Então vou começar.
O melhor conselho que tenho a dar para quem vai instalar o SP2 é o de formatar o computador e instalar o SP2 logo após a instalação do XP. Preferencialmente, anexar o SP2 a um cd de instalação e formatar/instalar o XP através desse cd considero ser a melhor forma de ter o XP actualizado.
Eu nunca tive problemas em nenhum computador onde já instalei o SP2, mas parece que surjem vários casos de gente que tem vários problemas, principalmente o de ficar sem internet.
Depois de andar a pesquisar na web problemas que as pessoas têm tido, fiquei a saber que muitos dos problemas que surgem se devem ao facto de haver spyware instalado na máquina dessas pessoas. Várias chaves de registo do windows são alteradas por este spyware e, após a instalação do SP2, elas deixam de funcionar por terem sido actualizadas.
Descobri que existe um programa para reparar o winsock do XP e que tem resolvido o problema de ficar sem internet em 75% dos casos. Este programa chama-se WinsockXPFix.exe, e podem fazer o download dele aqui.
Mas isto serve apenas a quem instalou e teve problemas. Para quem ainda não instalou e não quer formatar o HD, a melhor forma de evitar que surjam problemas após a instalação do mesmo é seguir estes 5 passos:
1 - Remover todo e qualquer spyware que possam ter instalado no PC. Recomendo o uso do Giant Antispyware para este efeito.
2 - Obviamente, certificarem-se que não têm virus no computador, usando um anti-virus qualquer, com as definições de vírus actualizadas.
3 - Procurar pelos drivers mais recentes para os componentes do computador e actualizá-los.
4 - Instalar patches para programas como o Nero, que é sabido que precisa de uma versão actual para conseguir gravar CDs/DVDs após a instalação do SP2.
5 - Embora ache que quase ninguém se preocupa com isto, aconselho vivamente a fazer um backup das coisas mais importantes que estiverem armazenadas na partição de sistema.
Nesta página têm uma lista de programas que não irão funcionar correctamente após a instalação do SP2. Para os fazer funcionar correctamente será preciso instalar os respectivos patches, caso estejam disponíveis.
Esta outra página, que é a "parent folder" da anterior, é um óptimo ponto de partida para a resolução de problemas que possam surgir após a instalação do SP2.
Finalmente, esta última foi uma das fontes de onde retirei toda esta informação que vos estou a passar. Aqui podem encontrar muitas informações sobre a instalação so SP2.
Espero que este tópico possa ajudar muita gente e, principalmente, que consiga evitar que surja um tópico novo todas as semanas a falar de problemas com o SP2.
Cumprimentos, ppl.
PS - Se algum dos moderadores achar que abrir um novo tópico para dizer isto tudo era perfeitamente escusado, pois poderia ter usado um dos muitos já abertos, sinta-se à vontade para agir da maneira que achar mais conveniente. Podem enviar-me uma PM para eu copiar este texto para outro tópico e assim poderem remover este à vontade, podem copiar o texto por mim se quiserem (isto não tem direitos de autor