O meu P4 3.2 prescott ta a arder!!!será normal?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

O meu P4 3.2 prescott ta a arder!!!será normal?

Mensagempor eduardo_16 » Quarta Nov 03, 2004 22:58

pexoal :? ...tenhu um p4 3.2 prescott e kd veju atravez du asus prob as temperaturas fiko um bocado impressionado...
por exemplo...
kuando tou a jogar xega a 68º!!!!!!
e normal ta a 51, 52º...
sera da grafica??? 9600XT 256mb...
ou do k e k sera?
e normal??
ajudem me :wink:

bgd
eduardo_16
Novato
Novato

Registado: Quinta Ago 05, 2004 22:25

Mensagempor AddIcTeD » Quarta Nov 03, 2004 23:09

se tens o cooler de origem e n tens pasta térmica é normal k tenhas essas temperaturas, e já agora, n te fies nas temps das asus, o teu processador é capaz de tar pelo menos 5ºc mais quente que isso.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Nov 03, 2004 23:36

tipo asus probe... ve mas é as temps no MBM 5.
As temps tao altas, mas é normal isso aquecer afinal é um prescott
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Tretabyte » Quarta Nov 03, 2004 23:41

Boas,
os prescott ja aquecem acima do normal por natureza propria deles mas tb podes ter um problema de air flow na tua caixa.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor AddIcTeD » Quarta Nov 03, 2004 23:42

as teperaturas medidas pelo probe, e pelo mbm no meu são iguais, por isso o exesso de temp n vem dai, e o exesso de temp nos prescott é normal, mas tanto assim tb n, especialmente numa asus.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Mensagempor ozzy » Quinta Nov 04, 2004 0:27

É normal essa temps! o nucleo Prescott foi o maior erro da Intel!! melhor uma soluçao de recurso!! tanto k eles vao abandonar a arquitectura P4!
esta ultima versao Prescott precisa de um bom e enorme dissipador diga-se para trabalhar a temperaturas decentes! A Intel até reviu o socket e prometeu um melhor funcionamento mas parece k continua tudo na mesma!!
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor Eddie » Quinta Nov 04, 2004 1:39

Eu não acho essas temperaturas nada normais, o meu P4 está com uma temperatura de 34ºC em condições normais, e sobe +/- 10ºC quando estou a jogar, para alem disso está com um Oc. 3.00MHz :arrow: 3.52MHz. Temperaturas medidas com o "MBM 5".
Tens o cooler de origem?
Vê a pasta térmica.
Diz-nos lá a quanto é que tens o Vcore?

Fiquem bem. 8)
->DFI Lanparty DK P35-T2RS
->Intel Core2 Duo E8400@4005MHz + Thermalrigth XP-90C
->Western Digital Raptor 150GB
->Sapphire ATI Radeon HD4870 512MB GDDR5
->Team Group Xtream DDRII 800MHz@890MHz (2x1024MB)
->LC-Power Hyperion 700W Modular
Eddie
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 06, 2004 12:29

Mensagempor Kayn » Quinta Nov 04, 2004 1:46

tem cuidado com essas temps... no caso do meu prescott 3,0E a temp limite max é de 69 graus. essa tua de 68 parece me perigosamente alta, principalmente pk pode tar mesmo a passar dos 69, ja ke os sensores nao exactos.

depois, a treta é sempre a mesma:

1- Saka o dissipador fora e ve como é ke esta o contacto entre o dissipador e o proc. Ja vi TANTA asneira neste simples passo ke ja n consigo ficar admirado com nada. Basicamente verifica pela existencia de pasta termica entre o dissipador e o proc. Se nao tiveres nada, METE! RAPIDO! até é crime ter um pc sem pasta termica. Se tiveres um adsivo termico em vez de pasta (uma cena preta) tira-o e mete pasta. O adsivo é, de longe, bem mais ineficiente ke a pasta mais reles.
Aproveita e mete pasta de jeito, a base de prata, tipo artic silver 5 (cuidado ke esta tem uma ligeira capacitancia. tenta nao encostar disto aos circuitos) a pasta de silicone normal branca da pos gastos e nao é condutora, mas a silver é melhor.

2- Se mesmo assim tiveres com problemas de temp, considera abrir a caixa pra ja. Ve se tens melhorias significativas nas temps com a caixa aberta. se sim, ta respondido, precisas de melhorar o airflow ai dentro:

- usa ventoinhas o maior possiveis, tipo 120' se puderes (maior airflow por menos rpm = menos barulho)

- eu gosto da configuracao de 1 ventoinha de lado a apontar pra grafica/nbridge e outra atras a extrair. ventoinhas a frente em baixo sao simplesmente inuteis se tiveres nessa zona um dissipador de disco como eu.

3- mesmo assim inda tens problemas de akecimento no processador, ou simplesmente axas ke podias tar a fazer melhores temps. troca o dissipador do processador. os melhores sao, sem muitas duvidas, o Zalman CNPS7000B-Cu ou um ThermalRight XP120 com uma fan silenciosa de 120' (uma Noiseblocker p exemplo). Sao ambos dissipadores MUITO calados.

4- Por esta altura tens ke ter temps decentes no pc. Se inda nao tens, re-verifica tudo de novo. Se axas ke ta tudo direito, tenta flashar a BIOS da board. principalmente com as ASUS, as temps, as vezes sao mal comunicadas e é o suficiente pra veres ai temps perigosas.

5- Se aki inda tens temps altas, xegou a altura de fazer uma decisao: ou cagar po assunto e deixar andar (o ke a maioria faz) ou entrar na paranoia. se vais po 2o caso, compra qq coisa ke te permita medir temps. um termometero de precisao ou mete sensores extra, o mais proximo possivel das fontes de calor.

6- se ainda assim tens problemas de temp, deita-o ao lixo e compra outro. ou podes doa-lo a uma central termoelectrica. ouvi dizer ke tao a precisar de calor pra fazer enegia. isso ou water cooling. mais vale...

Como auxiliar pra ver as temps todas é o speedfan. muito bom, mto leve, e fica sempre na tray a dizer a temp de qq cposa meste pais inteiro. qto tens o proc.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor AddIcTeD » Quinta Nov 04, 2004 14:22

o nucleo Prescott foi o maior erro da Intel!!

gostava que me explicasses isso, tá certo que aquecem muito, apesar de serem bons para oc, e que n chegam para os amd 64, mas dai a serem maus... eu tenho um e n tenho razão de queixa, para o dia-a-dia tá a 3600mhz sincrono com as memórias, e para teres uma noção do desempenho que isso me dá, faço 39 seg no super pi com este oc, sem dual channell.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Mensagempor eduardo_16 » Quinta Nov 04, 2004 21:41

Tipuh bgd por me rsp
onde e k eu poxo komprar pasta termica??
a minha caixa nao e muito ventilada!
mas tem uma ventoinha a refrigirar e outra a tirar ar....
Sera assim tao grave?
P4C800 E-Deluxe-P4 3.2 Prescott HT-GC ATI RAdeon 9600XT-Samsung SATA 120Gb-512Mb Kingstone
eduardo_16
Novato
Novato

Registado: Quinta Ago 05, 2004 22:25

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes