Configuração/Optimização do slackware para o Acer 202x (Feito para o 2023) mas o 2025.. 2026 etc... todos funcionam..
Bom antes de começarmos o tutorial é smp bom começar com uma má noticia

os novos kernels 2.6.x não suportam o speedstep do novo pentium M dothan . Se tiverem o processador Bhanias não vão ter qualquer problema .. Para quem tem dothan ñ desesperem que nós já vamos por um patch para resolver esse problema . Em breve sairá o kernel 2.6.9 e esse sim já suporta de raiz o dothan

e depois já ñ precisaram de aplicar qq patch nesse sentido.
Bom parto do principio que já instalaram o Slackware 10.x e conseguem entrar no sistema como root (obviamente

) e tem internet no sistema (cablado). Caso não tenham feito isso vão a
www.slackware.org tem lá toda a ajuda que é precisa e em posts anteriores desta threads estão respostas sobre isto.
Vamos lá iniciar então o nosso tutorial de configuração/optimização do sistema. Vou cobrir os seguintes topicos:
1)
Material necessario
2)
Configuração e Compilação do Kernel 2.6.x
3)
Instalação das fireglx, synaptics e configuração do X
4)
Configuração do fstab, Supermounter
5)
Placa wireless Ipw2200
6)
Considerações finais
---------------------------------------------------------------------------------------

1)
Material necessario
Vamos guardar isto na casa do root se estiverem no kde, gnome ou até na shell não interessem criem um directorio chamado Material onde vamos meter tudo. Na shell para criarem o directorio e partindo do principio que estão na home do root ---> /root/ . Façam o seguinte:
mkdir Material
Se tiverem num gnome ou kde use o explorador acho que safam-se é tipo windows lol
Bom vamos guardar o seguinte nessa pasta:
Fireglx ->
http://www2.ati.com/drivers/linux/fglrx ... 1.i386.rpm
(Caso ñ dÊ vão a www.ati.com e download drivers)
Kernel ->
http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/ ... .1.tar.bz2
Con Kolivas Overload Patch ->
http://kem.p.lodz.pl/~peter/cko/patch-2.6.8.1-cko8.bz2
O resto está tudo aqui é só tirarem deste directorio, são pequenos ficheiros:
http://mega.ist.utl.pt/~jpsg/acer2023/
Tudo o que está na pasta interessa e é importante

2)
Configuração e Compilação do Kernel 2.6.x
Vamos á nossa pastinha do Material e concerteza devem ter lá o ficheiro linux-2.6.8.1.tar.bz2 se não o tiram tá no ponto 1) mais uma vez recordo estamo de tar logados como ROOT e não como um utilizador qualquer e vamos fazer o seguinte já dentro da pasta Material:
tar -jvxf linux-2.6.8.1.tar.bz2 -C /usr/src
Bom eu meti verbose devem ver um engraçado ouput
Bom agora como ainda estamos na nossa secção de Material vamos passar o ficheiro config para o directorio do Kernel 2.6.8.1 então vamos fazer o seguite:
cp config /usr/src/linux-2.6.8.1/.config
Reparem que eu pus .config com o '.' isso é importante ! Em linux a maneira de esconder ficheiro ou directorio é por o ponto atras dai se fizerem ls no source code do kernel ñ vem o .config tem de fazer ls -a
Outra coisa que é obvia é que depois de terem descompactado o kernel ele criou uma pasta no /usr/src chamada linux-2.6.8.1 onde está o source code dele e é aí que nos vamos trabalhar
Agora vamos aplicar as patch's ao kernel. Temos só que descompactar a Con kolivas overload patch que está no directorio Material para isso fazemos:
bunzip2 patch-2.6.8.1-cko8.bz2
E aparece o ficheiro patch-2.6.8.1-cko8 pronto agora devemos ter no nosso Material
patch-2.6.8.1-cko8
bcm5700-7.3.5-2.6.7.patch
speedstep-centrino.c
(Só para quem tem o processador Dothan)
Bom agora vamos ao directorio do Kernel para isso fazemo como se fazia no nosso antigo DOS
cd /usr/src/linux-2.6.8.1 e clicam no enter . Pronto tamos dentro do directorio do source code do kernel podem fazer ls só para darem uma espreitadela

.
Agora é só aplicar as patch's por esta ordem:
(SÓ APLICA ESTA CASO TENHA DOTHAN) --> cp /root/Material/speedstep-centrino.c arch/i386/kernel/cpu/cpufreq/speedstep-centrino.c
Depois: patch -p1 </root/Material/ patch-2.6.8.1-cko8
e por fim
patch -p1 </root/ bcm5700-7.3.5-2.6.7.patch
Pronto o kernel foi alterado devem ter vistos os ouptus se apareceram hunks é provavel na bcm5700 mas se forem bem sucedidos ñ á crise

agora vamos á parte mais facil:
façam --> make menuconfig e clicam enter
Entram no quadro de configuração do kernel como já copiamos anteriormente o .config ñ precisamos de mexer em nada simplesmente entramos e saimos no fim ele pergunta se querem salvar digam que sim é importante!
De volta á shell né? BOM agora façam:
make && make modules && make modules_install
E podem ir beber água demora um bocado
Já acabou? Optimo agora vamos instalar o kernel ele já está feito e preparadinho para ser usado vamos só po-lo no sitio certo para isso vamos fazer o seguinte contando que ainda estão no directorio do source do kernel:
cp arch/i386/boot/bzImage /boot/vmlinuz
cp System.map /boot/System.map
lilo
Se tudo correu bem até aqui o kernel tá pronto e o lilo já foi actualizado só precisam de reininciar o computador e vamos entrar no linux com um novo kernel

como é q sabem que é novo ? Quando chegar a parte do login vem lá em cima 2.6.8.1-ck08 .
Tá tudo desta parte vamos á proxima.

3) Instalação das fireglx, synaptics e configuração do X
Bom já temos um novo kernel e isso é importante pq vamos precisar dele
vamos voltar á secção de Material e vamos começar por instalar as fireglx.Atenção que na altura que estão a ler isto as driver podem estar numa nova versão isso ñ tem importancia a ñ ser que o nome do ficheiro muda como é obvio mas o processo é exactamente o mesmo. Primeiro teremos de nos livrar dakele .rpm que ñ nos serve de nada para isso vamos fazer:
rpm2tgz fglrx-4.3.0-3.14.1.i386.rpm
Irá aparecer um ficheiro igual mas com a extensão a terminar em .tgz
Agora vamos fazes installpkg fglrx-4.3.0-3.14.1.i386.tgz . Pronto ele arrumos os ficheiros no sitio agora é só compilar vamos então fazer isto:
cd /usr/lib/modules/fglrx/build_mod/
sh make.sh
cd ...
sh make_install.sh
Sigam esses passos e se tudo correr bem vem uns outputs e voulá as drivers da ATI tão despaxadas agora vamos ao tab2click.
Para o touchpad ficar com tab2click e aquele scroll vamos fazer voltar á nossa pasta do Material e vamos fazer o seguinte:
tar -jxf synaptics-0.13.5.tar.bz2
Ira aparecer um directorio se não estou em erro com o seguinte nome synaptics-0.13.5 basta fazerem ls tudo o que for azul são directorios. Portanto vamos entrar no directorio criado pelo synaptics
cd synaptics-0.13.5 e vamos fazer o seguinte passo:
make && make install
Pronto o synapatics está instalado podem remover o directorio se quiserem para isso basta fazerem
rm -rf /root/Material/synapatics-0.13.5
Agora é só copiar o xorg.conf já todo configuradinho

para o /etc/X11
para isso vamos fazer o seguinte e suponde que estão no directorio Mateiral:
cp xorg.conf /etc/X11
Pronto já podem entrar agora no X façam gdm ou kdm e vão para a um login manager grafico já com a resolução 1280x800 e com acelaração grafica 3d para poderem jogar americas army

4)
Configuração do fstab, Supermounter
Bom isto é mais delicado porque até agora voces copiaram coisas configuradas por mim sendo elas gerais já que os nossos portateis são todos iguais. Mas mexer no fstab já vai ser ligeiramente diferente pq cada um tem um fstab diferente ou seja o fstab ñ é mais do que as partições que voces tem no disco e os cdroms o outros devices que queiram montar num sistema. Entende-se por montar ter acesso a eles no sistema o vosso fstab já vos permiter mexer no cdrom acontece que para fazerem isso tem de fazer mount /mnt/cdrom e se tiverem um CD la dentro o directorio /mnt/cdrom monta e é lá que se encontram toda a data disponivel do cdrom o que eu vos peço é que olhem para o meu fstab que tá no material comparem com o vosso e alterem simplesmente os umask da partição do windows caso queiram fazer isso .
Agora a unica linha que vou copiar na integra e isto pq tb é universal será a linha:
none /mnt/cdrom supermount dev=/dev/hdc,fs=auto 0 0
E comenta com um # a linha que diz /dev/cdrom . O que vai acontecer é que o supermounter vai ficar encarregado de montar sozinhos os cd's em vez de vcs estarem smp a fz mount cada vez que metem um cd assim funciona como no windows metem o cd vão á pasta e tá la tudo
Está linha funciona de certeza para todos os 202x pq todos tem o cdrom no /dev/hdc

5)
Placa wireless Ipw2200
Oki aqui dizem-me voces pois mas no material ñ está nada

Mas eu vou dar o site agora não vou entrar em pormenores de como instalar isto pq no sitio isso tá lá mais que explicado se tiverem duvidas metam-no forum mas aquilo é muito simples de instalar . O site é o seguinte:
http://ipw2200.sourceforge.net/
Nas News logo ao inicio tem la em letras grandes e azuis INSTALL que explica detalhadamente como usar, depois disso para controlarem a placa wireless dois comandos são usados ifconfig só para fazer o dhcpcd (dhcp) caso estejam a usar isso ou para configurar o ip manualmente mas se tem net pro cablado já deve conhecer este comando.
Por outro lado para controlar o essid , channel , wep usa-se o iwconfig tambem não vou tar a explicar, isto em profundidade simplesmente basta fazerem man iwconfig e está super bem explicado qualquer das formas eu deixo aqui um exemplo imaginando que a minha placa wireless é a eth1.
iwconfig eth1 channel 6 essid VadoR key restrited [1] 0202030304 mode MANAGED
O que eu fiz foi disse que a placa eth1 (a minha wirelesss) tem de se ligar no canal 6 com o essid VadoR e tou protegido por wep e shared key (restrited) como reparam a minha chave é pequena corresponde a 64bit, o [1] quer dizer chave 1, por fim o mode managed que significa INfrasctuture.
Considerações finais
Se tudo correu bem e conseguiram ler com alguma falta de pontuação minha que desde já vos peço desculpa. Eu escrevo mas ás vezes não tenhu paciencia para ler ou reler e podem passar gralhas.
Agora já tem tudo configurado para trabalharem com o slackware é só o porem bonito eu custumo o usar o gnome caso queriam depois por themes, backgrounds bonitos etc vão a
www.gnome-look.org ou para kde
www.kde-look.org.
Espero ver aqui post com screenshots de acer 202x com o slackware todo bonito .

Por fim desejo-vos sorte e ñ se eskeçam que em linux tudo se procura podia ainda falar tudo muita coisa só falei de 4% do que se pode fazer se é q xeguei a 4% lol enfim em caso de duvidas ponham post e vemos o que é possivel fazer dentro do pouco tempo disponivel que tenhu pq a universidade anda a consumir mto
CHHEeeeeeeerssssssssss