Desrespeito pelas Regras...

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor BENITO » Domingo Nov 07, 2004 22:44

Dark_Angel Escreveu:Vou dizer uma coisa que ja devia ter dito ha mais tempo.

O modo como se trata o assunto das lojas neste forum é simplesmente ridiculo.

Fora isso, regras são regras e são para cumprir.
Se em alguma ocasião não as cumpri foi involuntariamente e agradeço que mo digam.

Ja somos dois.
Parabens PORTUGAL
BENITO
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 01, 2004 1:21

Mensagempor Stu3s » Segunda Nov 08, 2004 21:38

Meus amigos como geralmente no nosso pais ou é 8 ou 80, nem pensar deixar colocar links para lojas e dizer que vamos esperar que as pessoas tenham o bom senso de analisar quando é pub gratuita e quando é um link util para a thread. Por isso é simplesmente proibido.

Outra coisa, nunca vi nenhuma loja que fabricasse material, por isso gostava que me dissessem pq é q tem de meter os links para as lojas? Procurem no google as paginas oficiais dos produtos ou entao enviam mensagens privadas com preços e etc ...
N custa assim tanto pois não? Demora + tempo eu sei mas é vida!
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor arkannis » Segunda Nov 08, 2004 22:03

duvido que existisse muita gente a fazer publicidade massiva e descarada a lojas. mandar mp e sempre uma boa opçao, mas nao e tao eficaz, por exemplo, ja vi muitos topicos a falarem de produtos baratissimos que ate me interessam e que alguem diz que mandou pm com a loja, isto e muito bonito, mas para quem esta a observar e tambem quer o link ja nao e tao giro.
digamos que nao e propriamente divertido andar a mandar mp's para toda a gente que esta interessada..... :roll:
e apenaas a minha opiniao, nao quero armar confusao :D
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor Stu3s » Segunda Nov 08, 2004 22:36

Nem vais ... mas para mim continuará a ser proibido!
Para bem de umas coisas mal das outras!

Muito antes de apareceres aqui no forum (alias a maioria dos users n estava cá nessas alturas) os links eram permitidos, e via threads com as melhores lojas de Lisboa, arrifana, são joão do estroçolho e mamodeiro!

Provavelmente ja leste decretos de lei certo? Nunca ficaste a ler 5 vezes a mesma coisa pq n percebias o objectivo daquilo? Tipo q raio de linguagem mais fanhosa e complexa.. mas tem de ser assim n dar alvo a segundas interpretações, inda se lembram da polémica no parlamento por causa de uma virgula?

Neste caso como n se consegue definir em regras as possiveis excepções que se poderiam permitor no que respeita a referencias a entidades comercais, entao é melhor proibir tudo para n criar problemas. N me venham dizer que o bom senso resolvia pq é claro que não! Isso é a sociedade utópica :)
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor BENITO » Segunda Nov 08, 2004 22:58

Eu sou do tempo em que era permitido e salvo muito raras situaçoes nao exestia esse abuso, a tal publicidade gratuita. Exestia sim uma grande entre ajuda na dificuldade de achar certos artigos, na dificuldade de achar certos artigos a bons preços, boas promoçoes, uma boa loja ao pe de casa ..... .
Falas que é probido mas as regras nao é isso que dizem. S pk eu n considero a referencia a uma loja publicidade mas s uma referencia informativa.

"A regra de ouro é que não é permitida publicidade, são permitidas referências consideradas mais como "informativas" para os visitantes, que publicitárias."

Concluindo é daquelas regras que n fazem grande sentido a meu ver so servem para gerar confusao.
Parabens PORTUGAL
BENITO
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 01, 2004 1:21

Mensagempor Stu3s » Segunda Nov 08, 2004 23:13

Entendes a regra assim pq te da jeito, ou seja compreendes a regra conforme os teus interesses. O que neste momento estamos a fazer é apagar todos os links para lojas nacionais (pelo menos, eu faço isso a moderação tb n é 100% rigida e confesso q n ligo mt as lojas estrangeiras) e talvez por isso tenhas razão. Tv as regras mudem para é proibido qq referencia entidade comercial e ponto final

Falas em promoções e bons preços? Se continuares a ler as regras vais ver q isso já lá está contemplado.

Mas entao gostava que me desses um exemplo em q a referencia à entidade comercial seria necessária e n vá contra as regras q já estão escritas e dificilmente serão alteradas.

Perguntas do tipo : Onde posso comprar n sei o que? São resolvidas com um click no google.

Tenho 1€ para comprar um placa! Mensagem privada

Quando se quer colocar as especificações do mat ou uma foto - links oficiais ou outros url que n de lojas.

Boa promoção - Toda a gente gosta de saber, mas como é q eu sei q tu n estás a ligado à loja? E é o melhor preço do país? Aqui n há excepção q lhe valha ... tem mesmo de ser tudo proibido.
N seria justo eu deixar-te fazer referencia ao preço de um produto e dps proibir o dono de uma loja qq em o fazer. Assim n havia qq rigor e isso ia facilmente descambar em problemas.

etc .....

Diz lá um exemplo, pode haver algo q n esteja nas regras e nos estejamos a ser injustos.
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor Dark_Angel » Terça Nov 09, 2004 2:00

Falas em utopia, mas tu e q tas a ser utopico!!

Sabes que tentar censurar seja o que for NUNCA deu resultado?? Se as pessoas puserem "vai a uma loja q comeca com F e acaba em C e tem NA no meio" como se ve as carradas pelo forum fora vais apagar tudo?

Ou F**C?

Ou V***S?

Ou C***7?

E sto acontece na cara de toda a gente, e toda a gente percebe o conteudo. Se e uma regra para fazer vista....mais vale nao existir.

Dizes que por as pessoas serem 8 ou 80, tem de se proibir tudo.
Isso e ser utopico. Isso e que e tentar o impossivel.

Ja viste se fizesses isso tudo no dia a dia? Nao fazias nada, mas nada mesmo, porque ha sempre alguem que pisa o risco.
Para isso existem leis e regras e alguem para as fazer cumprir, para que por uns nao paguem todos.

Aplicando isso ao mundo real, como a maior parte dos portugueses infringe o Codigo da Estrada, simplesmente tornava-se proibido circular de automovel.
Pronto.
E assim em vez de a policia andar a apanhar que os transgessores, andam a patrulhar estradas vazias a impedir transgessores e inocentes de circular.

As coisas nao funcionam assim. A historia esta cheia de exemplos, em que as pessoas arranjam metodos alternativos, fugas, manhas, tecnicas para evitarem a censura e as proibicoes.
E nisso a Internet tornou-se o exemplo maximo.

Para isso servem as regras, e as autoridades para as fazer cumprir.
E acima de tudo a instrucao, a educacao.... a prevencao.
Em vez de andarem a apagar topicos com interesse para a comunidade as dezenas, apagavam um ou outro la de vez em qd.

Dificil de ajuizar o que e passa e o que nao passa? Bom senso.
Muita gente nao tem, mas quem esta encarregado de zelar pelas regras do forum acho que nao tem falata disso...ou nao la estaria.
Qualquer pessoa com o minimo de bom senso consegue distinguir um caso de spam abusivo, de um simples "podes comprar isso na loja XPTO"

Isto sao coisas feitas sem interessa nenhum, a nao ser o sentido de comunidade e de partilha de informacao/ideias/conhecimentos.

Proibicoes sao impostas a toda gente, mas apenas os transgessores sao penalizados.
Aqui, como se acha dificil apanhar os transgessores, toda a gente e penalizada.

Facam o que quiserem e bem entenderem.
Houve em tempos uma votacao, e a maioria quis que nao houvessem proibicoes nenhumas.
A regra implementada foi a de proibir.

Em vez de se aproveitar uma situacao vantajosa em relacao a outros foruns, por este nao estar ligado a nenhuma loja e poder discutir os melhores pontos de venda, a melhor assistencia...os melhores precos..onde se encontram produtos raros....nao, decidiu-se irradicar qq informacao util a respeito disso.

Enfim, melhores dias virao...
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Kayn » Terça Nov 09, 2004 2:11

Dark_Angel para presidente! :)

axo ke ha regras e regras. essa de n se poder dizer nomes de lojas tem alguma razao de ser. mas tb é facilmente contornavel com uma PM, o que a torna um bocado inutil. por mim tanto faz. no meu ponto de vista, se ha regras com razao de ser, cumprem-se.

claro ke o codigo da estrada nao é abrangido, pk ha regras ridiculas. tipo akela de ter ke circular a 40 a hora numa estrada principal onde a velocidade minima a ke passam la carros é 70/80. isso associado ao facto de sermos portugueses em portugal e ser inato em cada um de nos a tendencia pro desvio/contorno da lei/regra, faz com ke a gente ignore mta coisa. linhas continuas numa recta de prai meio km, semaforos sem motivo a meio duma recta, sinais de estacionamento excessivos (proibido ultrapassar e 50 metros a seguir ja se pode, pra outros 50m a seguir ja n se poder), o durao barroso... enfim, coisas ridiculas que ja levavam uns updates pra melhor...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Stu3s » Terça Nov 09, 2004 9:38

Quem disse se apagamos isso?
Eu disse que apagamos os links directos para lojas, até porque achas mesmo q a gente lê todos os posts?

Mas sinceramente e sem ser ironico, n estamos a ser utopicos até pq tem resultado.
Fica a cabo do moderador decidir sobre se o link para certa loja é mesmo necessário, e eu digo.te muito sinceramente todos os q eu já apaguei e todos os que eu já vi apagados nunca eram "referências consideradas mais como "informativas" e necessárias como diz lá nas regras.
Sabes pq .... pq quase sempre existe possibilidade de n se colocar o links para a loja e expor a informação de outra forma q n viole as regras.
Eu disse estamos a apagar os links todos : Confesso q errei n tem de ser assim, mas a verdade é q é quase sempre assim.

No dia em q algum moderador apagar um link vosso e voces n concordaram exponham o problema ao Administrador e digam q n concordam com a moderação, ou entao vão falar com o moderador em causa e peçam explicações e dão razões.
Consultório moderador aberto 24 horas por dia : ivoneves@hardware.com.pt

A minha opinião como membro do forum é que n deve ser livre colocar links para lojas sem mais nem menos a n ser que seja estritamente necessário, nem realizar qq tipo de promoção, pub, vendas e compras, etc ...
Andamos aqui à mais de 2 anos, sempre a crescer e n me parece necessário começar a permitor esse tipo de coisas q falas para continuar a crescer.

Como eu disse e retipo, e volto a repetir um milhão de vezes se for preciso, n me fales em bom senso sff! Sabes a quantidade de titulos de tópicos q eu edito todos os dias? Achas que meter um titulo como deve de ser custa muito? N achas importante que o titulo seja minimanente informativo sobre o assunto do tópico? Se algum dia precises de procurar uma cena qq e aquilo tiver um título rídiculo como mts q vejo será muito mais dificil? N achas q aqui deveria funcionar apenas o bom senso e n era preciso andar um moderador na "caça dos títulos" como eu já vi gente a dizer?

Se n concordas com as regras, escreve para o administrador ou entao abre (mais um) tópico sobre isto para discussão.
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor metralha761 » Terça Nov 09, 2004 10:35

Eu ainda era do tempo em k metia-se links do preço dos produtos tipo www.lojadeportugal.pt/produto=xpto&preco=221 .

Até chegou a existir um topico pa postarem as lojas k conhecem, procurem k ainda deve existir.

Uma coisa é verdade, eu nao paguei pa tar aqui, nem pago :P , por isso temos de sujeitar ás regras do administrador. Se lhe der na telha até pode me expulsar daqui sem dar justificação e eu nao pio e vou embora.

PS: Onde anda o alfatek? ele devia dar uma palavrinha ao povo :P
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Speed Dragon » Terça Nov 09, 2004 11:20

Hum, então pelo que tive a ler, podemos em vez de dizer www.lojadeportugal.com dizer Loja de Portugal ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor metralha761 » Terça Nov 09, 2004 11:47

Tenta, se fores moderado ja ficas a saber k nao lol.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor arkannis » Terça Nov 09, 2004 11:51

Speed Dragon Escreveu:Hum, então pelo que tive a ler, podemos em vez de dizer www.lojadeportugal.com dizer Loja de Portugal ?

eu tambem percebi isso. parece que afinal as regras nao sao assim tao rigidas em relaçao as lojas como eu pensava.
entao, pode-se dizer o nome mas nao se pode por o link... ja parece melhor
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor Dark_Angel » Terça Nov 09, 2004 14:56

Stu3s Escreveu:Mas sinceramente e sem ser ironico, n estamos a ser utopicos até pq tem resultado.

Qu resultados e que tem havido?
O que è para ti ser bem sucedido neste caso?
Evitar que haja spam no forum por parte de alguem com interesses numa loja?
Isso pode ser conseguido sem as regras actuais.
Com a politica actual tens sido bem sucedido, mas a que custo? Quantas boas dicas de precos e produtos foram apagados?

Stu3s Escreveu:Sabes pq .... pq quase sempre existe possibilidade de n se colocar o links para a loja e expor a informação de outra forma q n viole as regras.

Claro, em vez de se por um link para www.fnac.pt/blabla, diz-se "vai ao site da F**C e procura".
Isto já é permitido...
Qual é a diferença? É isto que evita o spam/pubabusivo?

Stu3s Escreveu:No dia em q algum moderador apagar um link vosso e voces n concordaram exponham o problema ao Administrador e digam q n concordam com a moderação, ou entao vão falar com o moderador em causa e peçam explicações e dão razões.
Consultório moderador aberto 24 horas por dia : ivoneves@hardware.com.pt

Stu3s Escreveu:Se n concordas com as regras, escreve para o administrador ou entao abre (mais um) tópico sobre isto para discussão.

Ja falei com o alfatek, nao por um caso em concreto, mas porque acho absurdo ter uma regra rigida e depois um forum cheio de "F**C" e "loja da agua", "Chip(entre 6 e 8 )" e afins
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Stu3s » Terça Nov 09, 2004 17:28

N sei se já tou a falar de mais, mas os links n nos passam despercebido, enquando os nomes das lojas so se forem lidos todos os tópicos.

No entanto se algum moderador achar que o nome da loja é despropositado (mesmo sem link) tem o direito de o apagar se vioar as regras ... eu n tou a dizer q se pode por sempre.
O que acontece é q muitas vezes são deixados passar em claro depropósito.

As regras estão lá, quem as aplica é q tem de achar se modera ou não. É muito simples.
Sempre q acharem q meter um link é util para o thread metam, dps nos opinamos sobre isso.

Inda ontem me chamaram à atenção para uma série de links que eu achava q n violavam as regras e por isso n moderei, outro moderador pode achar o contrário.

De qq forma se alguem abrir uma thread a perguntar onde é q posso comprar n sei o que, provavelmente so se irá responder se for com links. Entre fazer um post e mardar MP é igual. Se alguem quiser fazer a mesma pergunta, aí tv fosse boa ideia deixar meter links, mas como é proibido ... paciência abre uma thread igual nem q seja logo por baixo.

Falas-te antes em q a maioria estava a pagar por uma minoria q iria utilizar a permissão de meter links para seu beneficio próprio. Pah geralmente as coisas só funcionam qd temos 1 peso e 1 medida.

Por exemplo eu quero saber se a 6800GT é boa e onde posso comprar por um bom preço- Tu propões um site (e eu até sei q n tens nada a haver com a loja) e até tem um preço fixe. Achas q eu ou alguem moderador teria autoridade de moderar o dono de uma loja em meter o seu link mesmo sabendo q tinha um preço de mer** quando comprado com outras lojas?
Eu acho q seria dificil a nos mod e adm lidar com essa situação e essas pessoas tinham o direito de se queixaram.

Eu continuo a achar (acho q ja me estou a repetir demasiado) q infelizmente a solução mais eficaz é esta por muitos contras q pode trazer.
Os resultados? Zero publicidade e provavelmente Zero links ditos informativos .... paciência.

Por exemplo nos meus guias (esta para sair um agora) eu forneço os links das lojas em q me baseio a todos os que me pedirem ... mas n na thread de discussão do guia. E por exemplo neste caso o link seria mesmo a unica solução, seria tb considerado como informativo mas eu n acho correcto mete-los lá e até me dava menos trabalho do q andar a responder a mails.
Editado pela última vez por Stu3s em Terça Nov 09, 2004 18:02, num total de 1 vez.
Stu3s
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes