Acer 2023 & Linux (Slackware 10.0, e outras like Ubuntu)

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor ZePinga » Quarta Out 13, 2004 12:47

Sexta ou Sabado meto o post com tudo o q é preciso. 8)

cheers 8) 8)
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 12, 2004 22:29

Mensagempor DIAABO » Quarta Out 13, 2004 14:19

estou anciosamente a espera!! ;)
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor blackspawn » Quarta Out 13, 2004 22:40

Conselho: não uses o lilo... o grub IMO é mil vezes melhor e mais facil de utilizar (normalmente tb aconselham a não instalar no MBR mas comigo não deu probs nenhuns..)
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor ZePinga » Quarta Out 13, 2004 23:32

blackspawn Escreveu:Conselho: não uses o lilo... o grub IMO é mil vezes melhor e mais facil de utilizar (normalmente tb aconselham a não instalar no MBR mas comigo não deu probs nenhuns..)

Não sei porque dizes que o grub é mais facil, acho que em grau de dificuldade ambos estão iguais. A discussão de lilo vs grub já é velhinha e o q ñ e threads sobre e a unica conclusão que se chegou é que o pessoal de velha guarda prefere o lilo por já estar habituado e os novos o grub por normalmente é as proprias distribuições usam-no por defeito. Qual é o melhor bom? bom lol pa mim ainda ñ vi vantagens no grub e reparemos que tamos a discutir um menu que aparece durante 5sec no nosso ecrã a perguntar para onde keremos ir se po windows ou linux outro OS qq por isso acho que ñ devemos entrar por aí. Escolham o bootloader que vos deixa mais a vontade e pronto. :roll:

Em relação á MBR o unico problema de dizeram que é "perigoso" é de que se for mal instalado qd reininciamos o sistema ñ csg ir para nenhum OS mas isso hoje em dia tando com o cd do winXP como com um cd de qq distribuição de linux rapidamente se reinstalar o bootloader e fica tudo normal.

cheers :wink:
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ZePinga » Quinta Out 14, 2004 1:10

Configuração/Optimização do slackware para o Acer 202x (Feito para o 2023) mas o 2025.. 2026 etc... todos funcionam..

Bom antes de começarmos o tutorial é smp bom começar com uma má noticia :lol: os novos kernels 2.6.x não suportam o speedstep do novo pentium M dothan . Se tiverem o processador Bhanias não vão ter qualquer problema .. Para quem tem dothan ñ desesperem que nós já vamos por um patch para resolver esse problema . Em breve sairá o kernel 2.6.9 e esse sim já suporta de raiz o dothan :wink: e depois já ñ precisaram de aplicar qq patch nesse sentido.

Bom parto do principio que já instalaram o Slackware 10.x e conseguem entrar no sistema como root (obviamente :roll: ) e tem internet no sistema (cablado). Caso não tenham feito isso vão a www.slackware.org tem lá toda a ajuda que é precisa e em posts anteriores desta threads estão respostas sobre isto.

Vamos lá iniciar então o nosso tutorial de configuração/optimização do sistema. Vou cobrir os seguintes topicos:

1) Material necessario

2)Configuração e Compilação do Kernel 2.6.x

3) Instalação das fireglx, synaptics e configuração do X

4) Configuração do fstab, Supermounter

5) Placa wireless Ipw2200

6) Considerações finais

---------------------------------------------------------------------------------------

:idea: 1) Material necessario

Vamos guardar isto na casa do root se estiverem no kde, gnome ou até na shell não interessem criem um directorio chamado Material onde vamos meter tudo. Na shell para criarem o directorio e partindo do principio que estão na home do root ---> /root/ . Façam o seguinte:
mkdir Material
Se tiverem num gnome ou kde use o explorador acho que safam-se é tipo windows lol :P

Bom vamos guardar o seguinte nessa pasta:

Fireglx -> http://www2.ati.com/drivers/linux/fglrx ... 1.i386.rpm
(Caso ñ dÊ vão a www.ati.com e download drivers)

Kernel -> http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/ ... .1.tar.bz2

Con Kolivas Overload Patch
-> http://kem.p.lodz.pl/~peter/cko/patch-2.6.8.1-cko8.bz2

O resto está tudo aqui é só tirarem deste directorio, são pequenos ficheiros:

http://mega.ist.utl.pt/~jpsg/acer2023/

Tudo o que está na pasta interessa e é importante

:idea: 2) Configuração e Compilação do Kernel 2.6.x

Vamos á nossa pastinha do Material e concerteza devem ter lá o ficheiro linux-2.6.8.1.tar.bz2 se não o tiram tá no ponto 1) mais uma vez recordo estamo de tar logados como ROOT e não como um utilizador qualquer e vamos fazer o seguinte já dentro da pasta Material:

tar -jvxf linux-2.6.8.1.tar.bz2 -C /usr/src

Bom eu meti verbose devem ver um engraçado ouput :P

Bom agora como ainda estamos na nossa secção de Material vamos passar o ficheiro config para o directorio do Kernel 2.6.8.1 então vamos fazer o seguite:

cp config /usr/src/linux-2.6.8.1/.config

Reparem que eu pus .config com o '.' isso é importante ! Em linux a maneira de esconder ficheiro ou directorio é por o ponto atras dai se fizerem ls no source code do kernel ñ vem o .config tem de fazer ls -a ;)
Outra coisa que é obvia é que depois de terem descompactado o kernel ele criou uma pasta no /usr/src chamada linux-2.6.8.1 onde está o source code dele e é aí que nos vamos trabalhar :D

Agora vamos aplicar as patch's ao kernel. Temos só que descompactar a Con kolivas overload patch que está no directorio Material para isso fazemos:

bunzip2 patch-2.6.8.1-cko8.bz2

E aparece o ficheiro patch-2.6.8.1-cko8 pronto agora devemos ter no nosso Material

patch-2.6.8.1-cko8
bcm5700-7.3.5-2.6.7.patch
speedstep-centrino.c (Só para quem tem o processador Dothan)

Bom agora vamos ao directorio do Kernel para isso fazemo como se fazia no nosso antigo DOS
cd /usr/src/linux-2.6.8.1 e clicam no enter . Pronto tamos dentro do directorio do source code do kernel podem fazer ls só para darem uma espreitadela :) .

Agora é só aplicar as patch's por esta ordem:

(SÓ APLICA ESTA CASO TENHA DOTHAN) --> cp /root/Material/speedstep-centrino.c arch/i386/kernel/cpu/cpufreq/speedstep-centrino.c

Depois: patch -p1 </root/Material/ patch-2.6.8.1-cko8

e por fim
patch -p1 </root/ bcm5700-7.3.5-2.6.7.patch

Pronto o kernel foi alterado devem ter vistos os ouptus se apareceram hunks é provavel na bcm5700 mas se forem bem sucedidos ñ á crise ;) agora vamos á parte mais facil:

façam --> make menuconfig e clicam enter

Entram no quadro de configuração do kernel como já copiamos anteriormente o .config ñ precisamos de mexer em nada simplesmente entramos e saimos no fim ele pergunta se querem salvar digam que sim é importante!

De volta á shell né? BOM agora façam:

make && make modules && make modules_install

E podem ir beber água demora um bocado :P

Já acabou? Optimo agora vamos instalar o kernel ele já está feito e preparadinho para ser usado vamos só po-lo no sitio certo para isso vamos fazer o seguinte contando que ainda estão no directorio do source do kernel:

cp arch/i386/boot/bzImage /boot/vmlinuz
cp System.map /boot/System.map
lilo

Se tudo correu bem até aqui o kernel tá pronto e o lilo já foi actualizado só precisam de reininciar o computador e vamos entrar no linux com um novo kernel :) como é q sabem que é novo ? Quando chegar a parte do login vem lá em cima 2.6.8.1-ck08 .

Tá tudo desta parte vamos á proxima.

:idea: 3) Instalação das fireglx, synaptics e configuração do X

Bom já temos um novo kernel e isso é importante pq vamos precisar dele :P

vamos voltar á secção de Material e vamos começar por instalar as fireglx.Atenção que na altura que estão a ler isto as driver podem estar numa nova versão isso ñ tem importancia a ñ ser que o nome do ficheiro muda como é obvio mas o processo é exactamente o mesmo. Primeiro teremos de nos livrar dakele .rpm que ñ nos serve de nada para isso vamos fazer:

rpm2tgz fglrx-4.3.0-3.14.1.i386.rpm

Irá aparecer um ficheiro igual mas com a extensão a terminar em .tgz

Agora vamos fazes installpkg fglrx-4.3.0-3.14.1.i386.tgz . Pronto ele arrumos os ficheiros no sitio agora é só compilar vamos então fazer isto:

cd /usr/lib/modules/fglrx/build_mod/

sh make.sh

cd ...

sh make_install.sh

Sigam esses passos e se tudo correr bem vem uns outputs e voulá as drivers da ATI tão despaxadas agora vamos ao tab2click.

Para o touchpad ficar com tab2click e aquele scroll vamos fazer voltar á nossa pasta do Material e vamos fazer o seguinte:

tar -jxf synaptics-0.13.5.tar.bz2

Ira aparecer um directorio se não estou em erro com o seguinte nome synaptics-0.13.5 basta fazerem ls tudo o que for azul são directorios. Portanto vamos entrar no directorio criado pelo synaptics

cd synaptics-0.13.5 e vamos fazer o seguinte passo:

make && make install

Pronto o synapatics está instalado podem remover o directorio se quiserem para isso basta fazerem

rm -rf /root/Material/synapatics-0.13.5

Agora é só copiar o xorg.conf já todo configuradinho :P para o /etc/X11

para isso vamos fazer o seguinte e suponde que estão no directorio Mateiral:

cp xorg.conf /etc/X11

Pronto já podem entrar agora no X façam gdm ou kdm e vão para a um login manager grafico já com a resolução 1280x800 e com acelaração grafica 3d para poderem jogar americas army :lol:

:idea: 4) Configuração do fstab, Supermounter

Bom isto é mais delicado porque até agora voces copiaram coisas configuradas por mim sendo elas gerais já que os nossos portateis são todos iguais. Mas mexer no fstab já vai ser ligeiramente diferente pq cada um tem um fstab diferente ou seja o fstab ñ é mais do que as partições que voces tem no disco e os cdroms o outros devices que queiram montar num sistema. Entende-se por montar ter acesso a eles no sistema o vosso fstab já vos permiter mexer no cdrom acontece que para fazerem isso tem de fazer mount /mnt/cdrom e se tiverem um CD la dentro o directorio /mnt/cdrom monta e é lá que se encontram toda a data disponivel do cdrom o que eu vos peço é que olhem para o meu fstab que tá no material comparem com o vosso e alterem simplesmente os umask da partição do windows caso queiram fazer isso .

Agora a unica linha que vou copiar na integra e isto pq tb é universal será a linha:

none /mnt/cdrom supermount dev=/dev/hdc,fs=auto 0 0

E comenta com um # a linha que diz /dev/cdrom . O que vai acontecer é que o supermounter vai ficar encarregado de montar sozinhos os cd's em vez de vcs estarem smp a fz mount cada vez que metem um cd assim funciona como no windows metem o cd vão á pasta e tá la tudo ;)

Está linha funciona de certeza para todos os 202x pq todos tem o cdrom no /dev/hdc :D

:idea: 5) Placa wireless Ipw2200

Oki aqui dizem-me voces pois mas no material ñ está nada :P Mas eu vou dar o site agora não vou entrar em pormenores de como instalar isto pq no sitio isso tá lá mais que explicado se tiverem duvidas metam-no forum mas aquilo é muito simples de instalar . O site é o seguinte:

http://ipw2200.sourceforge.net/

Nas News logo ao inicio tem la em letras grandes e azuis INSTALL que explica detalhadamente como usar, depois disso para controlarem a placa wireless dois comandos são usados ifconfig só para fazer o dhcpcd (dhcp) caso estejam a usar isso ou para configurar o ip manualmente mas se tem net pro cablado já deve conhecer este comando.

Por outro lado para controlar o essid , channel , wep usa-se o iwconfig tambem não vou tar a explicar, isto em profundidade simplesmente basta fazerem man iwconfig e está super bem explicado qualquer das formas eu deixo aqui um exemplo imaginando que a minha placa wireless é a eth1.

iwconfig eth1 channel 6 essid VadoR key restrited [1] 0202030304 mode MANAGED

O que eu fiz foi disse que a placa eth1 (a minha wirelesss) tem de se ligar no canal 6 com o essid VadoR e tou protegido por wep e shared key (restrited) como reparam a minha chave é pequena corresponde a 64bit, o [1] quer dizer chave 1, por fim o mode managed que significa INfrasctuture.

:idea: Considerações finais

Se tudo correu bem e conseguiram ler com alguma falta de pontuação minha que desde já vos peço desculpa. Eu escrevo mas ás vezes não tenhu paciencia para ler ou reler e podem passar gralhas.
Agora já tem tudo configurado para trabalharem com o slackware é só o porem bonito eu custumo o usar o gnome caso queriam depois por themes, backgrounds bonitos etc vão a www.gnome-look.org ou para kde www.kde-look.org.
Espero ver aqui post com screenshots de acer 202x com o slackware todo bonito . :) Por fim desejo-vos sorte e ñ se eskeçam que em linux tudo se procura podia ainda falar tudo muita coisa só falei de 4% do que se pode fazer se é q xeguei a 4% lol enfim em caso de duvidas ponham post e vemos o que é possivel fazer dentro do pouco tempo disponivel que tenhu pq a universidade anda a consumir mto :wink:

CHHEeeeeeeerssssssssss 8)
Editado pela última vez por ZePinga em Quinta Out 14, 2004 13:20, num total de 2 vezes.
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jaac » Quinta Out 14, 2004 7:23

ZePinga Escreveu: o que é possivel fazer dentro do pouco tempo disponivel que tenhu pq a universidade anda a consumir mto :wink:

Quase acreditei 8)

Parabens pelo artigo :wink:
I never think of the future... it comes soon enough - Albert Einstein
jaac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 04, 2004 16:10

Mensagempor Manu » Quinta Out 14, 2004 8:37

Parabens pelo trabalho e pela cedência de informação. Isto é que formação online :D . Em tempos tive tive oportunidade de trabalhar com estações gráficas com Unix, infelizmente o Windows apoderou-se do Gabinete e hoje estão arrumadas a um canto, com muita pena minha :cry: .
Manu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 13, 2004 13:20

Mensagempor ZePinga » Quinta Out 14, 2004 14:01

Sobre a conversa que distribuição haviam de escolher acho que este pedaço artigo fala um pouco sobre slackware e as outras distribuições:

"Slackware is a Linux distribution. Slackware takes a different approach than other popular distributions such as Red Hat, Debian, Gentoo, SuSE, and Mandrake Linux. It might best be described as "UNIX-like", given its policy of incorporating only stable applications, and the absence of distribution-specific GUI configuration tools found in other varieties of Linux. Partisans have been known to say, "When you know Slackware, you know Linux... when you know Red Hat, all you know is Red Hat.""

http://www.wordiq.com/definition/Slackware :wink:
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor blackspawn » Quinta Out 14, 2004 14:11

ZePinga Escreveu:Não sei porque dizes que o grub é mais facil, acho que em grau de dificuldade ambos estão iguais.

So disse isto porque na minha experiencia o grub nunca me deu problemas (instala e fica a funcionar) enquanto ja tive problemas com o lilo (na altura do RH 7) provavelmente seria devido a más configs mas visto do ponto de vista n00b (que é o q sou em relação ao linux apesar de ja preceber como algumas coisitas funcionam e tal) o grub, pra mim pelo menos, é mais fiavel logo desde o inicio.
O que eu quero dizer é que o grub é de certa maneira mais "error" proof do q o lilo mas se calhar tou muito enganado... O melhor é mesmo "scolham o bootloader que vos deixa mais a vontade e pronto." :)
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor DIAABO » Quinta Out 14, 2004 19:51

a instalacao dos drivers ati nao estou a conseguir... nao cria a pasta modules...

e obrigado pela licao

e a agr como ponho o meu teclado direitinho? ou seja, teclado portugues? e k os sinais e acentos esta tudo no sitio errado
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor DIAABO » Quinta Out 14, 2004 20:05

ja esta axo eu mas fix de outra maneira.. fix como dix no site.. como faco para ver se esta tudo certo ou nao?

como faco para ter akele programita para dizer a velocidade a k esta a funcionar o processador e mais algumas infos como tu tens no teu desktop?

e outra coisa
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ZePinga » Quinta Out 14, 2004 21:45

DIAABO Escreveu:a instalacao dos drivers ati nao estou a conseguir... nao cria a pasta modules...

e obrigado pela licao

e a agr como ponho o meu teclado direitinho? ou seja, teclado portugues? e k os sinais e acentos esta tudo no sitio errado

Vais ao /etc/rc.d e fazes pico rc.keymap

onde tá US metes -> pt-latin1 e pronto qd o script correr fica em PT no gnome vais ás preferences keyboard e alteras.

Qd tiveres no gnome abres uma shell e fazes glxgears se tiverem para cima de 1000fps tens acelaração grafica :D
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor DIAABO » Quinta Out 14, 2004 23:38

345 fps .... e bom? nao kerias dizer fotos por 5 segundos? akilo dix 1000 e tal em 5 segundos... 345 fps.....

e so consigo abrir o mozilla se estiver ligado como root!! dasse.. nao percebo.... :S se estiver como outro utilizador so da para abrir o konqueror
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ZePinga » Sexta Out 15, 2004 19:55

DIAABO Escreveu:345 fps .... e bom? nao kerias dizer fotos por 5 segundos? akilo dix 1000 e tal em 5 segundos... 345 fps.....

e so consigo abrir o mozilla se estiver ligado como root!! dasse.. nao percebo.... :S se estiver como outro utilizador so da para abrir o konqueror

350fps é muito mau ñ tás com acelaração 3d faz na consola como root glxinfo se o direct rending tiver NO então ñ ten acelaração..

Quanto ao mozilla eu eskecia-o tira antes o firefox q é exactamente o mesmo mas muuiito mais leve .
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor DIAABO » Quinta Out 21, 2004 17:26

ja ta! :) 1500 fps :D
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis Acer