Linux como servidor em rede caseira

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux como servidor em rede caseira

Mensagempor Vanbru » Quarta Out 13, 2004 17:47

Viva! Verifiquei os tópicos anteriores e vi um que se aproxima mais deste, mas não é tão específico, penso que não será um assunto duplicado. Desculpem se for.

Pretendo colocar uma máquina com Linux (presentemente Fedora2, embora tenha tentado outras distros) ligada 24/7 ao cable modem com as funções de firewall e servidor.

Uma segunda máquina com WinXP deverá aceder à net via máquina com Linux.

A minha dificuldade reside naquilo que em WinXPês se chama Internet Connection Sharing. Estou com dificuldades em fazer com que o Linux partilhe a net com o XP. Sou novato em Linux embora perceba algumas coisas, mas sinto que me faltam algumas bases. Julgo que tem a ver com masquerading e coisas assim, mas a verdade é que nem mesmo com Wizards a coisa ficou a funcionar (o Mandrake10 tem um wizard para partilha de internet).

Como um RTFM é muito provável (e já pesquisei mas ando perdido) gostaria de saber se algum de vós, com mais experiência no assunto, conhece algum tutorial (ou conjunto deles) que trate de forma tão específica quanto possível esta situação de configurar um servidor Linux para as funções de router. É que o contrário, XP a servir Linux, já eu encontrei algumas coisas e parece-me mais fácil mas não é o que pretendo, nem me parece que faça muito sentido. :)

Qualquer ajuda é muito bem vinda.
Obrigado.
Vanbru
Vanbru
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 13, 2004 17:33

Mensagempor Tretabyte » Quarta Out 13, 2004 20:23

Boas,
resume-se a uma simples pergunta/resposta.
Sabes de linux? nao, entao esquece, pois as coisas nao sao assim tao lineares quanto isso, é verdade que se tiveres o servidor montado em linux as coisas sao bem mais seguras e funcionais mas visto que proprio admites que es muito novato em linux convem pelo menos inicialmente ires testando atraves de VMWare ou semelhantes pois tens muito que descascar.
tens de configurar proxys, firewalls, NAT's

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor net_shark » Domingo Out 17, 2004 11:23

Bem, se tiveres algum tempo livre...le o linux firewall howto.

É o melhor sitio para comecar se quiseres montar o linux server.

O ICS nao tem nada de interdependente com isso. Apenas faz algumas das coisas que a firewall de linux, mas em windows, nomeadamente:

Uma versao simplificada de firewall para permitir que outros pcs acedam á net por esse.
um dhcp server para atribuir enderecos a esses pcs.
um dns server para lhes servir nomes.

Ainda assim para newbies em linux estas 3 coisas nao sao triviais.

Se queres o sistema facilmente e rapidamente up, entao escolhe o ics. Perdes em eficiencia, funcionalidades e desempenhos, mas nao ganhas dores de cabeca.

Se queres perder tempo num curso rapido de redes e fws em linux, entao le o howto acima indicado e o net-howto. Sao excelentes pontos de partida para montares a fw em linux.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor Vanbru » Domingo Out 17, 2004 11:48

Obrigado net_shark.

Entretanto, e com alguma leitura e umas dicas aqui e ali, já tenho a box Win a falar alegremente com a Linux e vice-versa, mas acontece-me uma coisa curiosa, na máquina Win tenho acesso aos serviços mais comuns como o e-mail, até mesmo o Trillian (ICQ, MSN, etc) e FTP em passivo, mas não tenho acesso HTTP.

Deve ser alguma regra mal definida. Tenho de ler mais. :-)

Como dizes, com o ICS teria a vida mais facilitada, mas tendo nascido ignorante, viveria ignorante e morreria ignorante. Apesar das dores de cabeça e de uma filosofia de operação diferente à que estou habituado (MS), com algumas ajudas aqui e ali e teimosia a coisa aprende-se. O que é preciso é não levar baldes de água fria quando se tenta aprender.
Vanbru
Vanbru
Novato
Novato

Mensagempor ghost_matrix » Domingo Out 17, 2004 13:49

Vanbru
se nao percebes mto de Linux sempre podes ir po WiN Server 2003, se bem ke é mais pesado.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Vanbru » Domingo Out 17, 2004 18:17

Ghost_matrix, não dá... com o Win 2003 a máquina não se aguentava. É suposto ser uma máquina silenciosa por isso tenho o cpu em underclock para funcionar a apenas 500Mhz. Enquanto que o Linux se porta lindamente, o Win não seria uma boa experiência.

E assim sempre me obrigo a aprender Linux de uma vez por todas. :)
Vanbru
Vanbru
Novato
Novato

Mensagempor ghost_matrix » Domingo Out 17, 2004 18:30

Vanbru lol se tiver em default clocks faz mais barulho ?! faz assim, esse P3 é socket 370 ? se for compra uma Cooler pa AMD socket A (XP) silencioso poe-lhe.
Olha ja agora axo ke se isso é pa partilhar internet convem ser um pouco mais rapido ke esse.
Editado pela última vez por ghost_matrix em Domingo Out 17, 2004 19:32, num total de 1 vez.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Vanbru » Domingo Out 17, 2004 18:35

Não é isso. É um AMD XP que se estiver nos settings por defeito precisa de um cooler decente para o arrefecer. Descendo o multiplicador gera menos calor e assim posso ter o cooler com um reostato a rodar mais devagar e daí mais silencioso.

Como não tenho muito espaço na caixa não lhe posso meter um cooler grande, que seria uma boa solução.
Vanbru
Vanbru
Novato
Novato

Mensagempor metralha761 » Segunda Out 18, 2004 10:00

Muda a fan, nao sei kal é a medida, mas podes tentar adaptar uma noisebloker, a de 80 mm s2, podes encontrar na aquapc, é mt silenciosa, tens de 13 dba até aos 27 dba e com um bom fluxo vs dba ;)
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes