Acer 2023 & Linux (Slackware 10.0, e outras like Ubuntu)

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Acer 2023 & Linux (Slackware 10.0, e outras like Ubuntu)

Mensagempor ZePinga » Terça Set 14, 2004 21:31

Aparece-me a mim que ninguem fala muito da instalação de linux neste magnifico portatil ACER 2023WLMi. Qualquer das formas eu já o instalei pois preciso para o meu curso e adoro gnu/linux.

Para aqueles que já ouviram falar de linux e nunca xperimentaram ficam a saber que mesmo instalando uma distribuição simples e de configuração manual como o slackware consigo ter logo de raiz antes mesmo de compilar um novo kernel, o touchpad a funcionar, placa de rede , firewire, usb e cartões de memoria. Até aqui nada de especial tirando o touchpad que até o tap2click funciona de raiz :D .

Para os geeks de linux eu ñ devo dizer nada de novo mas compilei o kernel 2.6.8.1 e pus o patch 2.6.8.1mm4 (de momento o mais recente), as drivers do som são suportadas pelo kernel são as da intel que tão no open sound system. O touchpad embora funcione de raiz não tem todas as funcionalidades adicionais, caso keiram o botão redondo que faz o mm q o scroll do rato (ñ me lembro do nome lol ) existem drivers disponiveis tb. Placa grafica , placa wireless tambem se podem instalar existem drivers . O teclado funciona e as teclas com a função especial FN grande parte delas funcionam. Com o speedfrq consegue-se regular a velocidade do centrino e pronto acho que é tudo.

EU não quiz entrar em detalhes quando tiver tempo escrevo um review para o tux mobil e posto aki o link , as aulas na univ. começaram as coisas apertaram sory ;)

Portem-se bem :D
Editado pela última vez por ZePinga em Sábado Jan 29, 2005 19:47, num total de 2 vezes.
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 12, 2004 22:29

Mensagempor ZePinga » Sexta Set 17, 2004 1:08

Aqui está o linux configurado no acer2023wlmi e vejam como fica bonito em Widescreen com transparencias reais usando o xorg em Slackware 10.0 (current) no gnome 2.6

Imagem

Espero que gostem e vos dê animo para instalarem um sistema operativo que é digno desse nome :)

VaDor
:roll:
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Sexta Set 17, 2004 4:42

Boas,
sim senhora, os meu parabens, para alem de ter uma excelente maquina, escolheste uma das melhores distros de linux e a imagem diz muito, esta a funcionar como é suposto, para mim é slackware ou gentoo, e mais uma vez os meus parabens
btw tiveste algum problema com o modulo wireless ou o kernel que o slack 10 tras ja o "mama" sem problemas?

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor ZePinga » Sexta Set 17, 2004 7:50

Eu não fiquei muito pelo kernel de raiz o 2.4.26, embora tenha instalado o bare.i (nome da imagem do kernel que escolhes na instalação) que contem praticamente todos os modulos, mas o som não funcionava. Se te tas a referir ao modulo de suporte wireless da intel ipw2200 o kernel não suporta mas resolves isso facilmente instalando as drivers ipw2200 http://ipw2200.sourceforge.net/ para isso precisas de compilar um kernel 2.6.x o que aconselho para poderes configurar o speedstep se reparares no screenshot o meu pc estava a 600mhz estava a trabalhar em modo dinamico. :)

cheers
VaDor
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor DIAABO » Domingo Set 19, 2004 12:05

estou a espera do meu 2023 e quando xegar kero instalar o linux. estava a pensar no suse 9.1...

qual achas a melhor distribuiçao? podes dizer algumas dicas para dps ficar tudo a funcionar certinho? :)
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor Tretabyte » Domingo Set 19, 2004 16:09

Boas,
DIAABO Escreveu:qual achas a melhor distribuiçao? podes dizer algumas dicas para dps ficar tudo a funcionar certinho? :)

slackware, gentoo, debian, qualquer coisa menos suse, mandrake e redhat.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor DIAABO » Domingo Set 19, 2004 16:14

lole :)
o suse ja houve tempos k instalei 8.1 e gostei na altura. mas entao vou optar pelo slackware para se tiver duvidas perguntar aki ao ppl :)
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor DIAABO » Domingo Set 19, 2004 16:20

ja estou a sacar o slackware :)
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor DIAABO » Terça Set 28, 2004 17:55

o slackware precisa de uma partiçao swap? ou é so uma partição para linux mesmo?

Kero fazer 4 partiçoes. 1 para win e seus programas, outra para jogos e coisas k nao sei onde hei-de meter.. outra para ficheiros media(musica, filmes etc) e mais uma partição para linux... a questão é qual o melhor particionamento para cada uma delas? NTFS? FAT? pelo menos a musica e isso keria aceder atraves do linux tb...

O arcade dps como se instala? Quero por tudo a funcionar certinho ;)
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ZePinga » Quarta Set 29, 2004 12:44

Se estás a usar o slackware fazes o boot com o cd e qd tiveres dentro do sistema usas o comando cfdisk para fazeres as partições tambem podes usar o partion magic no windows enfim como quiseres precisas de 1 swap entre 400-600mb (vai ser a tua memria virtual) e 1 partição linux que depois irás formatar em ext3 ou resierfs eu aconselho ext3.

Porta-te se não se souberes alguma coisa procura no google por slackware instalation how to és capaz de arranjar mta informação

cheers

8)
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor DIAABO » Quarta Set 29, 2004 12:51

só mais uma cena.. com 3 partiçoes de windows + 2 linux dps como instalo o arcade? é preciso mais alguma partiçao?
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor skeletony » Quarta Set 29, 2004 13:40

DIAABO não. Corres a partir do cd do arcade que ele faz tudo. Penso que cria uma especie de partição baseada em Linux que so ocupa 90mb (nada de preocupante, portanto).
"The world (...) kills the very good and the very gentle and the very brave impartially. If you are none of these you can be sure it will kill you too but there will be no special hurry." Ernest Hemingway
skeletony
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 11:45

Mensagempor DIAABO » Quarta Set 29, 2004 14:02

mas entao preciso de deixar pelo menos 90Mb de espaço sem estar formatado? ou a instalaçao vai buscar espaço a uma partição qq?

é continuar a esperar anciosamente pela chegada do meu bixinho.....
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor skeletony » Quarta Set 29, 2004 14:11

Exacto, como disse o cd faz tudo sozinho. Não precisas de deixar espaço para nada. Pelo que vejo no partition magic, essa partição é criada mesmo no final do disco, portanto vai buscar os 90mb á ultima partição.
"The world (...) kills the very good and the very gentle and the very brave impartially. If you are none of these you can be sure it will kill you too but there will be no special hurry." Ernest Hemingway
skeletony
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 11:45

Mensagempor DIAABO » Quarta Set 29, 2004 14:20

porreiro :)

kero o meu 2023!!!! :(
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo