de facto o erro nao é dos mais esclarecedores. isso poderia ser da crack estar mal feita, mas nao é o caso ke ha imensa gente a jogar bem. tas a usar a patch? se sim, tas a meter a crack da patch (nao a crack original)? se sim, tenta o jogo sem a patch. parece ke da probs a mta gente. se nao for nenhum dos casos, a solucao é generica: eu tentava reinstalar o jogo, reinstalar/actualizar drivers da grafica, drivers de som e reinstalar directx. se calhar tb n era ma ideia correr um limpador de registo (registry mechanic é mto bom) e ate, porque nao

, desfragmentar o disco.
se tudo o resto falhar, a unica coisa ke me ocorre era meteres um windows fresco, pq isso parece-me problema de conflitos ou incompatibilidades.
------------
quanto a desinstalar o directx, pode ser um drama. das melhores maneiras seria restaurar o sistema para a data antes da instalacao dele. mas como com isso, tb iam uma camada de configuracoes a vida, tb se pode usar o DirectX 9 Uninstaller q se pode sakar daki:
http://www.3dcht4u.de/3dc/kfd53t5fes8z/ ... taller.zip
desinstalar o directX completamente, axo ke é impossivel, ke ele é mto integrado com o windows, por isso, o que este programa faz é restaurar o directx8.1 ke vem com o XP original, por isso é preciso o cd do windows. este pack vem com instrucoes. apesar de eu nunca o ter usado, parece ke funciona bem.