2 placas diferentes na mesma motherboard

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

2 placas diferentes na mesma motherboard

Mensagempor ptcman » Sábado Jun 12, 2010 12:03

Olá.

Possuo uma Nvidia Quadro NVS 440 onde tenho ligado 4 monitores e tenho num outro PC uma ATI 4350.

Ora a minha pergunta é se posso ligar estas duas placas na mesma board ( Asus P6T SE).

Com a historia dos crossfires e dos SLIs fico sem saber como reagem duas placas de marcas diferents na mesma board.

Aqui o meu intuito é poder ligar 6 monitores no mesmo PC, podendo deste modo, quando for possivel, ver alguns filmes usando a ATI visto que a NVIDIA não se aguenta nas canetas com os filmes em HD.

Há alguma incompatibilidade nas duas placas?

Como se porta o windows no reconhecimento das duas placas?

Obrigado.
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 25, 2007 22:33

Mensagempor MorbidGod » Quarta Jun 23, 2010 16:48

Boas,

A tal Nvidia Quadro que possuís é optimizada para vectorização e renderização, mais própriamente para trabalho.

Se a tua pergunta é a possibilidade de ligar 2 placas diferentes, a reposta é sim, mas em muitos poucos casos, porque normalmente é recomendado um modelo clone, ou com specs muito identicas. É possivel por exemplo ligar em crossfireX uma ATI HD 4890 com uma ATI HD 4850, apesar de clocks e specs diferentes, mas o resultado vai sempre ficar aquem de 2 4890´s ou até duas 4850´s.

Do que eu sei, nunca fará sentido ligar uma Nvidia Quadro em SLI, pois estamos a desviar do intuito dela que é trabalhar independentemente de outras, numa maquina para trabalho, por exemplo. Ainda terias hipotéticamente outro problema que seria a motherboard, que teria que suportar um GPU Nvidia e um GPU Ati.

No teu caso, os filmes HD, têm que obrigatoriamente correr na placa ATI que tens. Acho que uma 4350, por mais low end que seja, pelo menos corre videos HD e jogos Dx9 sem problemas, a menos que seja impedida pelo CPU, memórias, etc.

Espero ter ajudado.

Cumps.
On: Gigabyte MA790X / 4x2GB 1066MHz Gskill DDRII / AMD Phenom X4 9950 B.E. / 6x500GB WD + 1xWD Raptor 320GB / XFX ATI HD4890 1GB / Samsung 23" / Soundblaster Xi-Fi Faltal1ty / Corsair HX1000W / Thermaltake ElementG Case / Razer Tarantula & Diamondback
MorbidGod
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 09, 2005 19:22

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 23, 2010 17:12

MorbidGod Escreveu:Boas,
É possivel por exemplo ligar em crossfireX uma ATI HD 4890 com uma ATI HD 4850, apesar de clocks e specs diferentes, mas o resultado vai sempre ficar aquem de 2 4890´s ou até duas 4850´s.

Isso é porque tanto a HD4890 e a 4850 usam o mesmo chip que é o RV770 (comum a todas as HD4800), pode-se por exemplo ligar também uma GTX260 com uma GTX275 porque também usam o mesmo chip.

Agora uma nVIDIA com uma ATI jamais... pelo menos que eu saiba...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor ptcman » Quarta Jun 23, 2010 17:26

Obrigado pelas respostas.

O meu intuito não é ligar as placas em SLI ou Crossfire. Não tenho o menor interesse nesse setup, para além do obvio, uma ser ATI e outra Nvidia.

O meu principal interesse é mesmo poder ligar os 6 monitores no mesmo PC, usando estas 2 placas.

Daí a minha duvida pois como as boards vêm quase todas optimizadas para SLI ou Crossfire, sempre que ligar duas placas PCIe à board assuma automaticamente um dos modos e devido às placas serem diferentes dar os obvios erros.

Então quer isto dizer que sempre que ligar duas placas a board assume automaticamente que seja para SLI ou Crossfire?

Então se eu adquirir por exemplo uma Quadro NVS 295 ou coisa parecida (outra 440 se aparecer algo na eBay), pois também dá para ligar 2 monitores, já poderei ligar esta juntamente com a 440, visto serem ambas Nvidia?

Os filmes seria um bonus, mas visto que o meu PC velhinho ainda está para as curvas, posso ligar a ATI nele e ver os filmes lá, deixando o PC novo exclusivamente para trabalho, que é o meu principal intuito na compra do mesmo.

Obrigado
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 23, 2010 17:39

Eu não estou familiarizado com essas placas da nVIDIA, mas se o teu intuito é querer ligar 6 monitores no mesmo pc partindo do principio que cada placa só suporta até dois monitores precisavas de 3, as unicas placas que suportam 3 monitores são as HD5000 por causa do Eyefinity.

Agora se a tua questão é se podes ligar duas placas sem ser em sli ou crossfire só para usar as saidas para os monitores com cada uma a processar a imagem individualmente então ai já não te sei responder :oops:

Mas não sei se será possível uma vez que para isso o sistema operativo teria que trabalhar com duas gráficas distintas ao mesmo tempo e também dois drivers diferentes... talvez se as duas placas trabalhassem com o mesmo driver... mas não sei não...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Quarta Jun 23, 2010 17:46

Humm... alguns dizem que dá...
http://www.tomshardware.co.uk/forum/252 ... hics-cards
outros não...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ptcman » Sexta Jun 25, 2010 20:47

ligar 2 placas diferentes na mesma board não há problema, já tive uma placa matrox PCI ligada com a ATI PCIe e com 4 monitores.

mas essa board aparentemente não geria bem a ligação PCI e o PC dava imensos erros

o problema agora é diferente pois estamos a falar de boards preparadas de raiz para duas placas graficas, seja em SLI ou Crossfire e o meu intuito não é tirar partido dessa ligação

o que eu quero mesmo é so poder ligar 6 monitores, de preferencia com as placas que já possuo, poupando assim alguns euros.
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Cokz » Sexta Jun 25, 2010 22:48

A questão é que estamos a falar de placas de fabricantes iguais, que utilizam os mesmos drivers, mesmo chip, etc

Provavelmente as broncas que tiveste vinham do facto do conflito entre drivres...

E o mais provável é esse setup que tu queres colocar ATI+Nvidia dar bronca também devia aos conflitos de drivers...

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Sábado Jun 26, 2010 9:36

Existe um crack para isso tens é de esperara sempre um tempo depois de sairem as novas drivers para ele vir para fora outra vez!
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Mensagempor MorbidGod » Sábado Jun 26, 2010 16:18

Ja agora respondam á minha questão ignorante: :?:

Se é possível ligar 2 placas diferentes (nvidia e ati) na mesma board, como colocamos a peça final em cima das placas, se são em sítios diferentes (são?)? 8O

Caso isso aconteça chamar-se-ia SliFire ou CrossSLi? Ok, agora estou na tanga :lol:
On: Gigabyte MA790X / 4x2GB 1066MHz Gskill DDRII / AMD Phenom X4 9950 B.E. / 6x500GB WD + 1xWD Raptor 320GB / XFX ATI HD4890 1GB / Samsung 23" / Soundblaster Xi-Fi Faltal1ty / Corsair HX1000W / Thermaltake ElementG Case / Razer Tarantula & Diamondback
MorbidGod
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Sábado Jun 26, 2010 16:40

MorbidGod Escreveu:Ja agora respondam á minha questão ignorante: :?:

Se é possível ligar 2 placas diferentes (nvidia e ati) na mesma board, como colocamos a peça final em cima das placas, se são em sítios diferentes (são?)? 8O

Referes-te a bridge que liga as duas placas certo?

Pelo que tenho visto por ai, aquilo que o ptcman quer fazer é ligar duas placas gráficas diferentes mas não para tirar partido das vantagens de um multi gpu, o que ele quer é simplesmente ligar duas placas gráficas diferentes e deixa-las a trabalhar independentemente uma da outra, uma processa a imagem para dois monitores e outra a imagem de outros dois.

Agora o que não percebo é como é que ele quer ligar 6 monitores... ou arranja duas ATI da série 5 com Eyefinity ou então deve de precisar de três gráficas e não de duas.

Aproveito e deixo a minha duvida do ultimo paragrafo ao ptcman.

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MorbidGod » Sábado Jun 26, 2010 16:50

CryptorX Escreveu:
MorbidGod Escreveu:Ja agora respondam á minha questão ignorante: :?:

Referes-te a bridge que liga as duas placas certo?

Certo, esse mesmo conector. Ok, i see.

Sem Eyefinity, não me parece que va haver 6 monitores, a menos que haja 4 Dvi´s + 2 HDMI´s. Ainda assim isso daria problemas de refresh rate.

É tudo o que posso ajudar. I got nothing more. lol

Cumps.
MorbidGod
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ptcman » Sábado Jun 26, 2010 17:14

CryptorX Escreveu:Agora o que não percebo é como é que ele quer ligar 6 monitores... ou arranja duas ATI da série 5 com Eyefinity ou então deve de precisar de três gráficas e não de duas.

Aproveito e deixo a minha duvida do ultimo paragrafo ao ptcman.

Cumps

Simples, se fores ver as propriedades da Nvidia Quadro NVS440 ou mesmo reler o que escrevi no 1º post, irás ver que ela tem saida para 4 monitores.

Ora 4 monitores na Nvidia + 2 na ATI, dá 6 :wink:

o melhor se calhar é mandar vir outra Nvidia igual e acaba-se a chatisse :roll:
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Sábado Jun 26, 2010 20:16

ptcman Escreveu:Simples, se fores ver as propriedades da Nvidia Quadro NVS440 ou mesmo reler o que escrevi no 1º post, irás ver que ela tem saida para 4 monitores.

Ora 4 monitores na Nvidia + 2 na ATI, dá 6 :wink:

o melhor se calhar é mandar vir outra Nvidia igual e acaba-se a chatisse :roll:

Tens razão... não reparei nesse pormenor no teu 1º post... my bad

Mas só por curiosidade... para que é que precisas de 6 monitores ligados ao mesmo pc?

Eu uso dois e não consigo passar sem eles, três também não ficavam nada mal porque eu passo a maior parte do tempo a programar e depois tenho que estar com manuais abertos num ecrã, Visual C++ noutro e depois também tenho sempre o Media player, programas de downloads, monitorizadores de temps etc abertos ao mesmo tempo e da-me imenso jeito ter multiplos monitores para poder controlar várias coisas ao mesmo tempo... agora 6! Estás a tirar um cusro de arquitectura ou que?

Pelo menos para usares uma nVidia quadro não deve de ser para jogos...

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ptcman » Sábado Jun 26, 2010 20:45

CryptorX Escreveu:
Mas só por curiosidade... para que é que precisas de 6 monitores ligados ao mesmo pc?

Mercados financeiros.
Para ser mais preciso, bolsas.

Necessito de varios monitores para poder seguir as cotações e ver os graficos de diversos produtos financeiros, tudo em tempo real.

Até colocava uma foto aqui da disposição deles, mas estranhamente não dá para colocar imagens directamente no forum, só por url 8O
Calculo que seja por falta de espaço nos servidores e claro, quanto mais espaço, mais $$$$$$
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes