router + computadores - como partilhar os discos?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

router + computadores - como partilhar os discos?

Mensagempor wonderman » Sábado Jul 31, 2004 21:51

boas pessoal

queria-vos pedir ajuda para esta minha dúvida, que ando a tentar resolver.

tenho em casa 2 pc´s, e 1 portatil. tenho-os com net (através de um router).

num dos pc´s tenho o windows 2000. no outro tenho XP pro, no portátil XP home.

preciso PELO MENOS de ter o pc do win2000 ligado ao portátil de forma a transferir ficheiros. como fazer?

obrigado :wink:
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 31, 2004 21:44

Mensagempor wonderman » Sábado Jul 31, 2004 23:56

oi...

desculpem ter aberto o post, mas acho k acabei de descobrir a polvora... :oops:

mas mesmo assim vou dizer como o fiz, pois pode haver mais alguém com esta dúvida... então foi assim: por enquanto a maneira como resolvi foi desactivar a firewall que o winxp home do portátil tinha activa. assim, consigo ver NO PC DO WIN2K o portátil, a sua pasta de partilha, mas o inverso não consigo, ou seja, não consigo ver o pc do win2k. seja como for ñ é problemático, pois basta ver 1 para fazer as transferências que preciso! está resolvido. agora basta ver se o outro pc (do winxp pro) tb funciona assim...
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Domingo Ago 01, 2004 3:22

Boas,
mm sem veres o pc tenta ir ao internet explorer e meteres \\nome_do_pc\ em principio deves de conseguir chegar à outra maquina e veres os files partilhados.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor rfbgb » Segunda Ago 02, 2004 7:59

Mas pode não ter a partilha activa.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor wonderman » Segunda Set 13, 2004 15:50

olá pessoal,

tenho estado a trabalhar nas perfeições com a minha rede entre portátil (windows XP HOME) + pc secretária (windows 2000 PRO). o problema é que eu consigo através do pc de secretária abrir a pasta partilhada do portátil, mas o inverso não consigo... tenho os 2 pc´s na mesma "workgroup" e consigo atraves do portátil "ver" o pc de secretária, mas quando clico para o abrir, pede-me um nome de utilizador e uma palavra passe (talvez por ser o windows 2000, penso que o windows XP PRO também faz o mesmo)...

como resolvo? é muito urgente pois estou a precisar de aceder à impressora ligada ao pc de secretária e desta forma nem impressora, nem pasta partilhada, etc.

obrigado! :wink:
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dr » Segunda Set 13, 2004 18:23

Usa contas e passwords idênticas em ambos os computadores. E configuras as permissões de partilha (obviamente as NTFS também) para dar acesso a esse user.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor wonderman » Segunda Set 13, 2004 18:46

peço desculpa, mas não percebi, como se faz isso das permissões de partilha, e o que tem o NTFS a ver com isto? e utilizadores iguais? não há maneira de não ter users iguais??

muito obrigado, e mais uma vez sorry por não conseguir desenrascar isto sozinho... ;-)
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dr » Segunda Set 13, 2004 19:09

No prob, man... É para isto que andamos aqui.
Numa rede Win baseada em workgroups, para acederes aos recursos dos outros computadores na rede sem andar a inserir logins e passwords tens que criar contas iguais (e passwords iguais) nos computadores que vão estar a pertencer à rede.
Se usares a conta Manuel com a password abcd para entrar no win 2000 e usares a conta Joaquim com a password 1234 para o XP, quando tentares aceder aos recursos do 2000 a partir do XP vai surgir-te um prompt para colocares o login Manuel e respectiva password.
Daí que tenhas que criar duas contas com o mesmo login e password.

Quanto às permissões de partilha e NTFS, vamos começar pelo mais lógico: as permissões NTFS concedem-te ou negam-te acesso aos directórios/ficheiros, certo? Pois bem, num compartilhamento, essas não são as únicas permissões que existem; existem ainda as tais "Share Permissions". Assim, ao criares uma partilha de uma pasta qualquer, além de teres que ter as permissões NTFS adequadas, terás que dar permissão para, no mínimo, Ler nas propriedades da partilha.
Já não me lembro como isso é feito no 2000, mas acho que é igual ao XP Pro: clicas com o botão direito em cima do directório/ficheiro, vais a propriedades, clicas em Sharing e tens para lá para o meio um botão que diz Permissions. O padrão costuma ser permissão de leitura para Everyone (auto-dedutivo), mas poderia ser esse o teu problema, pelo que te aconselho a dar uma olhada nas permissões.

Se nem assim resultar, tenta dar mais detalhes para tentarmos ajudar-te.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor wonderman » Segunda Set 13, 2004 19:47

pelo que percebi, no meu XP HOME, quando tentar aceder ao pc do 2k, tenho de colocar o user do XP HOME... eu ñ uso passwords, apenas user´s, e já tentei colocar um user do 2k que não seja o a ser utilizado no momento, já tentei colocar o user que está a ser usado no momento, já tentei colocar o próprio user do XP HOME, e nada... diz que posso não ter permissão para entrar. a questão é esta, eu não preciso de partilhar o disco, ou uma pasta qualquer, pois basta-me a pasta partilhada que o XP HOME tem, que é onde eu entro SEM PROBLEMAS através do pc do 2k, sem ter nenhum prompt de user. o problema é que através do XP HOME eu não consigo sequer ver o que está partilhado no pc do 2k, porque não me dá permissão para lá entrar...

p.s. eu queria MESMO evitar isto de criar user´s, porque tenho tanto num pc como noutro apenas 1 user que uso para trabalhar, e onde tenho TUDO configurado (eu uso mooooooontes de programas de imagem, de CAD, de 3D, e de criação de musica, o que me daria muito trabalho ter de definir tudo para um novo user...)

obrigado! ;-)
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dr » Segunda Set 13, 2004 20:40

wonderman Escreveu:pelo que percebi, no meu XP HOME, quando tentar aceder ao pc do 2k, tenho de colocar o user do XP HOME...

É justamente o contrário. Se estiveres no XP a tentar aceder o 2000, tens que colocar o user do 2000. Se o nome do user for o mesmo (e visto que não usas passwords), realmente é estranho que não consigas aceder às pastas partilhadas do 2000.
Ao menos consegues ver o 2000 e o XP dentro do mesmo workgroup, em My Network Places?
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor wonderman » Segunda Set 13, 2004 21:04

sim consigo, é como te digo, consigo entrar no XP HOME através do 2k, consigo ver o workgroup com os pc´s lá todos, mas aceder DO XP HOME ao win2k é que me pede username e password... mas consigo ver o pc, quando clico 2 vezes em cima do pc é que aparece o prompt... o estranho é funcionar perfeitamente ao contrário, sem prompts nenhumas, eu tenho feito montes de transferencias de ficheiros, usando sempre a pasta partilhada do xp home para apartir do 2k, ou meter lá ficheiros, ou retirar de lá... o problema é querer usar a impressora agora, através do XP home, impressora essa que está ligada ao 2k... já a coloquei partilhada, mas não adianta se não tenho consigo entrar dentro do pc...
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dr » Segunda Set 13, 2004 21:51

Realmente é mesmo estranho...
Faz o seguinte: cria um novo user para o 2000 e atribui-lhe uma password.
Depois, no XP, tenta entrar novamente no 2000 e quando te pedir login e password, insere essas que criaste (talvez seja preciso dar um reboot no XP para que não te dê logo acesso negado).
Aproveita para seleccionar aquele quadradinho que diz para memorizar a password para não teres que andar sempre a inserir login e password.
Depois diz se resultou.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Geek » Sexta Set 17, 2004 13:40

Boas

Faz uma cena

windows explorer
Tools -> Map Network drive

\\ip\c$

Carregas em login with diferente user

e metes
Administrator
pass

Por vezes os locais de rede não aparecem ou não consegues entrar, assim ficas com uma drive virtual montada para o outro computador sem problemas...

Abraço
Pentium 4 2.5Ghz, Motherboard ASUS P4S8X-X, 1Gb Ram, MSI FX5200, Western Digital 200Gb 8Mb Cache IDE, Western Digital 120Gb 8Mb Cache IDE, SB Audugy Platinium. Coolermaster Stacker, Zalman 7000B-CU
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 11, 2004 21:17

Mensagempor vinhas » Domingo Jan 02, 2005 1:00

Consigo aceder ao portatil a partir do desktop, mas o contrario nao consigo. Segui os passos aqui descritos e tambem tenho de meter um nome e pass.

pus as 2 contas com o mesmo nome e password, sao os 2 windows xp, configurei o discos para partilha na rede, mas mesmo assim , quando kero aceder ao disco do desktop, continua a aparecer o prompt para meter o nome e pass...

seguindo as instruçoes deste ultimo topico, mesmo quando peço para criar a imagem do disco do desktop ele continua a pedir o nome e password para realizar essa operaçao...

uma duvida: qual e o nome e pass que tenho de colocar carrego em login with diferente user ??
vinhas
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 29, 2004 0:50

Mensagempor Tretabyte » Domingo Jan 02, 2005 18:50

Boas,
atencao que, se tiveres um user sem password na maquina que queres aceder, muitas vezes o win nao te deixar aceder as partilhas, para isso deves de, no menu de partilha da pasta, no campo das permissoes, mudar o que la estiver para EVERYONE e assim ja consegues acesso sem pedir user e pass.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes