boas..
falas de um desktop ou de um portatil?
instala o lm-sensors, hddtemp,e xsensors, e libsensors4(talvez ja seja instalado a quando da instalação do lm-sensors) ver no synaptic se ja foi instalado.
o xsensors não é prioritario, mas é mais um programa e é bom a mim da-me toda a info da maquina, mas...o lm-sensors é melhor.
como funciona:
arrancas com um programa que se chama sensor-detect, este vai a procura na tua maquian de sensores espalhados pela board,cpu,fans, tensoes de alimentação,etc, o que a maquina supurtar, e que o libsensors4 suportar, configura o lm-sensors.
abre a consola e escreve sensor-detect, se não der normal usa o sudo atrás, e vai seguindo os passos todos até ao final.
O que o sistema encontrar de sensores diz sempre que sim(yes-"Y"), e
no finaol vai te perguntar se queres adicionar esta info automaticamente ao sistema, dizes que sim, quando acabar, convem reeniciar a maquina.
em seguida clicas no painel superior do Ubuntu e adicionas o Hardware Sensor Monitor e pronto.
depois configuras a tu maneira clicando em cima dele com butão direito do rato, é muito simples e se a tua board suportar varios sensores irão te aparecer la, eu tenho no meu desktop desde ventoinhas, alimentações,temperaturas,discos board e grafica e sei la mais o que
qq duvida diz.
cmps