Compaq Presario 2500 modelo 2516EA (gráfica Problemática)

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Compaq Presario 2500 modelo 2516EA (gráfica Problemática)

Mensagempor Marsupalami » Sábado Out 02, 2004 18:00

Olá a todos, tenho um Compaq Presário 2500 modelo 2516EA (comprei à + de 1 ano), e n tou muito satisfeito com o produto. Principalmente por causa da Gráfica.
A gráfica é mm muito fraca, n aguenta praticamente quase nenhum jogo 3D e além do mais qnd os corre (em configurações mt baixas e lento) frequentemente vai abaixo (o pc desliga-se mm) ora isto n é muito saudável para o próprio pc. Dp de contactar o serviço online da HP, consegui fazer um update à BIOS e a novos drivers para a gráfica, o k melhorou um pouco o desempenho. Mas no entanto qnd corro algum jogo 3D continua a desligar-se sem razão aparente.

O portátil em sí não é mau de todo, é uma boa máquina de trabalho, mas é pesado, extremamente barulhente (nunca tinha visto nada assim) e a bateria nunca durou mais de 1h.

Não comprei o portátil para jogar, mas obviamente para trabalhar, mas gostava ao menos de melhorar a sua performance neste aspecto

Gostava portanto de saber algumas opiniões e como poderei melhorar a perfomance da gráfica e evitar akeles crashs. Gostaria tb de saber onde posso + facilmente encontrar drivers actualizados, poix no site da HP as actualizações tardam e n são nada de especial

Deixo aki algumas caracteristicas do portátil em questão. desde já o meu mt obrigado pela vossa ajuda.

Specifications
Hewlett-Packard
Modelo do sistema: Presario 2500 F.fxxx
Versão do BIOS: Phoenix Technologies Ltd. KF.F.10

Sistema operativo
Microsoft Windows XP Professional
Versão: 5.1.2600
Service pack: 1.0
Hot Fix: Q817606

Memory (RAM)
Capacidade: 512 MB

Processador
Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.53GHz
Versão: x86 Family 15 Model 2 Stepping 7
Velocidade: 2525 MHz

Disco local
Capacidade total: 37.25 GB
Sum of Hard Disks: (C: D: )
Utilizado: 28.01 GB

Livre: 9.23 GB

Placa Gráfica
tipo de chip: ATI RS200M
Tipo de DAC: internal DAC(350MHz)
Memória: 64 MB (partilhada com 512 da RAM)
Cadeia da placa gráfica: RADEON IGP 345M
Marsupalami
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 02, 2004 17:15

Mensagempor Diltiazem » Sábado Out 02, 2004 19:21

Tb tenho um Compaq Presario (2148EA), e a performance 3D tb é uma porcaria, o que é normal visto que ambos os modelos têm placas Radeon IGP de memória partilhada, e quanto a isso n há nada que possas fazer.

Quanto à instabilidade do portátil, é possível que o problema seja temperatura uma vez que o processador é um P4 2.5, que pelo q sei aquece bastante. Felizmente o meu tem um Athlon XP-M e isso nunca me aconteceu. Tenta usar um programa tipo Motherboard Monitor para verificar a temperatura do CPU (se a board tiver sensor, pq infelizmente o meu n tem e ando sempre sem saber as temperaturas).

Quanto a drivers podes usar as Catalyst da ATI usando um mod, que agora n me ocorre o nome (mas faz uma pesquisa no fórum pq há pelo menos um tópico sobre isso), ou os Omega, ou os DNA Drivers.

EDIT: O programa para as Catalyst é o DH Mod Tool e podes ler aqui http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=6394&highlight=radeon+mobility
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor Marsupalami » Sábado Out 02, 2004 20:57

"Quanto à instabilidade do portátil, é possível que o problema seja temperatura uma vez que o processador é um P4 2.5, que pelo q sei aquece bastante."

Tal como refere, há alturas em k se nota realmente um grande aquecimento (normalmente ao correr algum jogo), pois tanto o processador como a gráfica trabalham a altos regimes. E é normalmente nesta situação que ocorre a instabilidade (desliga-se sem razão aparente). Por isso tb concordo que seja a própria BIOS k dê ordem p/ desligar para evitar estragos maiores. Já tentei instalar programas para ver a temp do processador, etc. Mas parece-me k a board n tem esse sensor.

Muito obrigado pelo feedback!
Marsupalami
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CP500 » Domingo Out 03, 2004 15:37

O Mobile Meter é um excelente software para medir a temperatura de um notebook. Funciona com a maioria das marcas e modelos.

Recomendo que vc faça um boa limpeza nos coolers do notebook. Eles podem estar com um pouco de poeira na parte interna, use um pincel.
Seria interessante também se vc pudesse retirar o "Termal Pad" que esta no dissipador do Processador e substitui-lo por uma boa pasta térmica como a Artic Silver 5.
Para desmontá-lo, vc vai precisar do Manual de Serviço

Boa sorte.
CP500
Novato
Novato

Registado: Domingo Abr 04, 2004 16:00

Mensagempor torch » Sexta Nov 12, 2004 12:09

Eu tb tenho um presario 2516ea, desde já deixa dizer-te que nunca tive problemas como os que tu referes, a placa é rasca é verdade, mas eu consigo jogar tudo e mais alguma coisa, mesmo os jogos mais recentes a uma resolução aceitável, quanto ao que tu referes da bateria, bem é pena já estar fora da garantia senão fazias como eu
telefonei pro centro de apoi e disse o que se passava ciom a bateria, que não durava mais que 1 hora, e adivinha o que eles fizeram,
pois é, ofereceram-me duas novinhas em folha que duram + ou - 2horas e 20 minutos(nada mau hã) tb tive outro problema, o gravador deu o pifo, gravava mas 8x np máximo, enviei-o pra lá e trocaram-mo por um muito melhor que grava tudo a 24x mesmo os rw

o problema maior de todos já aconteceu depois de estar fora da garantia, é qua alguma teclas, cerca de 10 deixaram de funcionar( asorte é que não são das mais usadaas, mas avariarem as setas é lixado) conclusão diseeram-me que provavelmente o problema seja da main booard, ou seja cerca de 80 contos pra substituir

Um conselho pra ti vai ao site da hp e saca todos os drivers mais recente que lá existem, pois eu tenho os todos instalado e em especial a bios mais recente melhorou em muito o performance do pc, ou seja, não aquece muito, nunca crashou, jogo lá de tudo, e funciona mt bem

Mas tens razão o peso é um pouco elevado, mas se vires bem na altura em que o compras-te era talvez dos melhores pcs no mercado a um preço muito aceitavel

Nota outra coisa, até hoje não encontrei um portatil de outra marca que tenha um programa de calibração de bateria, mas para veres como está a tua bateria aconselho que vás a www.download.com e faças download do batterymon, este programa indica-te o estado da bateria.
Por exemplo posso dizer-te que a bateria de origem do meu está a funcionar a cerca de 50% do valor pra que foi criada

boa sorte
torch
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 04, 2004 15:48

Mensagempor daniel_eduardo_portugal » Segunda Jan 17, 2005 15:10

oi people eu tenho 1 pressario 2530 eu no kual ate hole nao tive problema nenhum, fiz foi um tuning nele mudei a placa grafica, colokei um procesador de 3.2 ghz e retirei-lhe as disketes e coloquei outro gravador so k esta grava (+ - ) pois ficou uma makina potente, apesar disso tirei-lhe o pio as ventuinhas eu agora nem as ouço, comprei uma bateria nova mas esta agora nao e da hp mas sempre me dura para 4 oras, pois mas para isto e presizo se envestir um bom bucado mas k vale apena há la isso vale.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
daniel_eduardo_portugal
Novato
Novato

Registado: Quarta Jan 12, 2005 9:29

Mensagempor Marsupalami » Domingo Jan 23, 2005 20:50

Obrigado a todos pelo vosso feedback! Ajudaram-me bastante!

Formatei à pouco tempo o portátil em questão, instalei os novos drivers, etc e melhorou bastante em alguns aspectos.

As ventoinhas já só funcionam qnd realmente é necessário, e todo o funcionameto em geral está mais "suave", rápido e eficaz. Só tenho instalado o essencial para trabalhar...

Mas em termos de perfomance da placa gráfica, continua na mesma. Espanta-me muito saber que se conseguem jogar jogos recentes nesta máquina... mas prontos, pode ser k o meu tenha um defeito qq...

Em relação à bateria a informação k o mobile meter me dá é q tá com uso de 86% ou seja, dura 15m com baterias.

Por acaso alguem sabe o preço da baterias de alta capacidade???

Embora use bastante o portátil n tenho qq problema com o teclado!

Mais uma vez obrigado a todos!
Marsupalami
Aprendiz
Aprendiz

Compaq Presario 2500

Mensagempor fjao » Sexta Fev 11, 2005 18:28

Olá a todos! Onde posso encontrar bateria para o Compaq Presario 2500 a um bom preço?
Obrigado pela ajuda.
fjao
fjao
Novato
Novato

Registado: Quarta Fev 09, 2005 16:55

Mensagempor Gleed » Terça Fev 22, 2005 19:59

Bom tb tenho um Compaq 2516EA tentei abrir para o limpar todo mas para meu espanto não consegui com que ele se solta-se na parte superior junto ao ecra, pois queria limpar o po e renovar a massa termica.
Algume me sabe explicar qual o jeito que se da para ele se abrir.

Em relação a drivers para a grafica eu nao usso as da compaq prefiro as DNA drivers muito melhores podes sacar deste site:

ATI Radeon DNA-drivers 3.5.4.12 Full
http://downloads.guru3d.com/download.php?det=936

Reparei tb que tens o teu pc bastante desatualizado em relação a bios tem a versão KF.F.14

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareList?product=297880&lc=en&dest_page=softwareCategory&tool=softwareCategory&cc=us&dlc=en&os=228

Espero ter ajudado
Enermax 460W | PIV 2.8C@3730C Watercooled | ASUS P4P800 Deluxe | XFX 6600GT 128DDR3 |JETRAM 2x 512@400MHz CL2.0-3-3 D | SB 5.1@Audigy * Inspire 5.1 5100 | Seagate 160G 8MB Buffer | Sony DVD+-RW DRU530A
Gleed
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Out 13, 2003 20:27

Mensagempor vik_formil » Sexta Mar 04, 2005 13:27

daniel_eduardo_portugal Escreveu:oi people eu tenho 1 pressario 2530 eu no kual ate hole nao tive problema nenhum, fiz foi um tuning nele mudei a placa grafica, colokei um procesador de 3.2 ghz e retirei-lhe as disketes e coloquei outro gravador so k esta grava (+ - ) pois ficou uma makina potente, apesar disso tirei-lhe o pio as ventuinhas eu agora nem as ouço, comprei uma bateria nova mas esta agora nao e da hp mas sempre me dura para 4 oras, pois mas para isto e presizo se envestir um bom bucado mas k vale apena há la isso vale.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

onde e cm?
vik_formil
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 03, 2005 15:18

Mensagempor cigano » Sexta Mar 04, 2005 14:00

ele e da hp...
ate abriu um topico sobre isso (k ta blokeado...) e pos isso em todos os topicos mais recentes deste forum...

cumps,
cigano
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor Onyros » Sexta Mar 04, 2005 14:26

Ele era tanto da HP como eu sou da AMD. :lol:
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Lusitano » Sexta Mar 04, 2005 14:29

Onyros Escreveu:Ele era tanto da HP como eu sou da AMD. :lol:

E eu sou o Bill Gates!! :lol:
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor cigano » Sexta Mar 04, 2005 22:07

Lusitano Escreveu:
Onyros Escreveu:Ele era tanto da HP como eu sou da AMD. :lol:

E eu sou o Bill Gates!! :lol:

e eu o pai natal...

cumps,
cigano
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes