Conselhos para quem vai instalar o SP2 do Windows XP

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Conselhos para quem vai instalar o SP2 do Windows XP

Mensagempor Dr » Segunda Nov 15, 2004 2:47

Decidi abrir um tópico novo em vez de usar um dos milhares de tópicos existentes porque vejo muita gente com vários tipos de problemas após a instalação do Service Pack 2 do Windows XP e quero, com este, aconselhar quem o venha a fazer no futuro e tentar resolver de uma só vez vários problemas que têm sido colocados e distribuídos através de vários tópicos deste fórum.
Então vou começar.

O melhor conselho que tenho a dar para quem vai instalar o SP2 é o de formatar o computador e instalar o SP2 logo após a instalação do XP. Preferencialmente, anexar o SP2 a um cd de instalação e formatar/instalar o XP através desse cd considero ser a melhor forma de ter o XP actualizado.

Eu nunca tive problemas em nenhum computador onde já instalei o SP2, mas parece que surjem vários casos de gente que tem vários problemas, principalmente o de ficar sem internet.
Depois de andar a pesquisar na web problemas que as pessoas têm tido, fiquei a saber que muitos dos problemas que surgem se devem ao facto de haver spyware instalado na máquina dessas pessoas. Várias chaves de registo do windows são alteradas por este spyware e, após a instalação do SP2, elas deixam de funcionar por terem sido actualizadas.
Descobri que existe um programa para reparar o winsock do XP e que tem resolvido o problema de ficar sem internet em 75% dos casos. Este programa chama-se WinsockXPFix.exe, e podem fazer o download dele aqui.

Mas isto serve apenas a quem instalou e teve problemas. Para quem ainda não instalou e não quer formatar o HD, a melhor forma de evitar que surjam problemas após a instalação do mesmo é seguir estes 5 passos:
1 - Remover todo e qualquer spyware que possam ter instalado no PC. Recomendo o uso do Giant Antispyware para este efeito.
2 - Obviamente, certificarem-se que não têm virus no computador, usando um anti-virus qualquer, com as definições de vírus actualizadas.
3 - Procurar pelos drivers mais recentes para os componentes do computador e actualizá-los.
4 - Instalar patches para programas como o Nero, que é sabido que precisa de uma versão actual para conseguir gravar CDs/DVDs após a instalação do SP2.
5 - Embora ache que quase ninguém se preocupa com isto, aconselho vivamente a fazer um backup das coisas mais importantes que estiverem armazenadas na partição de sistema.

Nesta página têm uma lista de programas que não irão funcionar correctamente após a instalação do SP2. Para os fazer funcionar correctamente será preciso instalar os respectivos patches, caso estejam disponíveis.

Esta outra página, que é a "parent folder" da anterior, é um óptimo ponto de partida para a resolução de problemas que possam surgir após a instalação do SP2.

Finalmente, esta última foi uma das fontes de onde retirei toda esta informação que vos estou a passar. Aqui podem encontrar muitas informações sobre a instalação so SP2.

Espero que este tópico possa ajudar muita gente e, principalmente, que consiga evitar que surja um tópico novo todas as semanas a falar de problemas com o SP2.

Cumprimentos, ppl.

PS - Se algum dos moderadores achar que abrir um novo tópico para dizer isto tudo era perfeitamente escusado, pois poderia ter usado um dos muitos já abertos, sinta-se à vontade para agir da maneira que achar mais conveniente. Podem enviar-me uma PM para eu copiar este texto para outro tópico e assim poderem remover este à vontade, podem copiar o texto por mim se quiserem (isto não tem direitos de autor ;-)), ou simplesmente apagar sem avisos. Stay cool...
Editado pela última vez por Dr em Sábado Jan 22, 2005 23:21, num total de 3 vezes.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Onyros » Segunda Nov 15, 2004 10:44

Dr, óptimo tópico, excelentes referências. Por acaso não fui uma das pessoas que teve problemas ao instalar o SP2 (e já recebi o cd da Microsoft depois), mas também conheço bastante gente que teve problemas ao instalá-lo.

Só apanhei um susto quando depois de instalar o SP2 recebi uma mensagem de aviso ao tentar iniciar o Nero... que foi só um aviso, porque o Nero continua a funcionar perfeitamente (no meu caso) ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor dvpluribus » Segunda Nov 15, 2004 10:50

Dr tiveste muito bem ... PARABENS bom post...
Se repetes alguma coisa axo menos importante o k interessa é k vais ajudar secalhar milhares de pessoas kuando inda ninguem o tinha feito!

Força rapaz
dvpluribus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 27, 2004 11:49

Mensagempor NetSynnas » Segunda Nov 15, 2004 12:27

Um post à Dr.! :wink:

Candidato a sticky... :idea:
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor fredl » Segunda Nov 15, 2004 17:08

Dr
Optimo post, obrigado :)

fredl
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 30, 2004 17:57

Mensagempor Carlos_4 » Segunda Nov 15, 2004 18:55

subescrevo!!
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Mensagempor Tretabyte » Terça Nov 16, 2004 12:52

Boas,
NetSynnas Escreveu:Um post à Dr.! :wink:

Candidato a sticky... :idea:

apoiado!!

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dr » Terça Nov 16, 2004 17:17

Obviamente, não era mediatismo que estava à procura quando coloquei este tópico, mas não posso deixar de passar a oportunidade de vos agradecer pelos vossos replies :-)
A ideia é mesmo ajudar ;-)
Fiquem bem e obrigado mais uma vez.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lemon5pm » Quarta Nov 17, 2004 0:16

Bem, já instalei diversas vezes o SP2, e nunca me deu nenhum problema, em diversas máquinas!
essa de instalar o XP, não compreendo...
Fiz o Windows Up date, tudo bem em diversas maquinas ,desktop, e laptop, e problemas Nenhum...
Tudo na vida pode dar problemas, por vezes até a própria vida...
Enfim, instalar o XP de novo, para o SP2, essa MIM não EnTenDeR! 8O
(lemon5pm)
lemon5pm
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 23, 2004 17:51

Mensagempor Dr » Quarta Nov 17, 2004 12:16

Bom, na verdade, lemon5pm, comigo também nunca deu problemas. Instalei o SP2 em 4 computadores diferentes (3 desktops e um notebook) e funcionou sempre tudo às mil maravilhas.
Mas os problemas têm surgido, e uma pesquisa rápida nesta secção mostra como este facto é verdade.
Ao aconselhar para formatar o hd e instalar o XP do zero, eu dei uma opinião meio pessoal, pois considero que é a melhor forma de minimizar as possibilidades de surgirem erros após a instalação do SP2, e passo a explicar porquê:
Pelo que fui lendo, a maioria dos problemas que surgem com a instalação do SP2 devem-se a spyware instalado no computador ou vírus. Instalando o XP do zero, este risco quase que vai para nulo, pois é difícil manter spyware/vírus depois de formatar o HD (eu disse difícil, não impossível). Assim, o único problema que me vem à cabeça que poderia surgir seria drivers desactualizados, coisa fácil de corrigir.
Como podes calcular, cada um é livre de fazer o que quiser. Apenas considero que o SP2 é uma actualização de segurança muito importante e daí ter-me ocorrido criar este tópico para que os users deste fórum estejam com os seus computadores mais seguros e conseguirem ter algumas referências caso surjam erros após a instalação deste pack.
Agora a maneira como o vão fazer fica ao próprio critério: se formatar ou apenas instalar em cima.
Caso se decidam pela segunda e surjam erros após a instalação, já têm aqui um ponto de partida para a resolução dos seus problemas.
Quem quiser adicionar links ou comentários que possam acrescentar algo de elucidativo sobre o SP2 é muito bem-vindo.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 18, 2004 1:26

Boas,
eu ja instalei N maquinas com o SP2 e nunca mas nunca tive problemas no entando no sitio onde trabalho todos os dias vejo casos de problemas com o SP2, problemas com o SP2 sao originados em AETC aka Azelha Entre Teclado e Cadeira.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor lemon5pm » Quinta Nov 18, 2004 3:32

Bem, eu Spyware,worms, e porcaria dessa tento,evito,mexo nas máquinas para trabalhar!
tenho firewall, ad adware,spybot, e tudo corre bem...
Nos meus sistemas não entram Pear to Pear, Kazaa, e e-mule e porcaria dessa, trabalho limpo!
Programas comprados em caixa, registados, e tudo Clean...
Quem brinca com o lume queima-se...
Até para vêr os mails, vou ao servidor, não importo nada para o sistema, entendido...
Se quero um filme, alugo, ou vejo na TV Cabo...
O pessoal, gosta de instalar programas cheios de spyware e virus, depois começam a pagar caro os filmes k sacam da net...
É o k penso...
1abraço.com
(lemon5pm)
lemon5pm
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 23, 2004 17:51

Mensagempor NetSynnas » Quinta Nov 18, 2004 10:37

lemon5pm Escreveu:Nos meus sistemas não entram Pear to Pear, Kazaa, e e-mule e porcaria dessa, trabalho limpo!
Programas comprados em caixa, registados, e tudo Clean...
Quem brinca com o lume queima-se...
Até para vêr os mails, vou ao servidor, não importo nada para o sistema, entendido...
Se quero um filme, alugo, ou vejo na TV Cabo...
O pessoal, gosta de instalar programas cheios de spyware e virus, depois começam a pagar caro os filmes k sacam da net...
É o k penso...
1abraço.com

Bom, fico contente por saber que a crise não ataca todos... :roll:
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor PapaGigas » Sexta Nov 19, 2004 1:59

Boas..

Parabens.. optimo post Dr.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Dark_Harry_ » Sexta Nov 19, 2004 18:57

bem esto post e muito bom devia ser inamonivel! ;)
AMD 64 3500+@2,5 | DFI Lanparty Ultra D | 2 GB GSKILL ZX DDR400 | WD 320GB SATA2 | Asus 7600 GT
Imagem
Dark_Harry_
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Abr 30, 2004 22:36

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes