[ubunto] hddtemp

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

[ubunto] hddtemp

Mensagempor whitewolf » Terça Jun 15, 2010 22:39

Não faço idea como se configura ou se correctamente instala o hddtemp, por isso se alguém me conseguir explicar ou me indicar outra aplicação para me ler a temperatura do meu hdd e eventualmente de outro hardware, ficaria muito grato
whitewolf
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Ago 13, 2006 13:14

Mensagempor whitewolf » Quarta Jun 16, 2010 17:36

bump =)
whitewolf
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LMX » Quarta Jun 16, 2010 21:20

boas..
falas de um desktop ou de um portatil?

instala o lm-sensors, hddtemp,e xsensors, e libsensors4(talvez ja seja instalado a quando da instalação do lm-sensors) ver no synaptic se ja foi instalado.

o xsensors não é prioritario, mas é mais um programa e é bom a mim da-me toda a info da maquina, mas...o lm-sensors é melhor.

como funciona:

arrancas com um programa que se chama sensor-detect, este vai a procura na tua maquian de sensores espalhados pela board,cpu,fans, tensoes de alimentação,etc, o que a maquina supurtar, e que o libsensors4 suportar, configura o lm-sensors.

abre a consola e escreve sensor-detect, se não der normal usa o sudo atrás, e vai seguindo os passos todos até ao final.

O que o sistema encontrar de sensores diz sempre que sim(yes-"Y"), e no finaol vai te perguntar se queres adicionar esta info automaticamente ao sistema, dizes que sim, quando acabar, convem reeniciar a maquina.

em seguida clicas no painel superior do Ubuntu e adicionas o Hardware Sensor Monitor e pronto.

depois configuras a tu maneira clicando em cima dele com butão direito do rato, é muito simples e se a tua board suportar varios sensores irão te aparecer la, eu tenho no meu desktop desde ventoinhas, alimentações,temperaturas,discos board e grafica e sei la mais o que :D

qq duvida diz.
cmps
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor whitewolf » Quarta Jun 16, 2010 22:57

Obrigado pelo grande post 8O !!
amanha vou fazer isso a ver se assim já vai. btw, é portatil.

EDIT: acabei de tentar, no fim da detecção diz.me "sorry no sensors detected, this is common in laptops blablabla"
Se isto supostamente não tem sensores, entao como é que eu tinha o speedfan a funcionar aqui? :S
whitewolf
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quinta Jun 17, 2010 14:54

boas

significa que no windows o fabricante tinha colocado um driver que acede ao CI que faz isso...

o speedfan tenta em primeiro lugar usar o driver do sensor ou sensores e só depois tenta usar os seus métodos de acesso..

e o linux não tem esse driver...
nem está na biblioteca...

tenta saber qual a board e pesquiza sobre isso...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor LMX » Quinta Jun 17, 2010 23:30

boas..
que marca de portatil tens?
no minimo discos e processador deve aparecer não conheço nenhuma maquina onde isso não tenha aparecido, nem que seja uns sensores externos ao processador mas que estão próximos e que controlam a temperatura do pipe de arrefecimento do cpu/gpu.
tenta correr com sudoatras(sudo sensor-detect), verifica se tens o lm-sensors e o libsensors4 instalado.

os portateis não trazem tantos como o desktop mas mesmo assim na minha maquina com 5/6 anos tenho processador e o tal do pipe que também me aparece como sendo do cpu.

cmps
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor whitewolf » Sexta Jun 18, 2010 11:46

é um hp g62-120ep.
O lm-sensors e o libsensors4 já tenho instalado.
whitewolf
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LMX » Sábado Jun 19, 2010 11:43

boas..
faz o seguinte:
instala :
xsensors
sensord(cria logs nos logs do sistema sobre eventuais aumentos de temperatura e alarmes)
sensors-applet(é uma aplet que podes adicionar ao gnome panel-painel de cima por exemplo).

depois de instala-los via synaptic(é mais facil) vai ao painel do gnome de cima e clica botão direito e faz add to panel(ou adicionar ao painel) e procura por hardware sensors monitor, ou qualquer coisa dogenero que tenha a ver com hardware e sensors.

eu penso que todos eles se baseiam no libsensors4, mas vale a pena experimentar se conseguires muito bem se não desinstalas.

o xsensors fica em Applications->System Tools

caso isto não funcione , penso que o tem hardware de control de temps etc não é suportado pelo libsensors4, pelo que terás que procurar outra alternativa que desconheço.
É que o mais comum são mesmo o lm-sensors que usa o libsensors4, boa sorte e posta o resultado.

cmps
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes