por Kayn » Quinta Nov 04, 2004 1:46
tem cuidado com essas temps... no caso do meu prescott 3,0E a temp limite max é de 69 graus. essa tua de 68 parece me perigosamente alta, principalmente pk pode tar mesmo a passar dos 69, ja ke os sensores nao exactos.
depois, a treta é sempre a mesma:
1- Saka o dissipador fora e ve como é ke esta o contacto entre o dissipador e o proc. Ja vi TANTA asneira neste simples passo ke ja n consigo ficar admirado com nada. Basicamente verifica pela existencia de pasta termica entre o dissipador e o proc. Se nao tiveres nada, METE! RAPIDO! até é crime ter um pc sem pasta termica. Se tiveres um adsivo termico em vez de pasta (uma cena preta) tira-o e mete pasta. O adsivo é, de longe, bem mais ineficiente ke a pasta mais reles.
Aproveita e mete pasta de jeito, a base de prata, tipo artic silver 5 (cuidado ke esta tem uma ligeira capacitancia. tenta nao encostar disto aos circuitos) a pasta de silicone normal branca da pos gastos e nao é condutora, mas a silver é melhor.
2- Se mesmo assim tiveres com problemas de temp, considera abrir a caixa pra ja. Ve se tens melhorias significativas nas temps com a caixa aberta. se sim, ta respondido, precisas de melhorar o airflow ai dentro:
- usa ventoinhas o maior possiveis, tipo 120' se puderes (maior airflow por menos rpm = menos barulho)
- eu gosto da configuracao de 1 ventoinha de lado a apontar pra grafica/nbridge e outra atras a extrair. ventoinhas a frente em baixo sao simplesmente inuteis se tiveres nessa zona um dissipador de disco como eu.
3- mesmo assim inda tens problemas de akecimento no processador, ou simplesmente axas ke podias tar a fazer melhores temps. troca o dissipador do processador. os melhores sao, sem muitas duvidas, o Zalman CNPS7000B-Cu ou um ThermalRight XP120 com uma fan silenciosa de 120' (uma Noiseblocker p exemplo). Sao ambos dissipadores MUITO calados.
4- Por esta altura tens ke ter temps decentes no pc. Se inda nao tens, re-verifica tudo de novo. Se axas ke ta tudo direito, tenta flashar a BIOS da board. principalmente com as ASUS, as temps, as vezes sao mal comunicadas e é o suficiente pra veres ai temps perigosas.
5- Se aki inda tens temps altas, xegou a altura de fazer uma decisao: ou cagar po assunto e deixar andar (o ke a maioria faz) ou entrar na paranoia. se vais po 2o caso, compra qq coisa ke te permita medir temps. um termometero de precisao ou mete sensores extra, o mais proximo possivel das fontes de calor.
6- se ainda assim tens problemas de temp, deita-o ao lixo e compra outro. ou podes doa-lo a uma central termoelectrica. ouvi dizer ke tao a precisar de calor pra fazer enegia. isso ou water cooling. mais vale...
Como auxiliar pra ver as temps todas é o speedfan. muito bom, mto leve, e fica sempre na tray a dizer a temp de qq cposa meste pais inteiro. qto tens o proc.