste buscar essa ideia mas se quiseres so te vai sair mais caro.
Mas acho que há uma Quadro por 180 euros.
NA PCDIGA
Os precos variam de loja para loja mas se nao comprares tudo numa acho que aranjas a coisa mais barata tal como.

Pcdiga:
PNY Quadro FX580 512MB PCI-E € 194,40
Já aqui referiram que é boa pa 3D.
Pix-mania:AMD Phenom II X4 955 - 3,2 GHz
Eu ia para um Phenon II(Fa-zes um Oc a maneira pos 4 Ghz lol até vais as estrelas=))
A board a que o nosso membro ekirne referenciou é boas ! e para as memórias .umasGSKILL PC12800 4GB NQ CL9 (2x2GB) DDR3
€108.65 na alientch. Pra a fonte eu ia mais para uma
LC-Power 550W PFC V2.0 120mm
€36.42 .
Se quiseres por uma cooler se fizeres oc vai para o frio da tt ou o artic frezer!
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Mensagempor cmrosado » Sexta Abr 23, 2010 16:57

Penso que é isto:
2x Noiseblocker XE1 92mm - 12€
LC Power Fonte 550W - 38€
Asus M4A785TD-V EVO - 90€
AMD Athlon II X3 425 AM3 - 72€
Teamgroup Elite DDR3 1333Mhz 4GB - 100€
Samsung 500 GB SATA II - 52€
ASUS ENGT240 1GB GDDR3 - 91€
455€ (PcDiga)

És donde? És tu que vais montar?
Ventoinhas acho que é de por, pelo menos uma. Convém ver o tamanho que a tua caixa aceita.
Quanto aos discos precisas mesmo de comprar dois?
AMD é melhor em orçamentos mais baixos.
Na gráfica a gt220 (ddr3) tambem dá mas pela pesquisa que fiz dizem que a ventoinha é barulhenta (dos modelos que há nessa loja) e por isso meti-te a gt240 que além disso sempre é um bocado melhor. Mas não esperes grande performance nos jogos mais actuais e mais exigentes. Para trabalho penso que é indicada (tal como a gt220 tambem era). Para jogos actualmente, a Ati ganha em toda a linha.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor wonderman » Sexta Abr 23, 2010 19:42

obrigado pelas primeiras respostas ;)
mas antes de continuarmos o tema em causa, deixem-me dizer-vos que limpei o pó do pc, e quando cheguei a casa umas horas depois, voltou a estar congelado.
Estou em testes com um cd de boot que tenho para aqui, e normalmente encrava no fim do teste das memórias RAM.
Será da memória?
Só pode ser isso certo?
Ah, já agora, depois desse tempo, tenho vindo a necessitar com mais frequência, de reiniciar o pc. até já encravou depois de arrancar o pc através do cd de boot, o que me demonstra que:
1º não será do windows
2º não será do disco

nos testes que já fiz, ou encrava na memória, ou até mesmo já deu erro na memória.
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Sexta Abr 23, 2010 19:59

cmrosado Escreveu:Penso que é isto:
2x Noiseblocker XE1 92mm - 12€
LC Power Fonte 550W - 38€
Asus M4A785TD-V EVO - 90€
AMD Athlon II X3 425 AM3 - 72€
Teamgroup Elite DDR3 1333Mhz 4GB - 100€
Samsung 500 GB SATA II - 52€
ASUS ENGT240 1GB GDDR3 - 91€
455€ (PcDiga)

És donde? És tu que vais montar?
Ventoinhas acho que é de por, pelo menos uma. Convém ver o tamanho que a tua caixa aceita.
Quanto aos discos precisas mesmo de comprar dois?
AMD é melhor em orçamentos mais baixos.
Na gráfica a gt220 (ddr3) tambem dá mas pela pesquisa que fiz dizem que a ventoinha é barulhenta (dos modelos que há nessa loja) e por isso meti-te a gt240 que além disso sempre é um bocado melhor. Mas não esperes grande performance nos jogos mais actuais e mais exigentes. Para trabalho penso que é indicada (tal como a gt220 tambem era). Para jogos actualmente, a Ati ganha em toda a linha.

Nao acho que um x3 seja muito bom para 3d
Talvez um AthlonII X4?!? e a gráfica acho que seria melhor uma
Gigabyte GeForce GT240 512MB GDDR5 PCI-E
€80.95

OUmesmo uma
para um gt250
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor wonderman » Sexta Abr 23, 2010 20:30

Bem, passando à frente do problema (estou a usar o portátil do trabalho pois o outro está sempre a congelar), para responder às v.perguntas:

Sou eu que vou montar,

Sou da zona de Lisboa (desloco-me onde tiver de me deslocar para melhores preços - desde Mafra até Lisboa, passando por Sintra - sempre que comprei mat.informático foi no Nuno e Candeias nas Mercês),

Discos - vou comprar 2 mas para ficar com 3! Preciso, estou farto de estar sempre dependente de 1 Hard Drive, onde tenho o sistema operativo. Num programa de edição de vídeo, por exemplo, fica lento trabalhares o vídeo onde o original está no mesmo disco do S.O., fica mais rápido se ficar noutro disco. Para além de que, no caso de ter de formatar o pc, é sempre bom teres um disco onde guardas tudo, e outro onde apenas instalas coisas.

Processadores - porque é que eu associo AMD a jogos, e não a programas, e Intel a qualidade, viabilidade e durabilidade? são minhocas na minha cabeça não?

Placa gráfica - Ati associo a games. Bom, Nvidia também, mas não sei, a ATI não se consegue pôr a funcionar bem num Linux por exemplo, e estou farto do que me acontecia frequentemente, tanto com a RADEON 9700, como com a 9600 - estar num programa, e os menus (tipo File, Edit, Modify, etc) desaparecerem, e ter de passar com o rato por cima para ver os menus... Matrox era bom, mas são caras. Será que a Nvidia não consegue ter suporte/ drivers para programas específicos de 2d/ 3d/ edição de vídeo?

Não procuro motherboards com placas graficas e de som incluídas, mas infelizmente não há disso, é tudo cheio de "extras" que não uso, e também não sou adepto de overclocking.

Continuem este debate, por favor :)
Estão a ser uma excelente ajuda, com base nas vossas sugestões já consegui perceber melhor a actualidade da informática
8)
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Sexta Abr 23, 2010 21:12

wonderman Escreveu:Bem, passando à frente do problema (estou a usar o portátil do trabalho pois o outro está sempre a congelar), para responder às v.perguntas:

Sou eu que vou montar,

Sou da zona de Lisboa (desloco-me onde tiver de me deslocar para melhores preços - desde Mafra até Lisboa, passando por Sintra - sempre que comprei mat.informático foi no Nuno e Candeias nas Mercês),

Discos - vou comprar 2 mas para ficar com 3! Preciso, estou farto de estar sempre dependente de 1 Hard Drive, onde tenho o sistema operativo. Num programa de edição de vídeo, por exemplo, fica lento trabalhares o vídeo onde o original está no mesmo disco do S.O., fica mais rápido se ficar noutro disco. Para além de que, no caso de ter de formatar o pc, é sempre bom teres um disco onde guardas tudo, e outro onde apenas instalas coisas.

Processadores - porque é que eu associo AMD a jogos, e não a programas, e Intel a qualidade, viabilidade e durabilidade? são minhocas na minha cabeça não?

Placa gráfica - Ati associo a games. Bom, Nvidia também, mas não sei, a ATI não se consegue pôr a funcionar bem num Linux por exemplo, e estou farto do que me acontecia frequentemente, tanto com a RADEON 9700, como com a 9600 - estar num programa, e os menus (tipo File, Edit, Modify, etc) desaparecerem, e ter de passar com o rato por cima para ver os menus... Matrox era bom, mas são caras. Será que a Nvidia não consegue ter suporte/ drivers para programas específicos de 2d/ 3d/ edição de vídeo?

Não procuro motherboards com placas graficas e de som incluídas, mas infelizmente não há disso, é tudo cheio de "extras" que não uso, e também não sou adepto de overclocking.

Continuem este debate, por favor :)
Estão a ser uma excelente ajuda, com base nas vossas sugestões já consegui perceber melhor a actualidade da informática
8)

LoL a dos dicos podes comprar dois de 500 gigas por 80 eruos.
As atis espalham-se no linux
AMD gmes'!? entao a intel tb.AMD eu associo a overlockes gigantes.E u acho que são muitos bem os phenonII

Vai po oc ! oc to the power!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor morgado » Sexta Abr 23, 2010 21:24

OC é uma boa maneira de ficar sem garantia num componente.
AMD Phenom II X2 550BE (3.1GHz)
Asus M4A78 Pro
PNY 2x2GB DDRII 800MHz CL4
Sapphire Radeon HD4850 Vapor-X 512MB
Seagate 500GB+500GB SATA2
LCPower LC6550GP2 550W
morgado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Nov 12, 2005 14:13

Mensagempor wonderman » Sábado Abr 24, 2010 11:59

Já tenho mais umas coisinhas para acrescentar ao Update.

Uma coisa que me estava a preocupar é o facto de ir usar 3 discos Sata, e metê-los uns em cima dos outros, tipo lata de sardinhas, estava a dar-me voltas à cabeça. Então descobri esta caixa, que pelos vistos todo o mundo menos eu conhece:

Imagem
Imagem

http://www.antec.com/Believe_it/product.php?id=MjQ=

assim, posso meter o disco de baixo não encostado à parte inferior da caixa, e os outros 2 discos distanciados, ocupando assim os 6x espaços para disco.
Em cima só vou usar o interface da placa de som, e o gravador de dvd.

Portanto, caixa e discos, resolvidos!

Já não falta tudo ehehe!

Agora, fonte de alimentação.

Considerando um setup com 3 discos SATA, uma gráfica das já sugeridas aqui, e o processador tipo AMD PHENOM, para que potência me devo inclinar?
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ekirne » Sábado Abr 24, 2010 19:44

ao inves do power, em si... procura mais fiabilidade.. tipo umas LC power(relacao qualidade preço, bastante justo) ou umas corsair... muito boas, mas mais carotas!

quanto as motherboards sem grafica onboard... elas há... so tens de ver ao certo o que necessitas e o que nao necessitas...

outra cena que podes fazer, é comprar um SSD de +/- 60 / 80 Gb para o sistema operativo e o programa que mais usares(deixando os restantas fora desse disco) ficando com o SO bastante rapido....

cumps
ekirne
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Cokz » Sábado Abr 24, 2010 21:06

Uma LC-Power de 550w ou até de 600 já dá e sobra para isso tudo! E como já disseram em cima, são excelentes em termos de qualidade/preço!

Cumps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor wonderman » Domingo Abr 25, 2010 12:58

Boa tarde!

Isto está-se a compor. Já não tenho dúvidas sobre caixa, fonte, e discos.
Obrigado a todos sobre isto!

Agora, o Processador e Motherboard e Memórias (pretendo debater os 3 artigos ao mesmo tempo por serem componentes directamente dependentes uns dos outros.

O Processador tenho mesmo de ir para AMD PHENOM II x3 ou x4 (o que acham? se o processador X3 for igual ao X4, apenas terá menos um núcleo, e será menos rápido, valerá a pena?). Ah, e também preciso da vossa ajuda, o que é necessário para ter L3 de cache? É que se for algo dispensável, vou para o AMD ATHLON, mas não queria... Tem a ver com as memórias?
Motherboard, já tenho aqui uma sugestão forte, mas digam-me uma coisa, qual é o melhor chipset, mais moderno e fiável, de motherboard, que suporte este tipo de processadores e funcione bem? E terá de ter suporte para o Front Side Bus do processador, e as memórias também terão de estar em sintonia, em termos de clock.
Memórias, os 4GB são caros... será que com 2GB fico bem servido? ok, eu sei é uma pergunta um pouco "parva", 2GB é metade de 4GB. Mas memórias é a tal coisa: um gajo pode sempre comprar 2GB depois... e qual o clock?
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Domingo Abr 25, 2010 13:12

Vai para o x4 ou para o x6! Umas memorias 1333mhz ja sao boas um mobo qualquer da!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ekirne » Domingo Abr 25, 2010 23:16

wonderman Escreveu:O Processador tenho mesmo de ir para AMD PHENOM II x3 ou x4 (o que acham? se o processador X3 for igual ao X4, apenas terá menos um núcleo, e será menos rápido, valerá a pena?). Ah, e também preciso da vossa ajuda, o que é necessário para ter L3 de cache? É que se for algo dispensável, vou para o AMD ATHLON, mas não queria... Tem a ver com as memórias?
Motherboard, já tenho aqui uma sugestão forte, mas digam-me uma coisa, qual é o melhor chipset, mais moderno e fiável, de motherboard, que suporte este tipo de processadores e funcione bem? E terá de ter suporte para o Front Side Bus do processador, e as memórias também terão de estar em sintonia, em termos de clock.
Memórias, os 4GB são caros... será que com 2GB fico bem servido? ok, eu sei é uma pergunta um pouco "parva", 2GB é metade de 4GB. Mas memórias é a tal coisa: um gajo pode sempre comprar 2GB depois... e qual o clock?

ou eu nao percebi nada do que tu queres dizer... ou tu nao consegues exprimir o que queres dizer....

um processador X3 igual ao X4..... nao ha... ou é com 3 nucleos ou é com 4.... se tiverem o mesmo nivel, claro que o X4 terá vantagem, pois sempre é mais um processador a fazer calculo!

todas as boards tem FSB.... basta quando a comprares veres qual é o maximo dela, para quando fores comprar as RAM's nao comprares superior ao suportado, pois será despredicio de dinheiro visto a board nao suportar mais que aquilo!

cumps
ekirne
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes