Compatibilidade da P4G8X Deluxe com placas ATI

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Compatibilidade da P4G8X Deluxe com placas ATI

Mensagempor Kaipyra » Terça Mai 20, 2003 19:47

Achei muito estranho, procurei no site da Asus e não encontrei nada.
Um amigo do meu irmão foi comprar um computador com esta mobo e com um placa Gráfica ATI Radeon 9700 pro. Tudo bem, grandes preços até lhe dizerem que os dois não eram compativeis, e aconselharam-lhe o topo de gama da nVidia que tinham disponível.

Acho isto muito estranho, mas realmente não encontrei nenhuma review que usassem uma gráfica da ATI? Alguém conhece a razão disto?

PS: Li agora a Sig do Mr_CyBeRdOc, que tem estes dois componentes. É triste o q as lojas fazem por não terem stock disponível! Garanto-vos que se houver uma lista de lojas online de pt, esta vai ser desmascarada!
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor SkyWalker » Terça Mai 20, 2003 19:52

Kaipyra,

Se procurares um bocadinho na net, vais ver vários sites que te indicam que existem bastantes queixas... mas também existem quem as tenham a funcionar.

Eu conheço várias casas que funcionam assim, que ao terem o mesmo problema (Por exemplo P4S8X e Ati Radeon 9700pro) preferiram desaconselhar essas combinações.

Só um ou dois exemplos

Problems with E7205 and Radeon 9700 Pro have been reported since last november.
The famous technical document from INTEL about this chipset relating the AGP problem , and saying that they didin´t solve that bug has been known since december-january.
I bought two mobos P4G8X in november, and I have the Radeon 9700 Pro. In January I sold them to people with GF4 Ti 4600-4200.
They are very happy.
For me it was a nightmare.
Maybe you have been a bit distracted , with all due respect.
It was very suspicious that INTEL didn´t build any motherboard with this chipset.
For now, I´ll wait and see if AGP 8X (Radeon, fast-writes...) and Canterwood don´t have any problem, no more expensive impulsive purchases

The latest hardware , always have a little of beta-testing process.
But the bug in E7205, and Radeon, where INTEL knows the problem, is something beyond of beta-testing.
In the last INTEL IPI (people who integrates Intel products)Conference , someone asked about this problem, and the guy from INTEL said the we would have to wait for Canterwood (?).
This remembers me the motherboards with 820 chipset and the MCH issue. Then , INTEL , first , made a little program to test if the motherboard was suffering the problem, and finally ,called back all the motherboards (INTEL branded), and made a refund to all integrators.
When I bought the P4G8X, the motherboard had all the features we were waiting for, but after few days , the solutions were to reduce the capabilities in order to work properly with the Radeon.
I know that the motherboard with the GF4 Ti 4600, worked like a dream, so everyone thought that ATI Radeon chip was faulty, then appeared the INTEL document .Finally the problem was evident but the don´t warn you about this neither the manufacturer web, nor the mobo box.
When you pay 250€ in a motherboard that doesn´t work with full theorical specs, it´s not a beta-testin process, it´s a...

Just My .5 €
Editado pela última vez por SkyWalker em Terça Mai 20, 2003 20:00, num total de 1 vez.
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Mensagempor Kaipyra » Terça Mai 20, 2003 19:57

Pois, mas já encontrei uma review com aquilo a funcar: http://www.hardocp.com/article.html?art=NDcwLDE=

Provavelmente basta um upgrade à BIOS... é um serviço que a loja devia prestar.

Mr_CyBeRdOc, gostaria que te pronunciasses...
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor SkyWalker » Terça Mai 20, 2003 20:02

Não é bem bem um upgrade à bios... aliás se reveres a minha resposta estão lá duas citações (Do asusboards.com) e eu também já tinha ouvido isso cá em PT.
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kaipyra » Terça Mai 20, 2003 20:13

Fui a esse site, e usei a tua search ;-) (ainda lá estava), e encontrei o seguinte:

Couple of points - the p4G8X and Radeon is not a problem. So long as you disable 'Fastwrites' in the control panel and lock the AGP to 66.66Mhz in the Bios.

Agora gostava que alguém me esclarecesse quais as implicações deste procedimento. Alguns têm q pôr AGP 4X, mas outros funcam a 8X... mesmo q só dê a 4X a diferença num é significativa.

E querem vender ao jovem uma GF4 4800

Fonte: http://www.abxzone.com/forums/showthrea ... on+9700Pro
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor SkyWalker » Terça Mai 20, 2003 20:14

Provavelmente terá a ver com um problema na implementação do AGP 3.0.

1. tVAL(min) Timing Is Not Meeting AGP 3.0 Specification
Problem: During simulation studies, it was determined that the AGP signals were not meeting the tVAL(min) of 1ns.
Implication: AGP interface is susceptible to latching invalid data.
Workaround: Minimum trace lengths for the AGP common clock and source synchronous signals have increased to offset this timing violation. Refer to latest platform design guide.
Status: No fix planned for this erratum. Issue resolved by board workaround.
2. AGP Prefetch Cache Must Be Disabled
Problem: System hangs can occur during AGP transactions when the AGP Prefetcher is enabled.
Implication: System hang.
Workaround: Disable AGP Prefetch Cache by clearing bit 0 of AGP Miscellaneous Register (Device 1 Function 0 Offset A0-A3h).
Status: No fix planned for this erratum. System performance is not affected by this erratum.

Esta citação é de um documento da INTEL...

Intel® E7205 Chipset Memory Controller Hub (MCH) Specification Update (está em formato PDF)
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Stu3s » Terça Mai 20, 2003 20:16

Tive a discutir aqui a dias com alguem, acho q até foi ctg skywalker, sobre a compatibilidade da sis 655 e da 9700pro. Pediste-me "provas" eu n as consegui arranjar, pq estava a falar de um modo empirico, mas de qq maneira inda n vi ng com estes 2 componentes a funcionar.

Quanto aos problemas entre a granite bay e as placas Ati (sim n são so as 9700pro) já são antigos.
Eis algumas possiveis soluções para essa problema de malta q já passou por isso:
http://www.hardwareanalysis.com/content/topic/5402/
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Kaipyra » Terça Mai 20, 2003 20:17

Bem, já disse ao miudo pa mostrar isso aos gajos da loja. Retiro o que disse acerca da má fé da loja, eles tb num podem fazer tudo. De qualquer maneira, espero que façam isto ao jovem.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor SkyWalker » Terça Mai 20, 2003 20:18

Ai só terás que exigir. Dizes que simplesmente queres essa placa e que tens o direito de querer essa placa... Pela leitura do teu post eles não se recusaram, simplesmente disseram que tinham conhecimento de problemas e não aconselhavam a combinação...

Atenção, não sei onde foi nem quero saber... simplesmente já trabalhei nessa área e sei bem como é que às vezes os problemas surgem... nem toda a gente tem pachorra ( :lol: ). Sabes como é...
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SkyWalker » Terça Mai 20, 2003 20:19

Okeijo. Penso que é a atitude a tomar...

Isto mais pareceu uma sessão de IRC... COM UM LAG DO TAMANHO DE UMA CASA 8O ...
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Mai 20, 2003 20:37

Desculpem não me ter prenunciado mais cedo, mas vcs são muito rápidos para mim ... lol ... só cheguei a casa agora ao fim da tarde ....
Bem eu nunca tive probs com a gráfica e com o processador/chipset ... talvez por ter um pouco a mania de ter sempre tudo actualizado desde BIOS até drivers da placa de som, gráfica, rato etc ... MAS já quando se tinha falado nisto aqui à uns tempos, fiquei a pensar no que tinha acontecido antes ainda de ter o pc novo, foi o seguinte: já estava td pronto (pc montado etc...) quando os tipos me telefonaram a dizer que ao experimentarem a gráfica esta estava com graves probs e que tinha ido de novo para o fabricante para vir uma nova .... bem até pode não ter nada a haver, mas talvez este problema tenha sido detectado por parte da loja que me vendeu o pc e sem conhecimento da situação tenham feito o mais esperado: reclamar ao fornecedor ... no entanto certezas não tenha, a não ser que por aqui está td operacional e não verifica qualquer problema/incompatibilidade com o sistema !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Asdrubal_psicóide » Quarta Mai 21, 2003 17:31

Stu3s Escreveu:Tive a discutir aqui a dias com alguem, acho q até foi ctg skywalker, sobre a compatibilidade da sis 655 e da 9700pro. Pediste-me "provas" eu n as consegui arranjar, pq estava a falar de um modo empirico, mas de qq maneira inda n vi ng com estes 2 componentes a funcionar.

Eu consegui, com uma emprestada na minha board, uma MSI 655 MAX. Fast Writes e AGP8x activado. Funciona bem, mas há realmente um truque: de acordo com os senhores da ATI, esta placa come bem a sinalização com mais 0.1-0.2V no AGP sem problemas e recomendam que a tal se recorra se houver bronca - e foi o que tive de fazer.

Catalyst 3.4 + Última BIOS (a MSI ainda só tem 1 para a board) +
wrapper AGP SiS 1.15 (talvez isto também faça alguma diferença).

Quanto ao AGP, tive de adicionar 0.2V (1.15V->1.17V) para que ela ficasse estável - depois fiz bmark com uma sessão intensiva de 2 dias de 3DMark2003 alternada com Quake Timedemo e System Stability test em modo de teste de temperatura - sem problemas.

Antes disto, em modo standard ela tinha uns freezes estranhos quando se puxava a sério por ela.
Editado pela última vez por Asdrubal_psicóide em Quarta Mai 21, 2003 18:11, num total de 1 vez.
[ASUS P4C800 Deluxe] [PIVC 2.8Ghz] [PowerColor ATI Radeon 9800 128] [512MB@C2-522/2xDIMM PC3500 GeIL] [2xIBM Ultrastar 18GB 10Krpm U160 SCSI RAID 0 + Maxtor D740x 40GB] [Pioneer DVD A116] [Teac 532s] [Liteon combo 48/24/48] [Powered by GNU/Linux]
Asdrubal_psicóide
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mai 02, 2003 16:22

Mensagempor Kaipyra » Quarta Mai 21, 2003 18:03

Obrigado! Já aconselhei, como disse, ao miudo pa pedir a Radeon e disse-lhe para mostrar aos técnicos alguns links q aqui foram postados.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Asdrubal_psicóide » Quarta Mai 21, 2003 23:16

O problema de alguns integradores é a falta de paciência para testar e/ou validar configurações. Eles estão-se muitas vezes nas tintas e basta um rumor para os "convencer" de que se os componentes A e B não funcionam será de evitar vendê-los em conjunto - é a lei do menor esforço.

Enfim...

--A_p
[ASUS P4C800 Deluxe] [PIVC 2.8Ghz] [PowerColor ATI Radeon 9800 128] [512MB@C2-522/2xDIMM PC3500 GeIL] [2xIBM Ultrastar 18GB 10Krpm U160 SCSI RAID 0 + Maxtor D740x 40GB] [Pioneer DVD A116] [Teac 532s] [Liteon combo 48/24/48] [Powered by GNU/Linux]
Asdrubal_psicóide
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mai 02, 2003 16:22

Mensagempor Sr. Arquitecto » Quarta Mai 21, 2003 23:29

Asdrubal_psicóide Escreveu:O problema de alguns integradores é a falta de paciência para testar e/ou validar configurações. Eles estão-se muitas vezes nas tintas e basta um rumor para os "convencer" de que se os componentes A e B não funcionam será de evitar vendê-los em conjunto - é a lei do menor esforço.

Enfim...

--A_p

Isso faz-me lembrar os caramelos que desaconselham motherboards Asus "porque só dão problemas", e depois quando vamos a ver têm o hábito de por e tirar placas PCI/AGP e memória em 'hotplug' :-) Tás a ver de quem estou a falar? :-)
Sr. Arquitecto: Purgando a escumalha do HCP desde 2003!
Sr. Arquitecto
Novato
Novato

Registado: Sexta Mai 02, 2003 22:14

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante