Tive na faculdade, antes das férias, uma aula suplementar sobre organização e gestão na indústria farmacêutica. Lá ensinaram-me que a qualidade é a medida da satisfação da pessoa em relação à expectativa que tem sobre um determinado bem, ou seja, se o bem cumpre o que as pessoas dele exigem.
Como exemplo dizia-se que um Rolls Royce não era necessariamente de melhor qualidade que um Fiat 600, pois ambos criam expectativas diferentes nas pessoas que os compram devido ao seu custo muito diferente.
Neste caso acontece o mesmo : o portátil do Lidl da minha mãe custa +/- 40 % menos que o Sony 197 e possui melhores características na gráfica e também traz um pack de software impressionante e uma assistência técnica 5 estrelas (já o comprovei não com o portátil mas com cartões de memória, máquinas digitais, etc). Para mim tem muito mais qualidade que o Sony (qualquer deles!).
Não se pode comparar portáteis e computadores com carros : um Mercedes E custa pouco mais que um Renault Vel Satis, mas tem indiscutivelmente mais qualidade (não falo da tecnologia, que é idêntica entre as 2 marcas, mas antes no conforto, nos pormenores de luxo, na insonorização, nos motores, nas caixas, etc). Isto porque cada marca fabrica os seus componentes, constrói o carro com suspensões, travões, direcção, motores, etc com aquilo que os seus engenheiros próprios criam.
Nos computadores, os componentes são iguais para todos : assim os Sony são diferentes por fora, mas iguais a qualquer Clevo, Targa, Acer, etc por dentro. É por isto que eu acho que não valem o preço que custam, até porque já aparecem no mercado portáteis com sintonizador de TV, webcam integrada, subwoofer, telecomando, etc que os tornam mais úteis e com maior capacidade multimédia que os Sony.
Sorry dfm,...

Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680